Gestão de serviços

Nuvem e Serviços de TI

tiflux
10 de janeiro de 2019

Compartilhe:

Muito se ouve sobre “arquivos na nuvem” hoje em dia. Muitas pessoas, porém, ainda não sabem do que se trata ou não tem ideia de como funciona. Neste artigo traremos informações sobre computação na nuvem (em inglês, cloud computing).

Computação na nuvem consiste em distribuição de serviços como servidores, armazenamento de arquivos, banco de dados, inteligência artificial e muito mais, tudo pela internet (nuvem). Por exemplo: hoje é muito comum colégios e universidades fornecerem contas na nuvem para seus alunos. Assim eles podem armazenar os arquivos de seus trabalhos e atividades feitas em sala de aula.

Principais Benefícios da Nuvem

Segurança

Um grande diferencial em utilizar serviços na nuvem é a segurança. Grande parte dos provedores deles trabalham com um grande conjunto de tecnologias, políticas e aplicações. Tais áreas ajudam a fortalecer a segurança dos dados, aplicativos e demais infraestruturas dos clientes contra ameaças.

Custo

Umas das coisas que estão levando muitas empresas a utilizar os serviços na nuvem é a economia em alta escala. Ao começar a utilizar essas soluções, normalmente só se paga pelos serviços utilizados. Além disso, ao utilizar serviços na nuvem cortamos gastos com compra de hardware, equipamentos e instalação de Data Center locais.

Produtividade

Normalmente os Data Center locais exigem uma estrutura de pilhas de equipamentos e implementações, configurações de hardware, instalação e correção de software e outras atividades demoradas de gerenciamento de TI. A computação na nuvem descomplica a vida do profissional de TI nessa parte. Ela desaparece com a necessidade de ter um espaço com vários equipamentos que vão exigir suporte, manutenção e organização.

Com isso a computação na nuvem traz para as empresas um ganho na sua produtividade. Ela remove a necessidade de executar muitas tarefas. As equipes de TI, graças a isso, podem focar em suas metas para aumentar a lucratividade da empresa.

Quer saber mais sobre melhorias no suporte de TI? Sugiro a leitura do artigo 9 Dicas para melhorar seus serviços de TI para você aplicar na sua empresa.

TiFlux x Computação na Nuvem

Até alguns anos atrás, quando uma empresa iria utilizar um software para fazer suas atividades, ela tinha a necessidade de instalar esse software em todos os computadores que fossem utiliza-lo. Com a tecnologia da computação em nuvem isso mudou. Agora as empresas utilizam softwares sem ter a necessidade de instalar em suas máquinas. O único requisito para a utilização é que o computador esteja conectado a internet.

O TiFlux é um caso desses. A solução está toda na nuvem e, para utilizar, basta estar com um computador ou tablet conectado a internet. Também é possível baixar o aplicativo, disponível para smartphones nos sistemas operacionais Android e IOS.

Devido o TiFlux estar na nuvem, há praticidade para os profissionais que utilizam ela. Por exemplo: quando um técnico finalizar um trabalho externo, ele pode apontar o serviço realizado e fechar o ticket. Após isso ele já vai tem a disposição no aplicativo os demais tickets pendentes que precisam ser resolvidos com todas as informações do solicitante.

Tickets

O aplicativo do TiFlux foi desenvolvido para que os técnicos possam fazer seus apontamentos e abrir tickets de qualquer lugar. Sem ter que estar na frente de um computador para fazer isso, ele ganha tempo e outra vantagem é que seu gestor também pode acompanhar em tempo real as suas atividades.

Agente Remoto

Outra funcionalidade que o TiFlux disponibiliza é o agente remoto para fazer acessos remotos, para fazer um acesso remoto você só precisa acessar sua base através de qualquer computador conectado à internet.

Ao acessar sua base você tem a sua disposição a lista com as máquinas onde instalou os seus agentes remoto e a partir da sua base você pode acessar remotamente qualquer máquina dos seus clientes para prestar suporte.

A instalação do agente remoto no TiFlux é muito simples, conforme você for cadastrando os seus clientes na página Recursos na hora em que você for baixar um agente remoto, terá a opção de selecionar o cliente onde você vai instalar esse agente remoto e também terá que selecionar o sistema operacional da máquina que vai receber a instalação do agente remoto.

Com isso os agentes remotos ficam organizados por cliente na hora em que for fazer o acesso remoto.

Após você fazer a instalação na máquina do seu cliente o recurso já vai aparecer na sua base para fazer o acesso remoto.

Além disso o seu cliente também poderá abrir tickets (chamados) e se comunicar por chat com você através do recurso instalado em sua máquina .

E para fechar esse ponto, o TiFlux é um das poucas soluções que dispensa a instalação de plugins ou softwares nos computadores para se utilizar a sua plataforma de acesso remoto. Isso quer dizer que seu time técnico pode abrir o painel de acesso em qualquer dispositivo que tenha suporte a HTML 5, dando liberdade de uso tanto em plataformas desktop como mobile.

Conclusão

Essas são só 2 funcionalidade que o TiFlux disponibiliza para seus usuários. Existem muitas outras, e o melhor tudo isso: é na nuvem.

Caso você queira fazer um teste com o agente remoto do TiFlux  e também ver todas as nossas funcionalidades disponíveis, você pode fazer um teste gratuito, é só se cadastrar e já começar a utilizar o TiFlux e instalar o agente remoto em seus clientes, clique aqui caso queira testar.

O que você achou deste artigo? Compartilhe conosco. Tendo qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe o seu comentário