Tecnologia da informação

O que é um servidor Apache?

tiflux
24 de janeiro de 2020

Compartilhe:

Apache é um web servidor gratuito que permite que os usuários armazenem seu conteúdos na internet. De acordo com uma pesquisa feita em 2007 pela Apache Software Foundation, o servidor Apache é utilizado em 47% dos sites hospedados na web.

O apache foi criado em 1995, por Rob McCool, que na época, era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing). Hoje, Apache é um servidor mais bem sucedido da web que existe no mercado. Ele é popular no mundo todo e, é utilizado principalmente por usuários Linux.

Como funciona um Servidor Apache

Apesar de ser chamado de Servidor Apache, na verdade ele é um software que roda em um servidor. Esse software faz a conexão entre o servidor e os navegadores que estão acessando sites e, dessa forma, o servidor Apache faz a comunicação servidor-cliente.

Como funciona um Servidor Apache | TIFlux

Como por exemplo: quando um usuário acessa uma página na internet de alguma empresa e vai para a página que contém imagens, o navegador envia uma requisição para o servidor Apache, onde responde entregando todos arquivos necessários para mostrar as imagens. 

As comunicações do servidor Apache são feitas pelo protocolo HTTP e, dessa maneira, o Apache executa toda a comunicação de uma forma segura e suave para ambos os lados.

Umas das particularidades do servidor Apache, que mais chamam a atenção, é que ele é altamente personalizável. O Apache possuir uma estrutura baseada em módulos, o usuário tem a possibilidade de instalar novos recursos e funcionalidades, além de poder ativá-las ou desativá-las sem impedimentos.

Um exemplo desses módulos que o Apache possui, são focados em sistema de cache, autenticação de senhas e segurança. São muitas opções disponíveis que expandem a utilidade do servidor. 

Vantagens e Desvantagens do Apache

O servidor web Apache é uma ótima maneira de executar seu site na web com estabilidade e de forma gratuita, sem gastar nada com isso. Por conta de ser muito vantajoso, o Apache é utilizado para hospedar sites de todo o mundo.

Vamos deixar abaixo as vantagens e desvantagens de utilizar um servidor Apache:

VANTAGENSDESVANTAGENS
É uma aplicação altamente confiável, você não vai ter surpresas na hora da execução e também não vai ter lentidão.Devido o Apache ter muitas opções de configurações disponíveis e, é possível que o usuário deixe brechas na parte da segurança.
O Apache é totalmente gratuito, é possível usá-lo comercialmente ou seja lucrar com ele sem ter necessidade de pagar um fornecedor.É possível o ter problemas de desempenho em sites com um altíssimo tráfego.
É muito fácil de configurar o Apache e sua interface é amigável aos usuários, mesmo usuários iniciantes não encontram dificuldades em instalar e  gerenciar um servidor Apache. 
A estrutura do Apache é baseada em módulos e por isso permite instalar extensões e recursos adicionais. 
O Apache é compatível com servidores Windows e Unix. 

Agora que você sabe o que é um servidor Apache, que tal ficar por dentro de mais conteúdos como este? Basta acessar nosso blog. 

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.