Empreendedorismo

Contratos de Crédito

Contratos de Crédito
julho 10, 2018

Algumas empresas não tem previsão do quanto será sua demanda de TI para um certo cliente. Quando isso acontece, o mais comum é que entre elas e o cliente hajam negociações de contratos de crédito. Você sabe como eles funcionam e o que torna eles adequados para esse tipo de serviço?

uso de crédito nos contratos de crédito

O grande diferencial

Nos contratos de crédito o preço das horas cobradas do cliente são mais baratas do que um contrato comum. Isso se torna positivo para o cliente, que paga menos, e para a equipe técnica que não tem previsibilidade de quanta será a demanda e, justamente por isso, limita a quantidade de serviços. Assim, há um valor recorrente mínimo e, caso extrapolem os créditos gerando alguma sobrecarga técnica, os valores excedentes são cobrados de maneira justa.

Esse modelo de contrato força que o cliente seja responsável nas suas solicitações, visando consumir minimamente a TI para não pagar excedentes.

Os contratos de crédito

Descrevendo de maneira rápida, esses contratos se resumem da seguinte maneira:

    • Possuem limite de crédito para ser consumido durante o ciclo de fechamento;
    • Créditos não utilizados no ciclo de fechamento não acumulam para o próximo ciclo;
    • Diferenciação entre hora interna, externa e remota, tendo valores diferentes. Conforme apontados pelos técnicos elas são descontadas do crédito mensal;
    • Definem um tipo de hora que será consumido no contrato;
  • Atribuem o valor por deslocamento, podendo diferenciar em um ou mais deslocamentos. Cada um que for utilizado é descontado do crédito no ciclo.

Dados importantes

Quando se negociam contratos de crédito, são necessárias algumas informações para a equipe financeira da empresa. É basicamente explicar o que fora negociado com o cliente. As informações que podem impactar o faturamento desses contratos são:

  1. Data de início e fechamento: Um conselho prático é iniciar contratos de crédito sempre no primeiro dia do mês. Isso previne a equipe de se confundir acerca de arredondamento de valores caso o fechamento caia diferente. Como quando um contrato inicia no dia 17 do mês. 13 dias darão direito a quantos reais? São usados dias úteis ou corridos no cálculo? E feriados? Para facilitar o entendimento e aplicação das regras de faturamento: comece no dia primeiro;
  2. Crédito Mensal:Esse é crédito que o seu cliente terá para utilizar. Se você negociou um valor anual, trimestral ou outro ciclo, basta fazer a divisão do valor para gerenciá-lo corretamente;
  3. Ciclo de Fechamento:De quanto em quanto tempo será fechado o cálculo dos excedentes? 
    Ao negociar um ciclo de fechamento (mensal, bimestral, …) ele deve ser múltiplo da duração e do faturamento do contrato, para completar os ciclos. Ex: Supondo um contrato de 10 meses de duração, não há como usar um ciclo de fechamento trimestral;
  4. Preço das horas: Nos contratos de crédito deverá ser informado o valor para as horas externas, interna e remotas, sendo possível colocar um valor para cada uma.

Importante

Como já falamos, os contratos de crédito são adequados para um perfil de cliente e serviço. Há cenários que precisam ser estudados e a relação entre as empresas envolvidas precisa ser madura.

No entanto, há casos em que Contratos de Crédito não valem a pena. Para que os envolvidos na negociação se satisfaçam, existem mais do que esse tipo de contrato. Para toda necessidade de uma empresa, há um contrato adequado. Você pode visitar nossos artigos sobre os tipos de contratos para saber mais sobre eles:

Que essa leitura possa te ajudar a compartilhar conhecimento pelo ecossistema e aumentar cada vez mais os lucros da sua equipe de TI.

Abraços. Até mais!