Tecnologia da informação 9 minutos

Gerenciador de senhas: como funciona e por que você precisa ter um

TIFlux - Gerenciador de senhas: como funciona e por que você precisa ter um
Ademir Vicente Machado Junior
28 de dezembro de 2021

Compartilhe:

Alguns recursos de TI têm se difundido cada vez mais no mercado de atendimento e garantem segurança para os dados da sua empresa. O gerenciador de senhas é um exemplo, e você vai descobrir tudo sobre o assunto com a leitura deste artigo!

Sabe por que este é um tema que precisa ser levado muito a sério?

Um relatório da IBM, sobre o custo de uma violação de dados, mostrou que o valor de uma quebra de segurança em TI aumentou 10% nos últimos anos. O custo médio global é de US$4,24 milhões

Nesse caso, as despesas somam perda de receita por inatividade, comprometimento da credibilidade e aumento da rotatividade de clientes. 

Se, por um lado, a digitalização de processos acelerou muitas transformações, ela trouxe também pontos de atenção que pedem cuidado. Você já parou para pensar, por exemplo, na quantidade de senhas envolvidas no seu dia a dia?

Tanto para atividades pessoais quanto profissionais, uma solução para administrar senhas representa um avanço que proporciona segurança e organiza essas informações

O que é um gerenciador de senhas?

Gerenciadores de senhas são softwares que criptografam e armazenam as senhas importantes de forma segura e confiável. Todas as senhas ficam centralizadas em um mesmo lugar, e o usuário cria um único acesso para consultá-las quando for preciso.

O sistema de criptografia é o que assegura proteção e privacidade das informações. Além de guardá-las, ele automatiza o login nos respectivos sites. 

Veremos, na sequência deste texto, o que uma senha segura precisa ter. Basicamente, podemos adiantar que a variedade de caracteres, letras e números é uma das condições para escapar de invasões. 

Isso é o suficiente para demonstrar o quanto a dificuldade para a memória só aumenta, não é mesmo?

É impossível lembrar de tantos acessos diferentes em uma rotina tão dinâmica de vida pessoal e de trabalho. Esse é um dos pontos favorecidos pelo uso de um sistema que facilita esse desafio!

A importância de ter um gerenciador de senhas

Administrar senhas por meio de um gerenciador é uma prática relevante para TI por vários motivos. Entre eles, podemos listar:

  • viabiliza o uso de diferentes senhas;
  • cria combinações bem variadas;
  • proporciona mais segurança;
  • economiza tempo;
  • geração de senhas únicas;
  • oferece compatibilidade com padrões de auditoria internacionais (ISO 27000);
  • permite a hierarquização das informações como padrão de organização dentro da equipe.

Como criar senhas seguras?

Uma boa senha deve, em primeiro lugar, ter variedade de caracteres, números, letras maiúsculas e minúsculas. Especialistas recomendam também o uso de frases curtas seguindo esses critérios. Quanto mais aleatoriedade, melhor!

Uma dica: a força de uma senha está em ela ser única, e não necessariamente complexa.

A vulnerabilidade de senhas comuns (como uma palavra seguida por um número) é alta. Quanto mais exclusiva for a sua informação de acesso, menos suscetível a fraudes você fica. E, claro, o grau de dificuldade aumenta também para a sua memória. 

Opte sempre por senhas distintas

Uma excelente e importante prática de segurança é usar senhas diferentes para cada tipo de acesso, mesmo que seja para situações equivalentes. Em um eventual vazamento de senha, —   independentemente do motivo — se houver danos, eles serão infinitamente minimizados.

Além de minimizar o dano, você também saberá qual senha vazou e poderá identificar melhor o motivo deste vazamento.

Um exemplo semelhante é uma boa prática que as empresas de cartões de crédito têm recomendado, que os clientes utilizem os cartões virtuais uma única vez, excluindo-os em seguida . Assim, se o cartão for clonado, você evita uma série de problemas e facilita a identificação de onde ocorreu o vazamento dos dados.

Evite salvar as informações em planilhas

Frente a diversos acessos, é natural que as pessoas pensem automaticamente em organizar tudo em uma planilha. Aqui vai um alerta: desconsidere imediatamente essa opção!

O mesmo vale para anotações em cadernos ou um papel guardado na carteira. Esse tipo de prática beneficia falhas de segurança. É um prato cheio para que pessoas mal intencionadas consigam invadir contas e causar danos sérios. 

Os navegadores não são uma opção recomendada

Por mais garantias que um navegador possa oferecer, nenhum deles cumpre mais do que o básico. Salvar senhas em navegadores é, portanto, simplesmente armazenar informações. 

Em alguns casos, mesmo com a criptografia, a chave para decifrar todos os dados é uma conta de usuário. Isso quer dizer que acessar um aplicativo pode ser o suficiente para expor todas as informações de entrada das suas contas.

