Atendimento ao cliente 7 minutos

Customer Experience: o que é e 6 dicas práticas para seu negócio

TIFlux - Customer Experience: o que é e 6 dicas práticas para seu negócio
Ademir Vicente Machado Junior
22 de janeiro de 2024

Compartilhe:

Customer Experience (CX), ou experiência do cliente, é essencial para o sucesso empresarial, tendo em vista que o mercado está mais competitivo e os consumidores cada vez mais exigentes. 

Independente da forma como um serviço é oferecido e realizado, ele gera uma interação entre empresa e público atendido. Embora seja um assunto recorrente, muitas corporações não desenvolvem práticas voltadas à satisfação do cliente

Neste artigo, explicamos o conceito de customer experience, a importância de implementá-la, os 6 pilares fundamentais e dicas práticas para melhorar essa experiência no seu negócio. Confira!

O que é Customer Experience?

Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente, refere-se ao conjunto de percepções que um cliente vivencia ao interagir com uma empresa ao longo de toda a jornada de compra

Isso abrange desde o primeiro contato até o pós-venda, envolvendo todos os pontos de contato, como atendimento, produtos, serviços e canais de comunicação. 

O resultado das ações é medido pelo sentimento do usuário sobre a marca. Para traduzir isso em métricas, utilizam-se indicadores como:

  • Net Promoter Score (NPS);
  • Tempo de atendimento;
  • Resolução de chamadas;
  • Taxa de expansão.

Uma experiência do cliente positiva não apenas atende às expectativas, mas as supera, gerando satisfação, fidelidade e contribuindo para o sucesso e a reputação da empresa no mercado. A eficácia da Customer Experience está ligada à compreensão profunda das necessidades, desejos e expectativas dos clientes

Qual a importância do Customer Experience?

A importância do Customer Experience (CX) está na capacidade de influenciar diretamente o sucesso e a reputação da marca. Uma experiência positiva constrói uma relação sólida entre empresa e cliente e gera recomendações, impulsionando o crescimento orgânico. 

Além disso, contribui para a retenção, aumentando o valor ao longo do tempo. Em um mercado competitivo, investir em CX não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade para construir uma base sólida e sustentável para o negócio. 

Fortalecer a cultura do atendimento com base em Customer Success traz muitos benefícios, como os listados a seguir.

Posicionamento da marca

Quando os clientes recebem tratamento especial e são colocados no centro da cultura organizacional, isso fortalece o apreço pela marca e reflete um posicionamento autêntico. Ao reconhecer essas características durante o atendimento, o público identifica a empresa em uma simples conversa ou troca de mensagens. 

Vantagem competitiva

Organizações que priorizam experiências excepcionais estabelecem diferenciais marcantes, construindo lealdade e atraindo novos clientes. Essa abordagem não apenas satisfaz as expectativas, mas cria um valor único que impulsiona o destaque e o sucesso no mercado.

Marketing de defensores

A reputação sólida gerada por relações autênticas com os clientes impulsiona o engajamento e o marketing boca a boca, resultando em amplo alcance orgânico e novas oportunidades de negócios. 

Receber boas avaliações é uma excelente vitrine. O site Reclame Aqui apurou que 94% dos 22 mil usuários do site não compram de empresas com má reputação. Planejamentos consistentes e ações proativas são essenciais para evitar crises e garantir uma imagem positiva junto ao público.

Maior lucratividade

Todos os tópicos abordados acima compõem o atrativo principal: aumento dos lucros da empresa. Atender bem os clientes favorece as vendas, mantém o público satisfeito e eleva os resultados da organização.

Os 6 pilares do Customer Experience

Não são somente as áreas de atendimento que devem ter a responsabilidade de proporcionar uma experiência de alto nível aos clientes. Todas as áreas devem se dedicar conjuntamente para provocar boas reações no público. Por isso, existem seis pilares importantes no Customer Experience.

