Tecnologia da informação

Conheça os atalhos Linux para Equipes de TI

tiflux
15 de janeiro de 2020

Compartilhe:

O Linux é um sistema operacional gratuito e de código aberto, que significa que pode ser modificado e distribuído por qualquer um. Esse sistema operacional é um pouco diferente do Windows e, os atalhos Linux são diferentes dos atalhos do Windows.

Muitas empresas estão migrando para o Linux devido ele não possuir um custo com licenças como os outros sistemas operacionais que existem por aí e, um exemplo disso,  é o governo da Coreia do Sul que começou a migrar para o Linux e assim, está abandonando o Windows, que é o sistema operacional utilizado pelo governo.

As versões mais populares do Linux são o Debian, Linux Mint, Ubuntu e fedora, todos possuem os mesmos atalhos Linux.

Mesmo o Linux sendo um sistema operacional gratuito, ele ainda é pouco utilizado por computadores domésticos. No ranking de sistemas operacionais mais utilizados no mundo todo, o Linux se encontra no terceiro e, o segundo lugar, fica com o macOS, da Apple.

E o primeiro lugar fica com o Windows, da Microsoft, mas em compensação em servidores de empresas, o Linux é muito mais utilizado. Isso se deve pela facilidade em personalizar o sistema operacional, por isso, é muito importante que profissionais de TI dominem esse SO. 

Uma coisa que qualquer usuário do Linux precisa saber — principalmente profissionais de TI — são os atalhos Linux para executar funcionalidades. Portanto, facilita e agiliza o uso no dia-a-dia, porque os comandos são diferentes do que os de outros sistemas operacionais. 

Abaixo vou deixar uma lista com os principais atalhos Linux e também outros nem tão conhecidos. Confira!

Atalhos Básicos

Conheça os atalhos Linux
  • Abrir o Terminal: O terminal é uma funcionalidade equivalente ao Executar do Windows, é nele que os usuários do Linux executam comandos, atualizam o sistema e conseguem instalar aplicativos também, o atalho Linux para abrir o terminal é o seguinte Ctrl+Alt+T
  • Alternar Aplicativos: Para ficar alternando os aplicativos abertos sem ter que utilizar o mouse você, pode utilizar o comando Super+Tab ou o Alt+Tab e assim, conseguirá ver todos os aplicativos que estão abertos e ainda, ficar circulando entre eles e selecionar a aplicação que desejar utilizar.
  • Bloquear a Tela: Para bloquear a tela do computador com usuário e senha, basta apertar Super+L ou Ctrl+Alt+L.
  • Minimizar as janelas abertas: Para minimizar todas as janelas abertas de uma só vez, você precisa apertar Super+D ou Ctrl+Alt+D. Já para maximizar essas janelas novamente, é só apertar o mesmo comando que utilizou para minimizar.
  • Fechar todas as janelas de um determinado aplicativo: Para fechar todas as janelas de um aplicativo, como por exemplo, o navegador, basta abrir a aplicação e selecionar a janela com o mouse e apertar Ctrl+Q ou Ctrl+W.
  • Fazer Logoff (Encerrar a sessão): Para fazer o logoff do sistema o atalho Linux utilizado é o Ctrl+Alt+Del.

Atalhos Avançados utilizado dentro do Terminal

  • Comando Man: O comando man é um dos comandos mais importantes do Linux, ele carrega a página de manual (man page), que mostra as definições de cada ferramenta, como também descrições detalhadas de parâmetros do software e também exemplos de uso. O para utilizar no atalho Linux o comando man, basta abrir o terminal e digitar man, e o nome da funcionalidade ou comando que deseja visualizar as informações. Caso você digitar man ls e apertar enter, vai aparecer as instruções referente a esse comando ls que é da listagem de arquivos do diretório.
  • Comando ls: Para listar todos os arquivos existentes no diretório, o atalho Linux utilizado é o ls, esse comando se for executado sem parâmetros, lista todo o conteúdo do diretório em que você está, sendo possível indicar o caminho para visualizar. Por exemplo, ls/user/bin, que vai listar todos os arquivos existentes na pasta bin.
  • Comando More: Caso você queira ler arquivos de textos, utilize o atalho Linux More, e digite o comando more, e o caminho onde o arquivo está inserido, como em more/home/user/doc/review.txt. Todo o conteúdo do arquivo vai ser exibido no terminal Linux. Para ir adiante e avançar para a próxima página, é só pressionar a barra de espaço. Já, para voltar, é só apertar a tecla “B” e para sair do arquivo, aperte “Q”.
  • Comando df: Para conferir o espaço total e também quantos GB disponíveis possui em cada partição do sistema, é só escrever o seguinte no terminal df -h e apertar enter o -h quer dizer human-readable que significa legível para humanos.
  • Comando Clear: O comando clear tem como função limpar o terminal Linux, após digitar vários comandos, o terminal já está todo bagunçado e cheio de palavras. Agora, é só digitar o atalho Linux clear e apertar enter, que o terminal vai ficar limpo como se nunca tivesse sido usado.
  • Comando grep: Esse atalho Linux é muito utilizado por pessoas que trabalham com muitos arquivos de textos e precisam fazer busca por palavras específicas, por exemplo se você quiser buscar a palavra computador em um texto utilizando, o comando grep é só digitar o seguinte comando grep computador arquivo.txt.
  • Comando Sudo: No Linux por razões de segurança, o sistema operacional trabalha com permissões de usuários e, por com disso, determinados arquivos ou até mesmo comandos são só permitidos para o próprio administrador (root). O comando Sudo ajuda o usuário para que não tenha que ficar trocando de conta a todo instante, e assim, ele garante a credencial de usuário administrador temporariamente mediante a informação de uma senha. Para executar o atalho Linux Sudo, é só digitar no terminal sudo ls/root e depois que você informar a senha do seu usuário o comando será executado normalmente.

Os atalhos de teclado para usar o Linux são o básico que qualquer técnico que trabalhe com esse sistema operacional precisa conhecer. Existem muitos outros comandos, pois o Linux é um sistema bem completo e que não fica atrás de outros sistemas operacionais pagos.

Curtiu nosso conteúdo ou ficou alguma dúvida, comente aqui pra gente! =)

[e-book] Qual o preço ideal para seus serviços? | Acesse aqui | TiFlux

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.