Empreendedorismo

5 Livros para gestores de TI

tiflux
29 de maio de 2018

Compartilhe:

É necessário mais do que talento para conduzir uma equipe de TI ao sucesso. Tem boas referências e buscar conhecimentos novos é um fator importante. Gerir um time envolve muitas coisas, desde entendimento técnico a gestão e promoção humana. Tendo essa necessidade, listamos aqui alguns livros para gestores de TI que podem ajudar você e seus colegas a alcançarem uma liderança cada vez mais preparada.

Livros para gestores de TI

Os Livros

Implantando a Governança de TI

Aguinaldo Aragon Fernandes

Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora de Governança de TI que pode ser adaptada para vários ambientes organizacionais.

Nele, os autores detalham as etapas de planejamento, implementação e gestão da Governança de TI. Eles abrangem desde o plano do Programa de Governança de TI a gestão do desempenho e do valor da TI. Passam pelo alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfólio de TI, as operações de serviços e os modelos de relacionamento com usuários e fornecedores .

Entre os livros para gestores de TI, cremos ser este o mais prático. Suas páginas podem ajudar gestores a enxergarem além do comum e ou até mesmo renovarem seus negócios.

Clicando no título do livro você irá ser direcionada para a Amazon. Na edição do link há também capítulos que tratam do impacto de tecnologias emergentes sobre a Governança de TI e com os resultados obtidos em alguns cases do mercado brasileiro.

Impérios da Comunicação

Tim Wu

Há um movimento cíclico na indústria da comunicação. A cada inovação, uma abertura, seguida pelo fechamento, representado por monopolização, controle e mesmo censura. Isso ocorre até que outra invenção venha forçar uma nova abertura, e assim sucessivamente.

Tim Wu recupera a história das comunicações no século XX. Nesse livro fundamental, ele nos mostra como os grandes monopólios de telefonia, rádio, cinema, televisão e internet se constituíram, lançando mão de mirabolantes golpes comerciais e jurídicos, envolvendo inventores e altos executivos. O autor lança uma desafiadora pergunta sobre a participação da Internet nesse ciclo.

Gestão e Liderança para Profissionais de TI

Pedro Tavares Silva e Catarina Botelho Torres

Dentre os livros para gestores de TI, esse é talvez o mais adaptado a realidade do Brasil. Aqui você encontra informações sobre gestão, organização, liderança e arquitetura de Sistemas de Informação (SI). Os dados, adaptados à realidade nacional, permite que que os profissionais possam se apoiar para desenrolar a sua atividade em departamentos de Informática com 3, 30 ou até mesmo 300 colaboradores.

O verdadeiro valor de TI

Richard Hunter e George Westerman (MIT)

Para auxiliar sua equipe a transparecer valores e argumentar mercadologicamente sobre TI. O livro resume um processo pelo qual os executivos têm transformado a percepção da equipe executiva sobre TI, de gerador de custo a criador de valor. Baseado em uma pesquisa realizada pelo MIT e pela Gartner sobre as práticas de executivos de classe mundial.

Tecnologia e cultura (Inglês)

Falando em livros para gestores de TI, precisamos ir além de questões técnicas.

Há ventos que sopram no mercado e na sociedade. Se soubermos para onde eles estão se encaminhando, podemos usar o vento a favor para navegarmos em direção ao sucesso.

Por isso listamos aqui dois livros que não tiveram ainda sua tradução para o português, mas que possuem estudos excelentes para a área da tecnologia e cultura.

Thinking in Systems: A Primer

Donella H. Meadows

Esse livro ensina leitores a desenvolverem habilidades de pensamento sistêmico que líderes em todo o mundo consideram críticos. É uma obra concisa e crucial.

Donella identifica alguns dos maiores problemas que o mundo enfrenta – guerra, fome, pobreza e degradação ambiental – como, essencialmente, falhas de sistema. Ela narra então sobre o pensamento sistêmico aplicado para resolução e integração de soluções de diversos problemas.

A autora é conhecida tanto por nutrir resultados positivos quanto por investigar a ciência por trás dos dilemas globais. Com esse livro, ela ajuda os leitores a evitarem confusão e desamparo, o primeiro passo para encontrar soluções proativas e eficazes.

Technopoly: The Surrender of Culture to Technology

Neil Postman

Nesse espirituoso e muitas vezes aterrorizante trabalho de crítica cultural, o autor de Amusing Ourselves to Death narra nossa transformação em um tecnopolista: uma sociedade que não usa mais apenas a tecnologia como sistema de apoio, mas é moldada por ela – com conseqüências radicais para os significados de política, arte, educação, inteligência e verdade.

Deixe o seu comentário