Performance de TI 6 minutos

Workflow: dicas e recursos para otimizar o fluxo de processos em TI

TIFlux - Workflow: dicas e recursos para otimizar o fluxo de processos em TI
Ademir Vicente Machado Junior
2 de março de 2022

Compartilhe:

Quando as atividades de uma empresa seguem caminhos pré-determinados, obedecendo hierarquias e processos, tudo fica mais simples. Alguns métodos oferecem essa possibilidade, como a aplicação do workflow em TI

Trata-se de uma opção de organização com ganhos de agilidade e qualidade das entregas. Sistemas de Tecnologia da Informação são aliados fundamentais para a automação dos procedimentos, e vamos entender neste conteúdo como a sistematização das demandas pode trazer inúmeros ganhos!

Se você tem interesse em saber mais como melhorar o rendimento da equipe e aperfeiçoar a sua gestão de TI, confira este artigo da Tiflux e descubra como fazer isso!

5 dicas para otimizar os processos em TI

A tradução da palavra workflow é autoexplicativa: fluxo de trabalho. São sequências de trabalho, condicionadas ao entendimento sobre a realidade da rotina do time. Organizá-las depende da visão acerca de todas as ações e procedimentos envolvidos no dia a dia. 

Temos algumas sugestões que podem ajudar nesta etapa inicial! Vamos a elas.

  1.  Converse muito com a equipe

Quem está na linha de frente tem muito a contribuir com impressões sobre as vivências e desafios dos serviços de atendimento ao cliente. Para ter noção completa do fluxograma das atividades, conte com uma revisão coletiva.

  1. Conheça a fundo seu atendimento

Quanto mais detalhes você obtiver sobre o empreendimento, os produtos e serviços, melhor! Reúna todas as informações em um mapeamento de processos, de estratégias e de objetivos para identificar o que pode ser aperfeiçoado com novos recursos.

  1. Encontre oportunidades

É fundamental ter uma postura flexível. Ao passar pela etapa de diagnóstico e reconhecimento de todas as práticas do time, mantenha uma abertura para verificar chances de mudanças e refinamentos a serem feitos

Lembre-se, sempre: o foco de um atendimento ao cliente com excelência deve ser melhoria contínua

  1. Interaja com outros departamentos

Um planejamento de workflow pode servir para criar conexões entre diversos setores de uma empresa. Isso encurta caminhos e promove o alinhamento, com mais padronização no tratamento com o cliente.  

  1. Invista em ferramentas para viabilizar o workflow

Depois de seguir todas essas recomendações, você terá embasamento suficiente para analisar e entender quais são as melhores soluções para implementar com eficácia o workflow em sua empresa! 

Contar com o apoio da tecnologia para isso traz vantagens como:

  • acompanhamento de métricas;
  • monitoramento processual de forma macro;
  • praticidade no atendimento;
  • disponibilidade de informações para toda a equipe;
  • melhor produtividade. 

Algumas funcionalidades devem ser observadas na escolha de um sistema, e farão com que a sua empresa alcance os ganhos citados acima. Vamos conhecê-las no próximo tópico!

>> Saiba o que empresas como a Globaltera têm feito para otimização dos processos de TI e aumente seus resultados! 

Recursos de workflow para profissionais de TI

É fato que automatizar os processos é a solução para acompanhar a digitalização do mercado. Levantamentos da Deloitte comprovam que líderes da área de TI têm compreendido cada vez mais essa tendência:

  • 74% dos entrevistados afirmaram que a automação trouxe mais eficiência ao trabalho da equipe;
  • 59% relataram redução de custos em até 30%;
  • 95% estão automatizando processos, sendo que essa é uma prioridade para 21% deles

Para te ajudar a proporcionar essa transformação e manter a competitividade do seu negócio, o sistema Tiflux é um software de Help e Service Desk com as funcionalidades ideais para a estabelecer um workflow fluido

Fique por dentro de alguns recursos essenciais:

Centralização dos canais de contato

Para coordenar as etapas de uma operação de suporte ao cliente, você precisa contar com a reunião de todos os pontos de contato em um mesmo ambiente. Com a Tiflux, chat, e-mail, redes sociais, telefone e WhatsApp passam a ser monitorados de forma integrada

A sequência de trabalho do time depende da eliminação de falhas de comunicação! 

Automatização de tarefas

Ao configurar os fluxos, torna-se possível fazer o repasse de tarefas automaticamente entre diferentes agentes ou grupos de atendimento. A operação torna-se mais organizada, com as descrições de todos os encaminhamentos dos tickets e um escalonamento descomplicado. 

O workflow de TI é viabilizado pelas categorizações e diferentes tratamentos apontados para cada demanda. Tudo isso facilita um crescimento ordenado da operação a médio e longo prazos, além de uma rotina mais tranquila.

Integrações

O sistema Tiflux possui uma API que se comunica com diversas plataformas utilizadas por empresas em outros setores, como Comercial e Financeiro. Esse tipo de conexão melhora a experiência do cliente e abre o workflow para um emprego mais amplo das práticas corporativas.

Como consequência, a interação entre as várias áreas do negócio também passa a ser mais frequente e harmoniosa.

Visualização de indicadores

A única maneira de entender a eficácia dos fluxogramas e automatizações é por via de relatórios e métricas. A Tiflux atua fortemente nesse sentido, repassando ao software de Help e Service Desk uma projeção de análises para compreensão dos resultados em totalidade. 

Você pode comprovar esses e outros diferenciais na prática, com um teste gratuito! Aproveite a oportunidade e conte com o apoio dos especialistas do nosso time para fazer da sua gestão de TI uma referência!

>> Confira tudo o que o sistema Tiflux pode fazer pela sua equipe de atendimento! 

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.