Gestão de equipes 6 minutos

5 perfis de profissionais de suporte

TIFlux - 5 perfis de profissionais de suporte
Ademir Vicente Machado Junior
15 de maio de 2023

Compartilhe:

Saber liderar diferentes perfis de profissionais de suporte e fazer a gestão dessa equipe com excelência é um trabalho que requer, do líder, habilidades. É necessário saber conduzir os mais distintos profissionais, motivá-los e captar as suas principais qualidades. Assim, é possível ter a melhor versão de cada um da equipe de suporte.

Segundo pesquisa do site Indeed, entre as competências primordiais que os entrevistados atribuíram a um bom líder, 27% afirmaram que ele precisa ser assertivo nas atribuições de trabalho. Por isso, é fundamental que o gestor conheça cada um da sua equipe e para saber como liderá-los individualmente da melhor forma.

Neste artigo, apresentamos os cinco principais perfis de profissionais de suporte e como liderar cada um deles. Assim, o líder consegue fazer uma boa gestão de demandas e de pessoas, obtendo bons resultados para a empresa e a satisfação de seus colaboradores. Confira!

Quais são os perfis mais comuns de profissionais de suporte e como liderá-los?

As diferentes características dos profissionais de suporte é o que faz a equipe ter várias qualidades e habilidades. Assim, o líder consegue ter distintos perfis que, juntos, resultam em um trabalho dinâmico. 

A seguir, listamos os perfis mais comuns de profissionais de suporte para que o gestor saiba identificá-los com precisão.

  1. Especialista técnico

Esse profissional de suporte em TI é capaz de solucionar, com facilidade, problemas técnicos complexos. Ele tem grande habilidade em lidar com sistemas e ferramentas específicas. Geralmente há poucas pessoas na equipe com tanto conhecimento específico quanto ele. 

O especialista técnico é importante para auxiliar no suporte ao cliente e a equipe. O líder também consegue direcioná-lo a trabalhos de urgência.

Como ser um bom líder para um especialista técnico?

  • Oferecer treinamentos e cursos para expandir o conhecimento técnico;
  • Fornecer feedback periodicamente;
  • Saber ouvir o profissional, quando é preciso solucionar demandas técnicas.
  • Encorajar a colaboração com outros membros da equipe.
  1. Comunicador eficiente

O comunicador eficiente possui a habilidade de saber conversar com outros profissionais e também estabelecer rapport com os clientes, de forma assertiva e didática. Ele sabe construir relações com facilidade e consegue se adaptar a diferentes linguagens, dependendo do contexto, de maneira clara.

Outras características desse profissional de suporte, são carisma e a persuasão. Com isso, os clientes se sentem mais seguros quando são atendidos por esse tipo de perfil.

O que a liderança pode fazer pelo comunicador eficiente:

  • Permitir que trabalhe em projetos desafiadores;
  • Dar liberdade para experimentar novas soluções;
  • Incentivar que ele compartilhe suas ideias e soluções com a equipe;
  • Ouvir suas demandas para fazer correções eficientes ou até preveni-las.
  1. Solucionador de problemas

Esse perfil é um profissional habilidoso para identificar as causas-raiz de um problema e trabalhar de forma  criativa para encontrar soluções inovadoras. É uma pessoa que sabe prever falhas com mais facilidade e também preveni-las com o seu conhecimento e prática.

Para ajudá-lo a entregar o melhor que pode oferecer, o líder deve: 

  • Permitir que trabalhe em projetos desafiadores;
  • Dar liberdade para experimentar novas soluções;
  • Incentivar que ele compartilhe suas ideias e soluções com a equipe;
  • Ouvir suas demandas para fazer correções eficientes ou até preveni-las.
  1. Multitarefa

O profissional de suporte em TI, considerado um multitarefa, é capaz de lidar com várias solicitações e atividades ao mesmo tempo, sem sacrificar a qualidade do seu serviço. Ele consegue realizar suas funções de forma dinâmica e estratégica, além de saber otimizar o tempo.

Esse perfil é importante para uma empresa, pois é um colaborador que, em sua maioria, está disposto a aceitar desafios e metas mais complexas, pois sabe conduzir suas tarefas com dinamismo.

Um bom líder para um profissional de suporte multitarefa deve:

  • Fornecer tecnologias que o ajude a gerenciar suas várias atividades;
  • Estabelecer prazos de forma clara e objetiva;
  • Incentivar na priorização de atividades mais importantes;
  • Alinhar com ele o gerenciamento das tarefas.
  1. Analítico

Ter um colaborador com perfil analítico é importante para as análises precisas de dados. Esse profissional de suporte sabe identificar gargalos, oportunidades e tendências. Informações bem analisadas são essenciais para o bom desempenho da equipe, já que é possível tomar decisões mais estratégicas.

Para liderar este perfil, é importante: 

  • Fornecer dados e informações úteis;
  • Dar a ele a oportunidade de liderar projetos analíticos;
  • Encorajar a troca de insights com a equipe;
  • Fornecer ferramentas tecnológicas para otimizar seu trabalho.

Conseguiu enxergar os membros da sua equipe nos perfis de profissionais de suporte citados acima? Com certeza essa preocupação e o tratamento individualizado por parte do líder faz toda a diferença para uma equipe mais motivada e que se sinta valorizada pessoal e profissionalmente.
Agora que já viu nossas dicas de gestão de pessoas, leia também nosso conteúdo com dicas e treinamentos para uma boa gestão de equipes de TI.

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.