Tecnologia da informação 7 minutos

O que é um cluster empresarial? Saiba tudo sobre essa estratégia

TIFlux - O que é um cluster empresarial? Saiba tudo sobre essa estratégia
Ademir Vicente Machado Junior
7 de junho de 2022

Compartilhe:

Conforme o tempo passa, novas possibilidades ajudam a melhorar ainda mais a performance e otimização nos processos de negócios. 

 

O cluster empresarial é um modelo de organização entre empresas que teve sua origem na Tecnologia da Informação e que passou a ser aplicado por corporações de diversos segmentos. 

 

Para você entender melhor o que é cluster e quais seus benefícios para a gestão, preparamos este conteúdo. Confira com a gente!

O que é cluster empresarial?

Cluster é um termo em inglês. A tradução significa “aglomerar” ou “aglomeração”, e pode ser aplicada em várias situações. 

No caso da computação, esse termo determina uma arquitetura de sistema. Ela torna possível combinar vários computadores para trabalharem de maneira simultânea. É como se unissem dois ou mais computadores e eles fossem apenas um. 

Esse tipo de sistema começou a ser utilizado em 1960, na IBM. O principal objetivo foi aumentar a eficiência dos processadores dos computadores.

Não se trata apenas de aglomerar, mas sim de propor uma forma de coordenação de atividades que sejam desempenhadas de maneira coordenada entre os participantes

E foi assim que esse formato inspirou o mundo corporativo, quando se estabeleceram os clusters empresariais. 

Da Tecnologia da Informação para o mundo corporativo

As empresas começaram a entender que trabalhar com relações de parceria pode ser mais promissor do que se desenvolverem de forma isolada. Foi a partir desse momento que a clusterização passou a ser vista como uma possibilidade para unir corporações

Em um mesmo espaço geográfico, ou de maneira virtual, diversos setores e segmentos podem ser agrupados para:

  • aumentar a produtividade;
  • dividir despesas;
  • formar novos negócios;
  • fortalecer o cluster;
  • estabelecer metas e obter ganhos mútuos. 

Um cluster empresarial, portanto, significa uma concentração de empresas em um mesmo local. Michael Porter, professor e teórico da Harvard Business Review, foi quem concebeu o conceito em 1995, definindo-o como:

“O agrupamento de empresas e instituições que se relacionam entre si, pertencentes a um mesmo setor ou segmento de mercado, que se encontram próximas geograficamente e são colaborativas a fim de se tornarem mais competitivas.”

Qual é o objetivo de um cluster de empresas?

Clusterizar tem a finalidade de fortalecer um grupo de elementos que possua algo em comum. Isso vale para servidores, sistemas ou mesmo para uma seleção de empresas que passem a trabalhar em conjunto. 

  • Primeiro, esse modelo ajuda no aumento da produtividade dos negócios que constituem o cluster
  • Segundo, permite um grande avanço da tecnologia para o fortalecimento da capacidade de inovação. 
  • Por último, incentiva a constituição de novas empresas ou soluções dentro do cluster, ampliando os negócios envolvidos.

Dessa maneira, o setor chave adquire grandeza dentro do seu mercado, para poder competir com concorrentes mais fortes. 

>> Acesse agora o eBook gratuito com 8 processos para fazer sua gestão completa de TI!

Qual a diferença entre cluster empresarial e cluster industrial?

Um cluster industrial geralmente possui unidades pré-determinadas a constituírem relações do tipo fornecedor, produtor e distribuidor. São relações mais padronizadas. 

Os empreendimentos se aglomeram por serem interdependentes, ou seja, por possuírem canais de distribuição, matéria-prima, ou mão-de-obra em comum. 

No caso do cluster empresarial, as possibilidades são diversificadas. Vários negócios podem atuar em conjunto por buscarem complementaridade de serviços, por exemplo. 

Vamos à prática: o sistema Tiflux possui uma API aberta, e pode se conectar a outras soluções de uma companhia para agregar outros serviços em um mesmo ambiente. Essas soluções, por sua vez, pertencem a outras empresas. 

O WhatsApp é um desses casos. Com a integração do sistema ao WhatsApp Business, o Tiflux pode diversificar os canais de atendimento ao cliente e melhorar os serviços oferecidos a partir dessa relação. 

O mesmo acontece com a Splashtop, que foi incorporado ao nosso sistema para viabilizar a funcionalidade que permite o acesso remoto via streaming em tempo real durante trabalhos de suporte. 

É claro que estamos nos referindo a uma forma mais simplória de clusterização, pois a relação entre as empresas não necessariamente precisa acontecer em um mesmo espaço geográfico. 

Falamos sobre essa especificidade do sistema Tiflux justamente para demonstrar o quanto o agrupamento de serviços pode ocorrer de formas flexíveis. O importante é colocar em prática um mindset com esse tipo de disponibilidade para o mercado. 

Quais são os tipos de cluster empresarial?

Existem duas classificações possíveis para clusters empresariais. São os seguintes:

  • Cluster empresarial horizontal: é caracterizado pelo compartilhamento de recursos utilizados em comum acordo entre as corporações integrantes. 
  • Cluster empresarial vertical: quando as organizações estabelecem uma certa hierarquia, com divisões de trabalho e relações entre si. 

Exemplos de clusters empresariais no Brasil

Os parques tecnológicos são uma excelente forma de ilustrar como a clusterização de empresas funciona na prática. No Brasil, essa é uma configuração que reúne principalmente startups

Segundo um panorama realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de negócios desse segmento só cresce. O País conta com mais de 14 mil startups distribuídas em 78 clusters.

Algumas delas são:

No caso do segmento de startups, esses conglomerados também são chamados de comunidades ou parques tecnológicos. 

Quais os benefícios de um cluster de empresas?

Entre as diversas vantagens do cluster, estão:

  • facilidade de acesso a fornecedores;
  • captação de mão-de-obra especializada;
  • desenvolvimento acelerado dos negócios;
  • condições para inovação;
  • diferenciais competitivos. 
  • otimização de custos.

Em resumo, podemos dizer que atuar com a mentalidade de cluster empresarial encurta muitos caminhos. Voltando ao exemplo da Tiflux, as integrações que oferecemos são uma maneira de melhorar a qualidade do sistema com agilidade.

Em vez de criarmos uma nova solução que funcione como o WhatsApp Corporativo ou como a Splashtop, é muito melhor optarmos pelo uso dessas ferramentas que são referência dentro do que cada uma se propõe a oferecer. 

Isso nos fornece mais tempo para nos dedicarmos ao desenvolvimento de atualizações e aprimoramentos do nosso sistema. 

Vamos falar também sobre modelos organizacionais?

Tanto quanto entendermos as possibilidades do que acontece no ambiente externo, é fundamental compreendermos quais são as maneiras de organizar os processos internamente em busca de excelência e eficiência operacional
>> Por isso, faça agora o download gratuito do guia completo sobre Centro de Serviços Compartilhados e impulsione a performance da sua gestão de TI!

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.