Gestão de equipes

Aprendendo a motivar equipes de TI

tiflux
5 de abril de 2018

Compartilhe:

Como subir uma montanha ou alcançar um sonho, as rotinas de trabalho exigem motivação para serem cumpridas com excelência. Antigamente chefes davam ordens e apenas observavam os colaboradores obedecerem, mas as gerações X e Y, as mais presentes no nosso segmento de TI, não estão acostumadas com esses perfis. Os líderes de hoje precisam saber como motivar equipes, para gerarem consistência e resiliência, construindo bons resultados e bons relacionamentos dentro da empresa.

motivar equipes

Líderes devem estar engajados em tudo que acontece ao seu redor e dispostos a auxiliar todos que precisarem. Mas seu maior desafio é manter suas equipes motivadas, ajudando-as a alcançarem metas mais rápida e produtivamente.

Mas o que é motivação?

Segundo Wikipédia “Motivação (do Latim movere, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objetivo) do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação.”

Muito ainda se fala de melhores salários para gerar motivação nos funcionários. Mas vou te contar um segredo: Salário, do contrário, é apenas um fator desmotivador.

Como assim desmotivador? Se o seu funcionário ganha menos do que ele acha que merece, ele estará desmotivado. Mas se ele ganhar o que ele merece ou mais, estará apenas “OK”.

Mas então o que importa? Esse é o foco de nosso artigo. Acompanhe a conheça dicas de ouro que já foram aplicadas com sucesso em muitas empresas.

Escute sua equipe

Parece estranho, mas muitos líderes não escutam seu time. Dedique um tempo para ela e descubra o que seus colaboradores tem a falar.

Nessa atitude muitas ideias boas podem surgir. Partilhas geram insights que beneficiam toda a equipe. Além disso, elas ajudam a descobrir empecilhos que atrapalham o andamento do trabalho de seu time.

Forneça o que sua equipe precisa

É sua responsabilidade como líder fornecer tudo o que sua equipe precisa para desempenharem o trabalho. Isso não significa dar tudo o que eles pedirem, mas sim tudo o que precisam, tem uma diferença.

Poucas coisas são tão boas para se motivar equipes quanto permitir que elas façam seu trabalho com excelência. A auto realização de se realizar uma atividade sem se incomodar com empecilhos é naturalmente uma ajuda.

Estimule o crescimento profissional

Um funcionário que fica estagnado no crescimento profissional na verdade estará em decadência. Empresas são formadas por pessoas, e se elas estiverem regredindo, sua empresa também estará.

Ninguém deseja que sua empresa fique estagnada ou regrida, então é preciso se preocupar com o crescimento profissional dos colaboradores. Às vezes o estímulo pode ser através de conversas ou orientações diretas ao funcionário. Outra possibilidades é gerar benefícios financeiros, como auxílio, ou firmando parcerias com instituições que podem conceder descontos para grupos maiores e sem custos para sua empresa.

Além disso, permitir que sua equipe troque entre si conhecimentos e práticas ajuda. Abrir oportunidades para que migrem entre áreas quando a rotina permitir, estudando e aprendendo sobre os processos e trabalhos nos quais não estão diretamente envolvidos. Além de auxiliar o seu conhecimento a permanecer dentro da empresa, permite que seus profissionais tenham oportunidades de avança dentro da empresa e em outras carreiras futuras.

Ambiente Agradável

Nós passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho. Com certeza um bom ambiente nos faz sentirmos melhores. Um bom ambiente não é apenas bons móveis, uma boa cadeira, pintura nova e etc, mas também onde o clima de amizade e companheirismo nos faz sentir-se bem.

Promova isso dentro de sua equipe. Crie uma amizade com todos. Conexões tornam as empresas mais humanas e empáticas.

Uma dica para fortalecer as integrações é fazer confraternizações, mesmo que pequenas. Trazer alguns salgadinhos um dia ou outro, fazer um churrasco no final de semana, enfim, criar laços afetivos que promovam fraternidade e comunhão entre s membros equipe.

