Empreendedorismo

Carteira de Clientes de TI – Aumente a sua com essas 6 Dicas

tiflux
7 de agosto de 2018

Compartilhe:

Existem diversas formas de uma empresa de prestação de serviços TI conquistar mais clientes. O problema é que, além de clientes, algumas ações trazerem consequências indesejadas e inesperadas para o negócio. Aumente sua carteira de clientes sem trazer problemas para seu orçamento e qualidade com 6 dicas práticas para TI.

Aumentando Carteira de Clientes

Muitas empresas especializam, capacitam ou contratam melhores profissionais para aumentar a qualidade dos serviços prestados. Elas creem que isso é o suficiente para aumentar a base de clientes. Não há problema nisso, pois precisamos estar em processo de melhoria contínua. Aumentar a qualidade dos seus serviços, entretanto, normalmente incorre em aumentar os custos da equipe. Isso pode desequilibrar sua empresa financeiramente caso o faturamento não esteja aumentando em igual ou maior proporção.

Mesmo que sua empresa seja apenas você, investir em capacitação e melhoria nos seus serviços precisa influenciar os seus ganhos. A inflação e aumentos nos demais custos por si só nos obrigam a estar sempre correndo atrás.

Mas então o que os empresários podem fazer para aumentar nossa base de clientes? Nossa ideia neste artigo é dar algumas ideias práticas e que qualquer empresa possa aplicar. Vamos lá.

1. Conheça seus clientes

Parece estranho, mas muitos prestadores de serviços não param para pensar sobre o assunto.

Aumentar sua carteira de clientes na era digital exige conhecimento detalhado de comportamento, gostos, interesses, hábitos e outras características dos seus consumidores para atrair a sua atenção em meio a tanta informação.

Analise em sua base de clientes o que eles têm em comum. Mesmo que hajam segmentos variados, há hábitos, tamanhos de empresas, associação de classe ou algum fator que caracterize boa parte dos seus consumidores. Essa técnica se alinha à segmentação da comunicação, ajudando na criação de conteúdos assertivos para quem você deseja atingir.

2. Aposte em mídia segmentada

Após conhecer melhor os seus clientes você poderá focar melhor suas ações de marketing.

Você tem uma carteira com vários clientes dentro de uma associação comercial de sua cidade? Aproveite essa presença e promova ou se associe a eventos que tenham mais empresas desse setor.

Ao topar com um prospecto desse segmento, o fato de você já realizar atendimentos para outros pares da mesma associação será um grande diferencial para fechar novas contas.

3. Produza conteúdo Segmentado

Assim como as mídias segmentadas, da mesma forma você poderá criar conteúdos direcionados. Supondo que você tenha muitas contabilidades que sejam clientes de sua empresa, você poderá fazer conteúdos direcionados a eles. Aproveite o gancho do e-social, das mudanças de CLT ou ainda sobre a obrigatoriedade do armazenamento de arquivos da Receita (5 anos) para criar artigos importantes. Alguns exemplos para esse segmento:

  • Backup seguro (Contabilidades precisam de cuidados especiais com backups);
  • Cuidados com os vírus de Ransonware.

Enfim, note que são formas tanto de você reforçar sua autoridade (conhecimento) na área como de,  através da influência de outros clientes, conseguir melhores chances de fechar novos clientes.

4. Solicite indicações

Se sua empresa já desenvolve um bom trabalho com os clientes atuais, nada impede que você solicite uma ajudinha deles na indicação de outras pessoas que poderiam ter interesse nos seus produtos e serviços.

A recomendação de pessoas próximas dá mais segurança às pessoas que estão iniciando um relacionamento com a sua empresa, então invista nesta estratégia.

Mantenha-se sempre próximo aos seus clientes, eles podem ser o carro chefe no seu sucesso.

5. Faça parcerias

Ninguém vive sozinho, isso é fato. O ser Humano vive em comunidades e precisamos usar nosso network da melhor forma.

Sendo assim, procure bons parceiros de negócios, capazes de alavancar suas vendas, aumentando possíveis compradores. Associar-se a outras empresas do seu segmento mas que não concorram com seus serviços diretamente é uma receita de sucesso, pois ambos podem ajudar-se mutuamente.

Obs: Lembre-se a relação deve ser ganha-ganha, portanto você terá que trazer benefícios aos seus parceiros também.

6. Proporcione uma experiência Única

Depois de muito trabalho árduo, finalmente um cliente bate a porta. Esse é o momento de marcar um golaço. Tudo tem que estar perfeito.

Mesmo que você seja uma empresa pequena, seu site, cartão de visita, proposta comercial e principalmente a sua postura nas reuniões e condução do processo comercial devem remeter a uma empresa confiável e sólida.

A grande maioria dos fechamentos comerciais são feitas pela emoção e você deve alcançar o coração do seu cliente para que ele dê um voto de confiança na sua empresa.

Atrair e se relacionar são dois elementos chaves para você conquistar novos clientes. Invista na relação com os clientes de sua base, isso pode garantir excelentes indicações e referências para se trabalho.

Agora Aumente a Carteira de CLientes!

Espero que essas dicas possam ser úteis e contribuir para com o sucesso de sua empresa.

Existem diversos outros materiais no nosso blog que você pode dar uma olhada. Metodologias, ferramentas, dicas de rotinas, e várias outras coisas para o universo de TI e Prestação de Serviços.

No que precisar conte com nossa equipe e com o TiFlux para conquistar resultados excepcionais.

Abraços!

Deixe o seu comentário