Para resumir: não salve dados no seu navegador.

Como funciona um gerenciador de senhas?

A tecnologia de um sistema administrador de senhas consiste no mapeamento de todas as possibilidades de acessos e senhas pessoais ou profissionais. A partir disso, opções de compartilhamento podem ser configuradas com base em divisões de grupos e regras.

No caso de grandes equipes, os colaboradores podem solicitar acessos, aumentando assim a quantidade de senhas que cada um dos atendentes pode consultar de acordo com seu escopo de trabalho. 

Determinações, como a necessidade de justificativas aos superiores e a verificação de relatórios de uso, certificam medidas importantes de coordenação e segurança. 

Vale citar, ainda, recursos como armazenagem na nuvem (possibilidade de obter as senhas em qualquer lugar através do smartphone) e avisos de segurança, como senhas fracas, ultrapassadas ou duplicadas.

O que são cofres de senhas?

Usaremos o exemplo do sistema Tiflux para explicar o que são cofres de senha. A fim de coordenar diferentes níveis e necessidades de acesso, a solução propõe a criação de diferentes cofres dentro do gerenciador.

Para manter o domínio da gestão das senhas, controlar os acessos internos é fundamental!

A disposição do recurso na ferramenta é da seguinte forma:

cofre de senhas Tiflux

Dentro da Tiflux podemos criar quantos cofres forem necessários. Dentro de cada cofre, definimos as permissões de quem pode acessar ou até mesmo editar as senhas neles inseridas. Ou seja: você compartilha somente com pessoas autorizadas.Ainda, é possível ter uma árvore de estrutura de pastas a fim de organizar os cofres.

Outra facilidade é a geração automática de senhas seguras, como demonstrado na imagem abaixo:

geração automática de senhas

Conscientizar a equipe é fundamental

Não conte apenas com recursos tecnológicos para aprimorar os cuidados com os dados da sua operação. Hackers sabem como e quando agir.

Invasores têm a consciência de que o ser humano erra, e essa pode ser a maior brecha de qualquer empresa. Para capturar senhas, é comum o uso de técnicas de engenharia social para detectar vulnerabilidades.

Portanto, não só adquira um bom gerenciador de senhas — com as recomendações que compartilharemos no próximo tópico —, como também converse com o time. É imprescindível abordar constantemente temas relacionados à segurança da informação

Unir iniciativas como essa a ferramentas de qualidade são os passos indicados rumo à excelência dos serviços de atendimento ao cliente! 

O que considerar ao escolher um gerenciador de senhas?

Vamos falar, então, sobre o que envolve a escolha de um gerenciador de senhas bem qualificado?

Existem duas opções disponíveis. Há quem escolha um gerenciador de senhas gratuito, e há quem prefira a garantia de investir em um serviço mais robusto e técnico. 

Quando nos referimos a senhas pessoais, não há tanto problema em buscar alternativas sem custo. Porém, no caso de equipes profissionais, a situação muda de figura. 

Conforme comentamos no tópico acima sobre a solução da Tiflux, alguns recursos diferenciam a usabilidade de uma solução focada em atender às exigências da área de atendimento ao cliente frente a softwares livres. 

Repare nas seguintes distinções:

Contar com uma única solução

Dispor de uma tecnologia de Help e Service Desk que ofereça como funcionalidade a assistência à administração possibilita a unificação das ferramentas. Assim, não é preciso manter uma diversidade de sistemas para atender várias frentes diferentes.

Exigir segurança

As informações salvas com proteção por hardware tornam mais difíceis quebras de criptografia. Fornecedores que atuam com seriedade no mercado estão atentos a detalhes como esse e podem ser cobrados por isso.

Experiência na área de atendimento 

Ao escolher um fornecedor focado em soluções de suporte, é provável que a sua empresa possa se deparar com aprimoramentos muito úteis ao dia a dia da equipe! Conhecer a fundo as dores da rotina de equipes de Help e Service Desk agrega inúmeros insights e detalhes ao sistema que fazem diferença na rotina de trabalho. 

Mude a realidade do seu time de atendimento ao cliente

Pensar em como estruturar melhorar as atividades de atendimento de uma empresa depende de tecnologia. E isso vai muito além de gerenciar senhas de forma segura. 

Vários outros aspectos de segurança estão relacionados a bons recursos que somente uma plataforma completa pode proporcionar. E ações de segurança da informação são pré-requisito para a eficiência de um suporte!

Para darmos sequência a esse assunto, você precisa conferir mais um material imperdível preparado pelo nosso time! 
>>> Saiba agora quais são as funcionalidades da plataforma Tiflux capazes de transformar sua operação de atendimento!

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.