Tecnologia da informação

O que é memória Optane?

tiflux
22 de maio de 2018

Compartilhe:

Optane Produto

Memória optane é um SSD?

Optane é uma nova tecnologia desenvolvida pela Intel com o objetivo de substituir os SSDs e também memórias RAM do tipo DDR.  Hoje os dispositivos são limitados a uma memória cache para acelerar disco rígidos afim de deixá-los com desempenho semelhante a um SSD.

Como funciona?

Ao abrir uma aplicação no computador, seu processador manda uma solicitação para o HD ou SSD e ele envia as informações para memória RAM, que devolve para o processador.  Então, pensando em acelerar essa comunicação, a Intel desenvolveu a memória 3DXpoint. Que possui uma análise de perfil de consumo para saber quais programas são utilizados com mais frequência e então quando seu processador for requisitar uma informação ele irá diretamente na memória optan, que é mais rápida do que um disco rígido convencional.

Optane e SSD juntos?

A memória da Intel é mais rápida que um SSD de fato. Porém, se houver um SSD junto a uma optane no mesmo setup, não necessariamente vai existir uma velocidade maior no carregamento do sistema operacional e dos programas. Na prática, a presença de uma optane faz mais sentido no cenário de uma configuração com um disco rígido. Que acaba limitando o desempenho da máquina por ser constituído de componentes mecânicos.

Compatibilidade

Se você quer comprar uma optane para acelerar o seu computador, fique atento a alguns detalhes:

  • A memória é compatível apenas com a 7ª gerações de processadores da Intel (core i3,i5 e i7)
  • A placa mãe deve ter formato M.2 compatíveis com optane.

Atendidos os requisitos acima você pode comprar sem medo a sua intel optane.

Ganho de desempenho

Em média o ganho é de 200 % comparado a um HD comum. A questão depende do restante do seu setup.

Não são todos os programas que vão ser guardados dentro da memória. Caso o programa seja maior que a sua capacidade, simplesmente as informações não vão ser guardadas.

Vale a pena?

Como vimos acima a nova tecnologia da Intel tem como objetivo acelerar a comunicação de componentes. A eficácia do produto tem mais proveito em um disco rígido comum.

Se você quer fazer um upgrade no seu PC mas não quer investir em memória e em SSD, a optane é o meio termo ideal para você.

Confira os locais onde você pode adquirir esse produto diretamente no site da Intel.

Experimente Grátis o Service Desk da TiFlux

Confira também nosso artigo Como saber a hora de trocar minhas máquinas?

Deixe o seu comentário