Atendimento ao cliente 7 minutos

Cliente satisfeito: 6 dicas práticas para encantar seu consumidor

TIFlux - Cliente satisfeito: 6 dicas práticas para encantar seu consumidor
Ademir Vicente Machado Junior
6 de novembro de 2023

Compartilhe:

Um cliente satisfeito é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Em um mercado altamente competitivo, oferecer um serviço excepcional é importante para conquistar e fidelizar o consumidor. 

Clientes fiéis rendem maiores lucros para as empresas e, segundo a pesquisa da Harvard Business Review, o aumento de 5% na taxa de retenção pode resultar em um crescimento dos lucros de 25% a 95%. Por isso, é primordial manter o consumidor atraído e satisfeito pelo negócio.

Neste artigo, explicamos a importância de manter o cliente satisfeito e as principais dicas para encantá-lo e garantir o sucesso do seu negócio. Confira!

Qual a importância de manter o cliente satisfeito?

Clientes satisfeitos tendem a ser mais leais e eles não apenas retornam para fazer mais negócios, como também recomendam a empresa a amigos, familiares e colegas. Essa ação de marketing boca a boca pode ajudar a organização a expandir sua base de consumidores de forma orgânica, economizando em custos de aquisição de novos clientes.

Por isso, ter um consumidor fiel à marca é fundamental para a propaganda através de indicações. De acordo com os dados da Helpscout, a insatisfação e má experiência de um cliente é repassada, em média, para 15 pessoas. Já a sua satisfação é compartilhada com aproximadamente 11 pessoas.

Isso mostra a importância de oferecer uma experiência ao consumidor que seja personalizada e de alto nível. Além disso, a satisfação e fidelização estão  ligadas à reputação da empresa. As opiniões são facilmente compartilhadas online, impactando a percepção do público em relação à marca. 

Organizações que priorizam um cliente satisfeito desfrutam de uma imagem positiva, o que ajuda a abrir portas para oportunidades de negócios. Portanto, a importância de atender e superar as expectativas do consumidor vai além da venda, ela influencia diretamente o crescimento e o sucesso a longo prazo.

6 dicas para garantir a satisfação dos clientes

Manter um cliente satisfeito é fundamental para qualquer empresa que deseja sucesso e destaque no mercado. Em meio a grande concorrência, é importante ter estratégias de atendimento assertivas. A seguir, listamos as principais dicas para encantar e fidelizar o seu consumidor.

  1. Ofereça um atendimento exclusivo

É essencial oferecer a cada um dos clientes um tratamento exclusivo e que atenda às suas necessidades. Eles ficam satisfeitos quando são tratados de maneira personalizada. Para auxiliar nesse processo, a empresa pode utilizar algumas abordagens, como:

  • Agradecer sempre pela parceria e confiança;
  • Demonstrar esforço em ajudar o consumidor a solucionar suas dores;
  • Tentar cumprir com as promessas;
  • Oferecer brindes e descontos exclusivos.

Muitas organizações esquecem ou nem voltam a fazer contato com seus clientes. Isso faz com que eles encontrem uma outra empresa que lhes dê a atenção que merecem.

  1. Otimize o atendimento

A empresa precisa valorizar o atendimento, qualificar a equipe e assegurar que eles conheçam bem os produtos e serviços oferecidos. Uma boa técnica a ser utilizada com o cliente é a comunicação S.C.O.T (Segurança, Clareza, Objetividade e Transparência). 

A clareza e objetividade são essenciais para solucionar as dúvidas dos consumidores em relação a serviços, produtos, prazos de garantia e formas de pagamento. Isso facilita na tomada de decisão e uma conclusão de negócios com todas as informações necessárias.

  1. Ofereça produtos e serviços de qualidade

Um cliente satisfeito é aquele que tem suas necessidades e expectativas atendidas ou superadas na hora da compra. Portanto, é fundamental para as empresas alinharem um atendimento exclusivo e de excelência, juntamente com produtos e serviços de qualidade, a fim de garantir esse resultado.

É ruim para uma marca ser associada a produtos e serviços de baixa qualidade. Além disso, vender mercadorias e serviços que resultem na insatisfação do consumidor compromete a fidelização deles e a reputação da organização.

  1. Acompanhe as redes sociais

Acompanhar e monitorar a satisfação dos clientes nas mídias sociais é extremamente importante porque cada um deles está em um meio de comunicação diferente. Por isso, é importante analisar com frequência essas redes. 

Estar atualizado com os feedbacks, sejam eles negativos ou positivos, ajuda a equipe de atendimento e vendas a criar medidas para melhorar essa situação, desenvolvendo estratégias para solucionar as dores dos consumidores. 

Como a maioria das pessoas usam as redes sociais, a organização deve aproveitar essa oportunidade e usá-las como meio de melhorar o seu relacionamento com o cliente.

  1. Faça promoções

Uma estratégia muito utilizada para fidelizar e deixar o cliente satisfeito é oferecer cupons de desconto para outras compras como, por exemplo: na compra de mais um produto, leve o terceiro com 30% de desconto. 

Essas promoções são sempre ajustadas de acordo com a necessidade do consumidor e alinhadas com as estratégias do negócio. Esse tipo de ação melhora o relacionamento entre empresa e cliente, além de incentivar novas vendas.

  1. Tenha um suporte acessível e eficiente

É essencial oferecer suporte aos clientes mesmo depois da compra, pois isso significa que o  trabalho não termina quando o consumidor recebe o produto ou serviço. A empresa precisa estar disposta a tirar todas as dúvidas e ajudá-lo como for necessário. 

A experiência completa de compra é o ponto estratégico para fidelizar os clientes de maneira eficiente. Quanto mais empatia, melhor serão as chances deles indicarem os produtos ou serviços para um amigo.

>> Gostou deste conteúdo? Baixe o nosso ebook e saiba tudo que você precisa para tornar o atendimento ao cliente B2B  mais eficiente.

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.