  1. Emocional

Uma estratégia eficaz de CX busca encantar o público, priorizando o conforto e colocando o cliente em primeiro lugar. Ao cultivar essa relação, o objetivo é fidelizar o consumidor e  transformá-lo em um defensor entusiasta da marca.

  1. Esforço

A facilidade na relação entre público e produto está vinculada ao esforço que um cliente precisa dedicar para interagir com a marca. Elementos como um onboarding eficiente, canais de contato variados e comunicação clara simplificam os contatos diários, contribuindo para uma jornada fluida e descomplicada.

  1. Sucesso

O pilar do sucesso no Customer Experience abrange desde as transações comerciais até o pós-venda, priorizando a entrega do que o consumidor busca. A satisfação com o produto e o alcance de metas são fundamentais, visando posicionar a empresa como uma parceira ao longo de todo o processo.

  1. Acessibilidade

O pilar da acessibilidade garante que os clientes possam interagir com a organização de maneira fácil e eficiente, seja por meio de canais diversos ou interfaces intuitivas, promovendo uma experiência sem obstáculos.

  1. Consistência

É fundamental manter uma entrega consistente de serviços e experiências em todos os pontos de contato, reforçando a confiança do consumidor e construindo uma identidade de marca sólida.

  1. Inovação e adaptabilidade

É essencial fomentar uma cultura de inovação e estar constantemente adaptável às mudanças nas expectativas do cliente e no cenário de mercado, assegurando que a empresa permaneça relevante e à frente da concorrência.

6 dicas para melhorar o Customer Experience

A Opinion Box realizou uma pesquisa sobre o tema e constatou que 82% dos entrevistados já deixaram de optar por uma marca porque tiveram uma experiência negativa. 

Por isso, além da importância de seguir os pilares citados acima, é essencial também focar em dicas úteis para a implementação eficaz do CX. A seguir, listamos as 6 principais.

  1. Ouvir os clientes

A escuta ativa é essencial para compreender a perspectiva do consumidor em relação ao seu produto ou serviço. Monitorar indicadores, oferecer canais de contato e utilizar pesquisas de satisfação são estratégias assertivas. 

Contudo, é necessário acompanhar regularmente os relatórios para garantir a eficácia dessas iniciativas no aprimoramento contínuo.

  1. Promover atendimento humanizado

Na criação de fluxos e treinamento da equipe, é essencial priorizar a humanização, preparando os atendentes para um serviço com atenção, cuidado e escuta ativa. É fundamental buscar maneiras de criar uma atmosfera acolhedora, aumentando a probabilidade de feedbacks positivos sobre a qualidade do atendimento.

  1. Oferecer uma comunicação multicanal

É necessário manter uma presença consistente e dinâmica em diversos canais de comunicação. Garantir uma experiência unificada em todas essas plataformas promove uma interação mais fluida e conveniente para o cliente, fortalecendo os laços e ampliando as oportunidades de engajamento. 

  1. Treinar a equipe

É fundamental capacitar os colaboradores para oferecer um atendimento de excelência e personalizado. Focando em habilidades interpessoais e empatia, esse treinamento cria uma equipe mais preparada para compreender e atender às necessidades específicas dos clientes. 

  1. Trabalhar o pós-venda

Ao proporcionar um suporte contínuo, resolver problemas e manter uma comunicação ativa, a empresa demonstra seu comprometimento pós-compra. Isso não apenas solidifica a relação com o consumidor, mas também contribui para a reputação positiva da marca.

  1. Escolher as ferramentas certas

A qualidade da interação entre a organização e o cliente depende da estrutura de atendimento. Tecnologias adequadas, como um sistema de atendimento completo, centralizando demandas e integrando canais, garantem uma comunicação ágil e fluxos bem definidos. 
>> Gostou deste conteúdo? Baixe o nosso e-book e saiba como tornar o atendimento ao cliente B2B mais eficiente.

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.