Tecnologia da informação

O que é um Firewall e quais os tipos que existem

tiflux
17 de fevereiro de 2020

Compartilhe:

Mesmo pessoas que são leigas em segurança de TI, sabem que a internet não é um território livre de perigos. Por isso, é muito importante conhecer e utilizar ferramentas de proteção para computadores, redes e Smartphones. E é por isso que existe o Firewall.

Muitos usuários ainda não sabem como é importante estar protegido quando se está navegando na internet, pois são muitas as armadilhas feitas para pegar usuários desprevenidos e com pouco conhecimento.

Os sistemas operacionais hoje em dia já vem preparados com algumas soluções para ajudar a proteger o usuário de possíveis ameaças no tráfego de rede. Uma das soluções mais populares e antigas, é o Firewall, mesmo pessoas que não tem conhecimento nenhum em segurança de TI já ouviram falar nessa nomenclatura.

E para estar entendendo o que é um Firewall, preparamos um conteúdo explicando melhor. Confira!

O que é e para que serve um Firewall

O Firewall é um dispositivo de segurança da rede de computadores que fica monitorando a entrada e saída de todo o tráfego do computador. Ele decide o que bloquear de acordo com um conjunto de regras de segurança pré-definidas.

O que é e para que serve um Firewall
Imagem Freepik

Esse dispositivo já existe há mais de 25 anos e tem sido a linha de frente na defesa da segurança de rede. O Firewall cria uma barreira, protegendo a rede de possíveis ameaças de redes externas que podem não ser confiáveis e, assim, evitando o acesso dos usuários em armadilhas. Resumindo, um Firewall pode ser desde um software, como um hardware, ou os dois.  

Tipos de Firewall

O Firewall pode ter o seu trabalho realizado de várias formas, o que define a sua metodologia são os critérios do desenvolvedor, estrutura da rede, necessidades do que vai ser protegido e, as características do sistema operacional. Por isso, é possível encontrar mais de um tipo de Firewall. Abaixo listamos os mais conhecidos do mercado, veja:

  • Firewall de Proxy

O Firewall de Proxy é um dos mais comuns, esse tipo de Firewall funciona como a passagem de uma rede para uma outra aplicação específica. Os servidores Proxy podem oferecer recursos adicionais, como a segurança de conteúdo, armazenamento em cache e, acaba evitando conexões diretas de fora da rede. 

  • Firewall com inspeção de estado 

Esse Firewall é conhecido como o firewall tradicional, esse tipo bloqueia o  tráfego de acordo com o estado, protocolo e porta. O Firewall com inspeção de estado monitora toda a atividade, desde o início da conexão, até ela ser fechada. As decisões de filtragem de pacotes são tomadas de acordo com as regras que o administrador da rede define.

  • Firewall de Gerenciamento unificado de ameaças (UTM)

Esse Firewall também é conhecido como UTM (Unified Threat Management),  um termo de segurança de informações que é uma única solução de segurança e, também podendo ser um único dispositivo que contém várias funções de segurança em um ponto de rede wi-fi.

  • Firewall de próxima geração (NGFW)

O Firewall de próxima geração (NGFW) é uma evolução dos Firewalls, ele é um pacote capaz de bloquear ameaças modernas como Malwares avançados e ataques à camada de aplicação.

Vantagens de ter um Firewall À disposição

Existem muitas vantagens ter um Firewall à disposição dentro da sua corporação, computador pessoal, servidor e etc, e algumas delas são: 

Vantagens de ter um Firewall à disposição
Imagem Freepik
  • Melhora na Produtividade: Devido às configurações de permissões de acesso, o administrador consegue configurar para que as redes sociais e outros sites de entretenimento  para que sejam bloqueados e assim, aumentando a produtividade dos colaboradores.
  • Maior Segurança da Rede: A principal função do Firewall é garantir a segurança e integridade dos dados, por isso, é muito importante ter um à disposição para dificultar a vida dos hackers.
  • Verificação de Conexões remotas: Com o Firewall completamente restrito a conexões de redes internas e tráfego de dados interno, ele consegue bloquear as requisições dos servidores de locais remotos, garantindo a segurança da rede. Isso pode ser um problema para colaboradores que trabalham remotamente e precisam se conectar ao servidor da empresa e, para evitar esse tipo de problema, a solução é utilizar uma VPN (Virtual Private Network).

Conclusão

Como você deve ter percebido, o Firewall é um dispositivo poderoso que garante a segurança da rede e integridade de dados. Não é atoa que ele surgiu na década de 1980 e é utilizado até os dias de hoje. Mas, ele não é capaz de garantir 100% da segurança da rede, por isso, é importante utilizar outros dispositivos e ferramentas para trabalharem juntos, como por exemplo, o VPN.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, caso tenha ficado alguma dúvida, pergunte-nos aqui em baixo do artigo. Ficaremos felizes em saber sua opinião. 

Deixe o seu comentário