Gestão de serviços

Aprenda a reduzir os custos de TI de uma empresa

tiflux
9 de fevereiro de 2018

Compartilhe:

Você já buscou alguma maneira de reduzir os custos de TI de uma empresa? Conheça algumas ações que podem ajudar a amenizar-los sem perder desempenho e qualidade, seja com prestação de serviços ou equipes internas.

reduzir os custos de ti - moedas caindo

Controlar corretamente o fluxo de caixa é essencial para um negócio. Uma empresa tem de se preocupar com todos os seus investimentos. Pessoas, equipamentos, processos e comunicação; tudo possui um custo e um benefício. Identificar onde falta equilíbrio entre esses dois fatores pode evitar a falência e prover o sucesso a um empreendimento. Por isso desenvolvemos esse texto, a fim de lhe ajudar a encontrar o equilíbrio em sua área de TI, que sabemos ser de grande importante nos dias atuais.

TI Interno, de terceiros ou Outsourcing

Antes de mais nada avisamos que as práticas aqui expostas podem ser aplicadas tanto em equipes internas quanto prestadoras de serviço de TI. Porque iremos trabalhar realidades presentes em qualquer cliente, seja ele um contratante ou a própria casa da equipe de TI.

Remoção de soluções obsoletas

Um dos trabalhos que uma equipe precisa fazer para reduzir os custos de TI de uma empresa é identificar o que há de antiquado dentro dos processos da organização. Questões de hardware como computadores desatualizados, máquinas que não trabalham como deveriam(placa de vídeo inadequada ou processador impotente) ou softwares piratas são fatores que precisam ser revistos e trocados o quanto antes.

Fornecedores

Rever os fornecedores de hardware e software de uma empresa podem fazer grande diferença no fluxo e nos lucros geral do negócio. Algumas marcas que trabalham com máquinas não possuem, por exemplo, seguro para as peças, manutenção e assessoria. Cedo ou tarde essas faltas custam caro para a área de TI.

Servidores próprios ou Nuvem

nuvem ou servidores

Muitas empresas tem seus servidores espalhados por aí. Com a mentalidade voltada para custo e benefício, uma equipe precisa identificar qual é a melhor maneira de se trabalhar esses equipamentos da empresa. A equipe de Ti precisa analisar as necessidades da empresa para decidir entre utilizar uma solução de nuvem ou adquirir um servidor próprio.

O que influencia essa decisão é um misto de custo, quantidade de dados gerados pela empresa, agilidade, qualidade da internet e necessidade de acesso dos arquivos colocados no servidor.

Soluções SaaS

Muitas empresas confiam o atendimento de sua equipe de TI a soluções limitadas, que, por mais que possam ser atualizadas internamente, demandam o investimento de tempo dos profissionais que facilmente se torna ônus para a empresa. Temos no mercado hoje alguns softwares SaaS que atendem as necessidades de TI. Eles auxiliam as equipes a realizarem seu trabalho com maior agilidade e eficiência, sem precisarem se importar com manutenções, atualizações e alterações, que ficam por conta da equipe da própria solução SaaS.

Custos com equipe ( mão de obra )

pessoas

Por conta de ferramentas mal escolhidas, muitas empresas acabam gastando seus recursos financeiros com a contratação de uma equipe que poderia ser substituída facilmente por uma pequena equipe. Um exemplo da má administração de equipe são prestadores de serviço com equipes gigantescas, preços altos, alto volume de serviços e, mesmo assim, lucros ínfimos. Também equipes internas com vários profissionais que tem tempo de ociosidade grande ou processos ineficientes para atendimento de pequenas solicitações da empresa.

Para solucionar esse problema você precisa encontrar as ferramentas certas para que o tempo dos profissionais envolvidos com o seu negócio seja otimizado. Softwares para abertura de chamados, automatização de escalonamentos, controle de inventários, metodologias de atendimento, etc… Qualquer coisa que poupe esforços desnecessários e analise o trabalho da sua equipe funciona. Aliás, a análise é o próximo fator para se reduzir os custos de TI.

Indicadores de produtividade

Ficar de olho nos indicadores de produtividade de uma equipe é uma tarefa simples e que pode ajudar muito uma empresa a reduzir os custos de TI. Análise a contribuição das equipes da organização. Carga de trabalho dos funcionários, tempo de ociosidade, quantidade de manutenções realizadas e taxa de satisfação das atividades realizadas são algumas das características que podem revelar o quão tem sido aceitável o investimento financeiro naquela área.

Analise os resultados de suas ações

Ao aplicar qualquer uma dessas práticas dentro da sua empresa, tenha em mãos os dados de custos anteriores e posteriores a tal ação. Comparar o quanto elas impactam o seu negócio ajuda a providenciar novas necessidades da empresa para aplicar outras transformações no futuro.

Os impactos podem vir de várias maneiras. O tempo de ociosidade dos funcionários, os esforços necessários da equipe para se realizar uma tarefa, os custos oriundo de manutenções de máquinas, tudo que puder ser medido entra na análise para validar o quão efetivos foram as mudanças realizadas na empresa.

Reduzir os custos de TI é só o começo

Após reduzir os custos de TI da sua empresa, com os resultados em mãos e sabendo o quanto sua empresa está crescendo graças aos investimentos corretos na área de TI, você pode pensar em muito mais o que fazer. Você faz parte de uma equipe e tem pretensões para aumentar cada vez mais seus lucros e reconhecimento através da TI?

Deixe o seu comentário