Segurança da informação 7 minutos

Como garantir a segurança da informação nas empresas?

TIFlux - Como garantir a segurança da informação nas empresas?
Ademir Vicente Machado Junior
20 de julho de 2023

Compartilhe:

A segurança da informação é um assunto que requer total atenção das empresas para evitar o vazamento de dados sigilosos e causar problemas graves para o negócio. 

Segundo pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), apenas 4 em cada 10 organizações brasileiras implementam medidas de segurança da informação. 

Isso mostra como as empresas precisam se preocupar mais com a segurança dos seus dados e informações para evitar ações criminosas, que em alguns casos, geram consequências preocupantes.

Neste artigo, explicamos o conceito de segurança da informação, quais são os seus 5 pilares e como garantir essa segurança no seu negócio. Confira!

O que é segurança da informação

Segurança da informação são ações implementadas estrategicamente com foco na proteção de dados de uma organização, evitando a invasão de qualquer tipo de ameaça. Isso envolve a manutenção de tecnologias utilizadas, avaliação de riscos, treinamentos da equipe e medidas de segurança.

Com a mesma rapidez em que a tecnologia cresce, as invasões cibernéticas também evoluem e se tornam cada vez mais perigosas. Uma pesquisa da Fortinet, mostra que no primeiro semestre de 2022, houve um crescimento de 94% nas tentativas de ciberataques contra organizações.

Os dados de uma empresa estão expostos a riscos a todo momento e garantir a segurança da informação é fundamental. Por isso, é importante implementar estratégias precisas para se proteger dos cibercriminosos, como o uso de técnicas adequadas, sistemas e ferramentas de qualidade.

Os 5 pilares da segurança da informação

A segurança da informação possui 5 pilares essenciais para que as ações de proteção sejam executadas com sucesso. São eles que auxiliam a empresa a manter seus dados longe de ameaças e ciberataques.

  1. Confidencialidade

A segurança da informação caminha junto com a confidencialidade, por isso, esse é um dos pilares mais importantes. Os dados de uma empresa precisam ser restringidos a uso somente dos profissionais envolvidos no trabalho em questão. 

Outro fator importante desse pilar é a criptografia de dados, que faz a proteção tanto das informações que estão na internet quanto das que estão disponíveis dentro da empresa.

  1. Disponibilidade

Mesmo com toda a proteção de dados implementada, é fundamental que a empresa tenha atenção quanto à disponibilidade das informações para os profissionais que têm a permissão de acesso. O uso desses dados não pode gerar dificuldade a esses colaboradores e precisam estar disponíveis a qualquer momento.

Para manter essa disponibilidade exclusiva sem perder a proteção, o ideal é aplicar ações de segurança para que esses profissionais possam acessar as informações, como, por exemplo, a assinatura eletrônica, senhas, entre outros meios.

  1. Integridade

Mesmo com toda a segurança aplicada, a integridade das informações precisa ser mantida para que os profissionais possam ter acesso e utilizá-las sem nenhuma modificação, de forma totalmente original. Portanto, esse pilar não permite que os dados sejam adulterados sem autorização prévia, seja para incluir, excluir ou fazer alterações.

  1. Autenticidade

Um pilar importante para informações seguras é a autenticidade, que tem como princípio a veracidade total dos dados. Saber a confiabilidade das fontes é fundamental para evitar o risco de modificações nas informações sem autorização.

  1. Legalidade

Uma forte aliada para o pilar da legalidade é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que exige que as empresas cumpram com todas as normas estabelecidas para manter a segurança da informação. Por isso, as organizações precisam estar atentas à lei e alinhadas com todas as exigências, evitando multas e penalidades resultadas pelo manejo inadequado dos dados.

Como garantir a segurança da informação nas empresas?

A proteção de dados é um fator fundamental nos dias de hoje, e as empresas precisam estar atentas às melhores formas de evitar ciberataques e ameaças. Além dos pilares citados acima, é importante seguir alguns passos na hora de implementar a segurança da informação. Confira!

Elaborar uma Política de Segurança da Informação

Além de todas as regras e normas da LGPD, que precisam ser seguidas à risca, é importante que a empresa elabore a sua própria política de segurança da informação, com normas internas e diretrizes. 

Essa é uma maneira dos profissionais, independente do setor, terem conhecimento sobre todas as ações de segurança que precisam adotar na empresa. Assim, os gestores conseguem controlar internamente os dados e o que cada colaborador pode acessar.

Proteger as redes Wi Fi

Uma proteção importante para as empresas é com a conexão à internet, esta que é acessada a todo momento e está sujeita a invasões Existem várias maneiras de manter a segurança de redes wi-fi, como, por exemplo:

  • Configuração com um bom firewall;
  • Criação de senha de acesso;
  • Fazer o cadastro dos equipamentos que podem acessar a rede.

Implementar tecnologias de ponta

É fundamental que as empresas invistam em tecnologias específicas para a segurança da informação, analisando o que é melhor para a proteção de acordo com as necessidades do negócio e a realidade financeira. Algumas tecnologias muito utilizadas no mercado são:

  • Criptografia de dados;
  • Antivírus;
  • Assinatura eletrônica;
  • Armazenamento em nuvem.

>> Gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre prevenção e ferramentas adequadas para um bom gerenciamento de TI? Baixe o nosso E-book e conheça a diferença entre TI preventiva e reativa.

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.