Gestão de serviços 6 minutos

6 formas de melhorar sua prestação de serviços de TI

TIFlux - 6 formas de melhorar sua prestação de serviços de TI
Ademir Vicente Machado Junior
7 de agosto de 2023

Compartilhe:

A prestação de serviços de TI requer a todo momento eficiência, excelência e otimização dos processos para oferecer qualidade, e consequentemente, a satisfação dos clientes. Por isso, é essencial que a empresa tenha estratégias de melhoria para manter o nível de desempenho da equipe elevado.

Neste artigo, listamos as 6 principais dicas para que você possa aplicar na sua equipe de prestadores de serviços de TI e,  assim, conquistar profissionais comprometidos e sucesso no negócio. Confira!

6  dicas para melhorar sua prestação de serviços de TI

Os prestadores de serviços de TI lidam com os mais diversos tipos de problemas como, por exemplo, conexão, servidores, wi-fi, hospedagens, hardwares e softwares. 

Por isso, é importante que a empresa mantenha a sua equipe alinhada, produtiva e proativa para executar as atividades com excelência e solucionar possíveis problemas com agilidade e eficiência.

A seguir, listamos 6 dicas fundamentais para empresas que desejam melhorar a prestação de serviços de TI e manter a equipe com um bom desempenho.

  1. Saber ensinar e reter talentos

Cada profissional de TI tem uma experiência e trajetória, e alguns, não possuem experiência prévia. Por isso, é importante ter uma abordagem adequada para cada membro da equipe. Investir nas pessoas e incentivá-las a alcançar seu potencial é benéfico e manter um conhecimento interno atualizado e compartilhado é essencial para reter talentos.

Retendo funcionários, especialmente aqueles que têm um relacionamento sólido com clientes, traz vantagens significativas para o negócio. Quando as pessoas precisam de serviços de TI, elas geralmente se lembram do técnico, não necessariamente da empresa.

  1. Não apressar a equipe durante o serviço

Quando a organização não gerencia adequadamente os fluxos, rotinas e processos, é comum que algumas tarefas sobrecarreguem um técnico específico. A pressão para concluir várias atividades com rapidez pode levar a serviços de baixa qualidade, o que resulta em retrabalho futuro ou insatisfação dos clientes.

É importante manter a equipe com um fluxo de trabalho adequado e não correr o risco de sobrecarregar alguns profissionais. Se for necessário, a empresa pode capacitar um colaborador que tenha um tempo menor de serviço para que ele possa assumir parte do trabalho. 

  1. Utilizar as ferramentas adequadas

Bons serviços estão ligados a processos eficientes e, por isso, é importante que a equipe tenha acesso a ferramentas estratégicas, como OODA e PDCA, que podem ajudar os profissionais a fazer escolhas mais assertivas e transformar a maneira como prestam serviços. 

Existem várias ferramentas de TI para todos os processos internos, desde a abertura de chamados até o acesso remoto, controle de contratos, fluxos de trabalho e comunicação interna. Com isso, basta que a empresa saiba incorporá-las à rotina diária da sua equipe. 

  1. Ter processos documentados

Quando a organização tem um contrato com um cliente que envolve diversas atividades, é fundamental que os profissionais estejam cientes de todas e saibam lidar com qualquer situação. Algumas equipes utilizam checklists, onde cada serviço listado no catálogo possui atividades específicas que devem ser concluídas para encerrar o chamado. 

Outras equipes trabalham com departamentos onde os chamados específicos precisam passar e ser revisados. Algumas combinam esses dois métodos. Embora possa parecer burocrático, essa abordagem evita muitos problemas e também demonstra um valor significativo aos consumidores.

  1. Escolher e aplicar uma metodologia

Existem várias metodologias para serviços de TI e prestação de serviços em geral. Algumas delas incorporam as dicas mencionadas anteriormente. Essas metodologias podem ser adaptadas e combinadas para melhor aproveitamento dos profissionais. Ágil e ITIL são duas das mais reconhecidas. 

Todas podem ser estudadas, aplicadas e ajustadas. O uso de uma metodologia garante organização e cooperação entre as áreas da empresa, além de serem bem documentadas. Além disso, também facilita o ensino aos novos membros da equipe.

  1. Valorizar os serviços de TI

Em todas as áreas e segmentos, é comum observar uma intensa concorrência baseada em preços, onde pequenos players tentam atrair clientes que poderiam ser melhor atendidos por outras empresas. 

Na Tiflux, valorizamos a importância do trabalho conjunto em uma organização e acreditamos que esse valor merece ser reconhecido financeiramente. Não reduza o valor dos seus serviços por causa da concorrência. Conheça o que você oferece e faça um trabalho de qualidade e, consequentemente, os clientes se aproximarão.

A importância de contar com a tecnologia de ponta

Um sistema de gestão de TI robusto e eficiente desempenha um papel fundamental no sucesso de qualquer organização. Ele permite que as empresas gerenciem e utilizem efetivamente seus recursos de TI para alcançar seus objetivos estratégicos. 

Além disso, ele é capaz de monitorar indicadores que garantem a eficiência operacional, auxilia na tomada de decisões estratégicas, identifica problemas, garante a conformidade regulatória e promove a melhoria contínua. 

É uma excelente vantagem competitiva investir nesse tipo de tecnologia de ponta, que contribui para o sucesso a longo prazo do negócio.

>> Gostou deste conteúdo e deseja melhorar o desempenho dos profissionais de tecnologia da informação da sua empresa? Baixe o nosso e-book sobre produtividade e saiba como transformar a performance dos profissionais de TI em números.

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.