Gestão de serviços

O que você precisa para ser um bom prestador de serviço de TI

tiflux
18 de setembro de 2018

Compartilhe:

A prestação de serviços é uma arte, e como tal exige um pouco de talento e muito suor.

Como um diamante que precisa ser lapidado para mostrar o seu valor, assim também os prestadores de serviços precisam suar um pouco a camisa, sempre melhorando os seus serviços e processos no atendimento de seus clientes.

Bom Prestador de Servicos de TI

Quando é um prestador de serviços em TI, existe algo chamado “tecnologia”, que demora para evoluir e é tão ultrapassada que é fácil de assimilarmos tudo sobre ela.

É claro que estou sendo sarcástico. A tecnologia voa. Antes que possamos aprender algo, já há alguém do outro lado do planeta lançando a versão 3.0 daquilo. Por isso é mandatório que estejamos sempre evoluindo e assimilando novos conhecimentos.

Vamos compartilhar algumas ideias e dicas valiosas que podemos implementar não só para sermos melhores prestadores de serviços mas para os clientes perceberem que o somos de fato.

Rotinas

Prestação de serviços exige cadência. Entrega de atividades contínua, mais do que em prazo recorde, ter estabilidade.

Os clientes querem e buscam parceiros confiáveis, com quem eles possam contar quando acionados. Não adianta atender um chamado em 10 minutos e outro em 10 horas. A falta de cadência e de previsibilidade gera frustração no cliente.

Por isso devemos ser adeptos de rotinas. Elas tornam a vida e os serviços mais previsíveis. Alguns podem achar que é chato e monótono, mas no geral todos nós queremos atividades rotineiras. Já pensou se em um dia você tem que iniciar o trabalho às 10hs, no outro às 5hs e nos outros às 16hs. Para piorar, você só vai saber o horário de trabalho 15 minutos antes. Como você conseguirá organizar a sua vida dessa forma? Como você conseguirá planejar uma faculdade ou pós-graduação?

É óbvio que devemos ser flexíveis, mas mudanças nas rotinas são a exceção, não a regra. Do contrário, não ficamos loucos e sem saber o que deve ser feito. Estabeleça rotinas no ambiente de trabalho de sua equipe, rotinas de monitoramento, rotinas de backup, rotinas de consultoria e etc. Você vai perceber também que isso poderá reduzir as atividades emergenciais, os incidentes.

Banner Bom Prestador de Serviços

Transparência

Imagine a situação em que você precisa levar seu carro a um mecânico. Ele diz que você pode buscar o carro no dia seguinte, mas quando você chega lá ele diz que não deu certo, e que é para você ir no outro dia. Assim se repete no dia seguinte. E assim se repete até que você finalmente possa pegar seu automóvel de volta. O que pode evitar uma situação dessas? Transparência e resultados.

Durante um serviço, compartilhe com o seus cliente o que está acontecendo, o diagnóstico do problema e o que deve ser realizado. É como aplicar uma consultoria, mas apenas para que seu cliente entenda tudo que você irá passar nesse trabalho. Isso ajuda muito ambos a terem o entendimento de quando irá ser finalizado o serviço.

Além disso, é importante ser proativo em suas atividades e ações junto ao cliente. Além de seus clientes se sentirem seguros pelo seu trabalho eles poderão confiar quando necessidades de reposição de peças e atividades assim serem necessárias.

Conclusão

Essas são apenas algumas dicas dentre tantas que devemos e podemos pôr em prática.

Existem diversos outros materiais no nosso blog que você pode dar uma olhada. Metodologias, ferramentas, dicas de rotinas, e várias outras coisas para o universo de TI e Prestação de Serviços. Navegue a vontade!

O foco da nossa equipe TiFlux é auxiliar as equipes de TI a alcançarem resultados excepcionais. Contem com o TiFlux para fazer mais.

Deixe o seu comentário