Tecnologia da informação

Problemas com Refrigeração? Water cooler é a solução

tiflux
24 de maio de 2018

Compartilhe:

Refrigeração com Water Cooler
Refrigeração com Water Cooler. Imagem retirada de vídeo do Canal Lifehacker .

A refrigeração

Quanto menor a temperatura dos componentes de um computador melhor será o seu desempenho. Reinicializações inesperadas, travamentos constantes e desligamentos não programados são alguns dos sintomas apresentados por superaquecimento. Trocar a pasta térmica ou colocar outro cooler tradicional (air cooler) pode não resolver o problema. E é por isso que hoje iremos falar sobre o Water cooler, uma tecnologia que consiste em um sistema de refrigeração a água.

Água dentro do seu computador ?

Você não leu errado. O Water Cooler utiliza um radiador semelhante a um carro, para resfriar os componentes do seu desktop. Podendo ser construído para circular entre o processador, placa mãe, memórias e placas de vídeo. É utilizado principalmente para Overclock ( Processo de forçar um componente de computador a rodar numa frequência definida acima da especificação do fabricante). Já que a água possui capacidade de resfriamento superior ao ar.

Estrutura

  • Dissipador (Radiador) É ele que faz o resfriamento do calor emitido pelos componentes. São utilizadas ventoinhas para forçar  o ar contra os dutos do dissipador, realizando assim a troca de calor.
  • Água/Coolant:  É o liquido responsável pelas baixas temperaturas alcançadas em um water cooler. Aditivos para radiadores de carros e água destilada são recomendados.
  • Bomba: É a responsável pela circulação da água.
  • Waterblock: Componentes feitos em cobre ou alumínio que transferem o calor para a água. Fica sobre o processador, esse esquenta o waterblock e a água esfria o mesmo, o que ocasiona uma baixa temperatura constante no processador.
  • Reservatório: É o encarregado por armazenar a água e a transição de líquido  para as peças por meio de mangueiras.
  • Mangueiras: Interligam os componentes do Water Cooler e são o canal de passagem do liquido para o hardware.

Leia também:

Resultados

Ao aderir a esta tecnologia temos um ganho de desempenho  considerável, principalmente se formos utilizar programas que exijam grande poder de processamento. É comum encontrar este hardware em campeonatos de Overclock e dentro dos desktop dos gamers. Essas pessoas se aventuram colocando seu equipamento acima do seu limite.

Além de manter uma temperatura baixa há também um computador mais silencioso, por estar operando de forma confortável graças a refrigeração.

Vale a pena?

Se você pretende realizar um Overclock ou quer extrair o máximo de performance do seu equipamento o Water Cooler é uma escolha ideal para você. Ele auxilia a sua máquina a trabalhar sempre com as temperaturas mais baixas. É recomendado principalmente se o desktop trabalhar em um ambiente quente. Se o uso com o desktop for para aplicações diárias que não exijam alto desempenho o air cooler ainda atenderá as demandas tranquilamente.

Gostou desse artigo?

Leia também o nosso artigo sobre Memórias Optane, para otimizar o desempenho de seus equipamentos.

Experimente Grátis o Service Desk da TiFlux

Deixe o seu comentário