Tecnologia da informação 10 minutos

Como otimizar a gestão de ativos de TI com o sistema Tiflux

Ademir Vicente Machado Junior
8 de novembro de 2022

Compartilhe:

A gestão de ativos de TI é uma boa prática para reduzir custos, maximizar os lucros e aumentar a produtividade, seja da empresa ou de clientes. Automatizar alguns processos, por exemplo, libera tempo dos seus técnicos e permite ajustar recursos de suporte.

Portanto, exercer esse tipo de controle proporciona:

  • redução de custos;
  • aumento da competitividade do negócio;
  • otimização das tecnologias utilizadas. 

Vale lembrar que, de acordo com a ISO 55000, podemos classificar como “ativo” todo e qualquer bem da corporação, físico ou digital, que pode ser controlado. Ao adaptar esse conceito para o universo de TI, fazem parte desse grupo:

  • softwares;
  • hardwares;
  • redes, informações ou qualquer elemento que componha o acervo tecnológico da companhia. 

Então, é para conferir essa e outras dicas sobre o assunto que recomendamos a leitura deste artigo da Tiflux! Conheça todos os diferenciais de ter uma solução especializada para gerir os serviços de TI e coordene seus ativos de forma eficiente.

 Como funciona a gestão de ativos no sistema Tiflux?

O sistema Tiflux é um Service Desk completo, que inclui funcionalidades voltadas à administração dos ativos de TI. Com ele, é possível realizar o inventário de sistemas operacionais Windows, Linux e MAC OSX. 

O responsável por isso é um agente que, ao ser instalado, passa a fazer coletas e manter os dados permanentemente, cumprindo com a atualização dessas informações de forma automática. Sendo assim, a opção de inventário sobre os ativos passa a ser viável. 

Isso também abre um leque de atividades dentro de cada plataforma: o agente possibilita acesso remoto e manutenções em serviços, processos e monitoramentos pró-ativos. É claro que tais ações estão sujeitas à autorização prévia, visando a segurança dos controles. 

Vale lembrar que equipamentos desprovidos de sistema operacional podem ser integrados ao sistema com cadastro manual. 

>> Saiba como o uso de um Service Desk pode aprimorar processos e triplicar a produtividade de equipes de TI!

 Informações detalhadas para uma gestão eficiente

A fim de identificar e registrar todos os ativos, o sistema permite a inclusão de dados importantes, como:

  • Data de aquisição, uma vez que esse detalhe geralmente não fica armazenado no software do ativo;
  • Expiração da garantia, definido pelo fornecedor ou por algum serviço de revisão; 
  • Campos personalizados, com outros registros que a equipe técnica julgue relevante.

Caso a empresa detenha documentos relacionados aos componentes — como notas fiscais ou comprovantes de manutenção —, os arquivos também podem ser guardados nesse compilado de informações para fins de reunir um bom inventário de TI.

Gestão de ativos de backups

Ativos de backups são comuns para reduzir impactos e não interromper as atividades em casos de incidentes. Afinal, esse é um fato a que toda operação de TI está sujeita.

Para prevenir-se diante de imprevistos, a equipe pode optar por alugar um equipamento de backup ao cliente ou acrescentá-lo dentro do contrato da maneira que for mais adequada.

O sistema Tiflux permite o controle de empréstimo de ativos. Tanto os equipamentos disponíveis quanto seus modelos de cobrança são configurados pelo administrador (ou por qualquer usuário a quem ele conceda permissão).
Os empréstimos são integrados aos chamados do sistema. Uma vez atrelados, o atendimento não pode ser finalizado enquanto não for dada baixa no equipamento. Assim, a gestão evita prejuízos e tem visibilidade sobre máquinas ocasionalmente compartilhadas.

Quais as vantagens de utilizar o sistema Tiflux?

Confira, na sequência, os benefícios de optar pelo sistema Tiflux para sua gestão de ativos.

Automações

Os técnicos podem configurar gatilhos para monitoramento avançado da performance dos componentes cadastrados. Cada disparo fica registrado no sistema, e passa a compor dados fundamentais em relatórios de desempenho sobre a operação.
Com isso, pode-se ter uma visão geral sobre o funcionamento da operação, detectando gaps e oportunidades para aprimorar os serviços. 

Acompanhamento da infraestrutura de TI

A equipe passa a ter informações para avaliar a infraestrutura de TI. Isso permite a ponderação de necessidades de upgrades, troca de equipamentos, regularização de software e demais situações.
Você já imaginou o quanto a gestão de ativos é capaz de economizar com esse panorama de informações, com decisões ágeis e precisas? Por isso, adquirir o sistema Tiflux para essa e outras demandas de TI é essencial para otimizar custos e tempo.

Disponibilidade de informações

Como vimos anteriormente, a solução abrange o cadastro de equipamentos, tipos de ativos, campos personalizados segmentados e relatórios, ideais para uma gerir demandas de TI com excelência. 
Tudo isso resulta em informações valiosas, com métricas e indicadores determinantes para exercer o controle efetivo sobre os ativos de tecnologia da organização ou dos clientes.

Por que é importante gerir os ativos de TI da empresa?

Entre os motivos que tornam a gestão de ativos de TI indispensável para as atividades da área, podemos listar:

  • conduta legal, a partir do controle de licenças ou mesmo de deduções no imposto de renda do negócio;
  • redução expressiva de custos em TI, já que haverá domínio total sobre os recursos da operação;
  • controle da depreciação, com identificação de danos ou defeitos e contabilização do valor dedicado a esse fim;
  • aumento da produtividade das equipes, considerando que a visão completa sobre os ativos favorece a melhor distribuição dos mesmos, melhorando a disponibilidade de ferramentas para cada função;
  • maior vida útil de equipamentos, tendo em vista o acompanhamento assíduo de todas as máquinas, manutenções preventivas e conhecimento sobre desempenho. 

Comece o quanto antes a estruturar uma operação de TI compatível com as exigências do mercado e acompanhe a evolução da tecnologia com parceiros de referência!

>> Faça agora um teste gratuito e experimente todas as funcionalidades e vantagens do sistema Tiflux!

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.