Tecnologia da informação

Entenda o que é TCP/IP e como ele te afeta

TIFlux - Entenda o que é TCP/IP e como ele te afeta
Ademir Vicente Machado Junior
10 de junho de 2020

Compartilhe:

Em uma rede de computadores onde todos precisam se comunicar, existem alguns modelos a serem seguidos, isso para que eles possam se comunicar na mesma “linguagem” e também para que equipamentos diferentes possam se entender. 

Dentre alguns protocolos, o mais utilizado é o TCP/IP, que é um conjunto de vários outros protocolos, no qual o nome é originado das duas siglas que também se referem a protocolos, o TCP e o IP.

Além do TCP e o IP, existem outros protocolos relacionados ao TCP/IP, como por exemplo: HTTP, FTP, UDP e SMTP. Para entender melhor, confira o conteúdo que preparamos. 

O que é o TCP e um IP?

O TCP (Transmission Control Protocol) é um protocolo para comunicação que se encontra na camada de transporte, ele é o responsável por verificar se os dados estão sendo enviados na sequência correta e garantir que o dado chegue no destino sem nenhum erro.

Ou seja,ele é o principal protocolo de envio e de recebimento de dados MS internet.  Esse protocolo é uma espécie de linguagem usada para que dois computadores consigam se comunicar entre si. Por mais que ambos estejam conectados na mesma não, pode não ser possível falarem “a mesma língua”, sendo assim, não havendo nenhuma comunicação. 

Por isso, o TCP/IP é tão importante, pois ele permite às aplicações conversarem entre elas. 

E já o IP (Internet Protocol), é uma identificação dos dispositivos conectados a uma rede, um dispositivo pode ter um IP interno para ser identificado dentro de uma rede local e um IP externo para ser identificado em toda a internet. Para mais facilmente serem identificados na internet, as empresas utilizam serviços de DNS para traduzir o IP externo e dinâmico para um endereço simples, normalmente contendo o nome da empresa.

Camadas do protocolo

A arquitetura do TCP/IP possui 4 camadas e elas estão classificadas em: Aplicação, Transporte, Rede e Interface de rede. Veja abaixo com detalhes o que é cada uma delas.

Aplicação

Toda a comunicação se inicia na camada de aplicação, é a camada na qual o programa emissor inicia a comunicação. É a camada onde encontramos protocolos como HTTP (para navegação na internet), FTP (para transferir arquivos) e SMTP (para e-mail), cada programa se comunica com um protocolo diferente e isso depende totalmente do propósito do software.

Transporte

Após a solicitação ser processada na camada de aplicação, a mesma irá se comunicar com a camada de transporte (TCP). Essa é responsável pela transferência de dados entre duas máquinas.

A camada de transporte pega o dado que foi enviado pela camada de aplicação e divide essa informação em vários pacotes, colocando-os em ordem (esses dados podem estar fora de ordem) e verifica se o conteúdo desses pacotes não estão corrompidos, assim, a camada de transporte envia os dados para a camada de rede.

Rede

Ao receber os pacotes, à camada de rede adiciona uma informação de endereço nos pacotes, tanto do computador emissor, quanto do receptor, esses endereços nós chamamos de endereço IP. Logo após isso acontecer, o pacote é enviado para a Interface de Rede.

Interface de Rede

Quando os dados chegam na interface de rede, os mesmos são chamados de datagramas.

A interface de Rede recebe os pacotes enviados da camada de Rede e em seguida envia pela rede. 

O protocolo executado nessa camada vai depender totalmente do tipo de rede em que o computador está inserido. Ou seja, o tipo de rede mais comum para comunicação, é o Ethernet que está disponível em velocidades diferentes.

Vantagens do TCP/IP

A maior vantagem e principal característica do TCP/IP,é a garantia de entrega de todos os dados que estão sendo enviados de uma ponta a outra. Existe também, por exemplo, o protocolo UDP, no qual não tem a mesma confiabilidade, pois ele não confere se o dado chegou no destino.

Além dessa característica, o TCP/IP possui outras vantagens, como o fato de que atualmente ele é o protocolo mais aceito e completo, todos os sistemas operacionais atuais suportam o TCP/IP e a maioria das redes se baseiam nele para o tráfego de informações.

O protocolo TCP/IP realiza a transferência dos dados em um formato padrão, como se fosse uma linguagem, na qual a maioria dos sistemas conseguem se comunicar sem a necessidade de ser sistemas similares, entre eles estão incluídos: SMTP, FTP e HTTP.

Essa interconectividade permite também que sistemas antigos e atuais se conectem na internet, isso torna ele em um protocolo escalável, onde múltiplas plataformas podem se conectar. 

É através dos protocolos que estão incluídos no TCP/IP que nos conectamos a Internet nos dias de hoje, o mesmo especifica como os dados trafegam na internet, identificando como os dados devem ser divididos em pacotes, endereçados, transmitidos, roteados e recebidos em seu destino.

Para ficar por dentro de conteúdos como este, confira nosso blog e fique por dentro de tudo no mundo da TI. 

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.