Não estamos falando de esperar que os relacionamentos sejam de melhores amigos para sempre. Estamos em um ambiente de trabalho e aqui todos devem produzir, mas isso não nos impede de nos sentirmos bem e sermos felizes ali.

Se preocupe com os funcionários

Todo mundo tem altos e baixos, seus funcionários também. Você como líder precisa cuidar de sua equipe. Às vezes um funcionário seu pode estar passando por problemas pessoais e você pode ajudá-lo.

Isso não quer dizer que você tenha que ser invasivo, mas sim que o simples fato de chamar para uma conversa privada pode fazer ele perceber que você se importa e se preocupa com ele e isso pode fazer com que ele se sinta melhor.

Chame seus funcionários uma vez ou outra para uma conversa pessoal, escute eles e se preocupe com as coisas que estejam atrapalhando, se fizer isso, com certeza eles serão mais produtivos e você terá alcançado seu objetivo como líder.

Treinamentos na empresa

Para motivar equipes, podemos oferecê-las a famosa “melhor versão de sí mesmos”. Agregar conteúdo e técnicas ao seu time é importante para que eles sintam na pele que estão ganhando experiências únicas com a empresa. Faça treinamentos dentro de sua empresa para os funcionários que precisam. Isso não quer dizer que você precisa contratar profissionais caros para promover esse tipo de treinamento. Você pode encontrar alguém dentro de sua equipe ou empresa que tenha esse conhecimento e possa transferir. 

Faça desse treinamento um evento que possa reunir a equipe em um momento fora da rotina do dia-a-dia, isso vai fortalecer os laços como equipe também, além de gerar o conhecimento entre todos e criar uma cultura de compartilhamento.

Crie desafios alcançáveis

Todos nós gostamos do sabor da conquista, seus funcionários também. Criei desafios para sua equipe. Eles precisam ser desafiados para que cresçam como profissionais.

Contudo desafios monstruosos e impossíveis e alcançar só gerarão frustrações, saiba escolher os desafios adequados para sua equipe.

Indicadores de desempenho

Sua equipe sabe o que deve ser feito? Eles sabem quais são os indicadores que respondem se eles alcançaram a meta? Não há como motivar equipes a fazerem algo que elas não sabem o que é!

Mais do que indicar o caminho que sua equipe deve seguir, você deve indicar qual é a meta. Do contrário, como eles saberão quando chegarem lá?

Os indicadores são essenciais para que sua equipe saiba o que você espera dela, quais os indicadores de desempenho que eles podem ter. Para saber mais sobre indicadores acesse o nosso artigo sobre indicadores, acreditamos que ela vai te ajudar.

Motivar equipes com Premiações

Outra forma de motivar sua equipe é premiar ela pelos indicadores que forem atingidos.

As formas de premiar sua equipe são diversas:

  • Você pode premiar direto em folha, aproveitando agora que a mudança da CLT permite premiações semestrais sem gerar encargos;
  • Com brindes, podendo ser uma caixa de som Bluetooth, um mouse, uma caixa chocolate, enfim, algo que sua equipe goste;
  • Com elogios, de preferência em público. Dê um prêmio a um funcionário que tenha feito um bom serviço recebendo um elogio na frente de toda a equipe ou então por um e-mail enviado em cópia para todos, mas lembre-se de ser autêntico;
  • Faça uma confraternização com sua equipe para comemorar, está valendo aqueles salgadinhos no fim da sexta, fazer um churrasco, enfim, a criatividade vai longe. Se a sua equipe atingir a meta, vocês precisam comemorar, isso gerará uma motivação maior ainda para que seja sempre alcançado;

Enfim, essas são algumas dicas de ouro para motivar equipes que poderão lhe ajudar em sua liderança. Além dessas existem várias outras. Se você analisar com carinho vai notar que muitas das formas de motivar são acessíveis para todo tipo de empresa, mesmo as mais pequenas e com menor poder aquisitivo, basta você usar a criatividade.

Mesmo que você seja um líder de uma equipe e sem um orçamento para esses mimos, ainda assim você poderá fazer pequenas mudanças, mas com grandes impactos na motivação de sua equipe.

Deixe o seu comentário