Gestão de TI 6 minutos

Governança de TI: o que é e qual o seu papel?

TIFlux - Governança de TI: o que é e qual o seu papel?
Ademir Vicente Machado Junior
19 de julho de 2022

Compartilhe:

A transformação digital no Brasil ampliou o uso da TI nas empresas. Em meses, implementou-se o previsto para até quatro anos, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). A importância da governança de TI é, portanto, um assunto mais do que necessário atualmente!

O dado, divulgado por um balanço anual da área feito pela FGV, demonstra o quanto a área ganhou espaço no mundo corporativo em pouco tempo. Hoje, a TI é um departamento estratégico, ligado diretamente aos objetivos e crescimento de negócios de qualquer ramo. 

Por isso, conhecer os princípios da governança de TI é fundamental. Neste artigo, você vai aprender sobre esse conceito: entenda a relevância e a finalidade de práticas capazes de direcionar sua gestão de demandas e investimentos da melhor forma possível! 

Boa leitura!

O significado de governança de TI

Afinal, o que é governança de TI? Se você já ouviu falar sobre governança corporativa, saiba que estamos tratando de duas frentes que se complementam. Aliás, esse é o modelo ideal, pois o departamento de TI deve estar totalmente alinhado à visão de um negócio. 

Governança de TI significa um conjunto de políticas, regras, ações e processos destinados a orientar a gestão das soluções de tecnologia utilizadas pela corporação. 

Vamos explicar melhor: são diretrizes que visam a segurança da informação, o máximo desempenho dos recursos e os devidos papéis e responsabilidades de cada colaborador. Elas devem ser seguidas por todos os usuários de hardwares, softwares e sistemas da organização. 

Qual o papel da governança de TI?

A função da governança de TI é ser um mecanismo de controle. Isto é: o principal papel dessa estruturação é garantir que a tecnologia agregue valor ao negócio com riscos controlados e procedimentos seguros. 

Isso é o que vai permitir, também, que o departamento de TI consiga organizar e comprovar seus avanços ao restante da empresa

Com isso, podemos entender que a governança de TI:

  • assegura medidas de proteção das informações;
  • oferece apoio para tomadas de decisão em toda a empresa com mensuração de resultados;
  • otimiza recursos;
  • alinha os avanços digitais ao propósito do empreendimento;
  • estabelece um padrão de uso entre colaboradores;
  • diminui custos. 

Como desenvolver uma boa governança de TI

O que é preciso para adotar práticas eficazes de governança de TI em uma empresa? Vamos conferir nos tópicos a seguir.

Planeje estratégias em conformidade com o negócio

A execução das operações de TI deve ter como fim impulsionar as atividades da corporação rumo às metas traçadas. É recomendável, inclusive, que as definições sejam feitas com a participação da alta administração e de representantes dos demais setores da organização.
Assim, suas políticas e processos serão mais eficientes e estarão enquadradas à realidade da empresa.

Comunique a entrega de valor

Pense nas vantagens que a tecnologia proporciona ao negócio e questione-se sobre os recursos utilizados:

  • Optamos pelas melhores ferramentas?
  • Temos o que precisamos para otimizarmos nossas atividades?
  • Frente aos riscos e investimentos, por que as soluções adquiridas são valiosas para a empresa?

Empreendimentos que seguem o modelo Control Objectives for Information and Related Technologies (COBIT) de governança de TI, por exemplo, podem contar com uma metodologia destinada a esse propósito. 

O VaI IT ajuda conselhos e equipes de gestão a medirem os efeitos de valor dos investimentos em TI. 

Escolha um framework

Por falar em COBIT, que é um dos modelos de governança mais adotados por times de TI no mundo, existem outros formatos a serem seguidos. Listamos alguns na sequência!

ITIL (Information Technology Infrastructure Library)

O ITIL é um compilado de boas práticas que auxiliam processos e serviços em TI. O material é uma referência global e propõe soluções com foco no Ciclo de Vida do Serviço, expressão que nomeia o agrupamento de livros com o conteúdo proposto. 

PMBOK (Project Management Body of Knowledge)

O modelo PMBOK, criado pelo Project Management Institute (PMI), é um guia muito usado para alcançar marcos específicos de um projeto. Com começo e fim bem delimitados, a finalidade é controlar os recursos e estruturar os esforços para o cumprimento das atividades

Mapeie riscos

Quais são os imprevistos que podem surgir e como a empresa pode se preparar melhor para não ser impactada por ocasionais problemas? O dinamismo e a rápida transformação digital cobram rapidez dos processos, mas é preciso prestar atenção nos riscos.

Considere questões como:

Gerencie recursos

O bom desempenho de TI depende do conhecimento sobre a capacidade da empresa e do gerenciamento eficaz de um conjunto de atributos. A fim de administrar as rotinas da melhor forma, é preciso combinar:

  • infraestrutura;
  • informações;
  • financeiro;
  • capital humano;
  • estrutura organizacional.

Por isso, o conhecimento profundo sobre o seu negócio é indispensável para alcançar bons resultados. 

Mensure o desempenho

Uma boa governança de TI deve se basear em melhoria contínua e adaptabilidade, mesmo porque vivenciamos momentos de muitas mudanças que exigem respostas ágeis das empresas. 

Por essa razão, medir frequentemente as operações é essencial. Garanta as ferramentas certas para obter relatórios completos, com dados precisos no menor tempo possível

Há soluções especializadas no mercado, com funcionalidades que oferecem todo o apoio necessário para proporcionar visibilidade de performance e embasar a tomada de decisão. 

Então, depois desse conteúdo, que tal começar agora a desenhar os processos da sua empresa e dar início a uma transformação da governança de TI?

>> Separe mais alguns minutinhos e leia um artigo no blog da Tiflux sobre workflow de processos em TI!

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.