Gestão de Equipes

Relacionamento profissional – Bem Estar

Relacionamento profissional – Bem Estar
dezembro 4, 2018

Com uma economia cada vez mais dinâmica e um mercado de trabalho cheio de oportunidades, atrair e reter talentos tem sido um desafio interessante para as empresas. Já parou para pensar o quanto o bem estar no ambiente de trabalho e um bom relacionamento profissional entre os colaboradores podem ser fatores decisivos?

Nós da TiFlux definitivamente já pensamos sobre o tema e, por isso, consideramos um dos valores da empresa o que chamamos de Relacionamento – Bem Estar.

Imagine o quão ruim deve ser colaboradores que não possuem um relacionamento bom entre si, acabam não trabalhando em equipe e, consequentemente, sentindo-se mal dentro do próprio ambiente de trabalho. Sem dúvida isso acaba gerando alta rotatividade dentro da organização. O que não é algo bom nem para a qualidade dos seus serviços e nem para a saúde financeira das empresas.

O que é preciso para garantir um bom relacionamento profissional?

Para se ter um relacionamento profissional saudável é importante confiança, transparência, respeito e lealdade. É fundamental que toda relação, seja entre os times ou com os clientes,  esteja pautada nesses princípios.

Dentro do TiFlux, por exemplo, os gestores são muito sinceros e transparentes com os colaboradores e sempre estão abertos para ouvir sugestões e críticas. Assim, os colaboradores percebem que sua opinião é levada em conta nas decisões da empresa.

Para os profissionais mais tímidos, ferramentas que permitam feedbacks e sugestões anônimas podem ser uma boa iniciativa, como formulários onlines. Mas, atenção, se não é comum conversas abertas na companhia, isso pode ser um sinal de que algo não está como deveria ou como você gostaria.

Valorizamos tanto a opinião de todos que realizamos toda semana tem uma reunião geral, onde todos têm liberdade de expor o que pensam e o que estão sentido de dificuldade. A ideia é que as soluções e auxilios venham por meio da colaboração de todos.

Como o bem estar reflete no relacionamento com o cliente

Esse ambiente colaborativo e de relações construtivas, sem dúvida é fundamental para garantir um bom relacionamento também com o cliente. O que é fundamental para manter esse cliente fiel a sua empresa. Mas para isso, lembre-se que você precisa fazer um trabalho constante para manter o bem estar interno, que se reflita fora da companhia.

Existem muitas maneiras de se  criar um bom relacionamento com um cliente. Uma das maneiras que criamos aqui no TiFlux foi de fazer tudo dentro do nosso alcance para atendê-lo da melhor maneira possível, ouvindo e aceitando suas sugestões e críticas, buscando a melhoria constante do produto ou serviço.

A opinião dos nossos clientes é tão importante que criamos um portal para eles expressarem suas opiniões, críticas e sugestões de novas funcionalidades dentro do TiFlux. Inclusive a maioria das funcionalidades que existem foram sugeridas pelos pelos usuários por meio desse portal. Mas, mesmo antes da plataforma exclusiva, costumávamos incentivar os feedbacks via e-mail ou outras formas de contato.

Lembre-se que ouvindo os seus clientes, além de melhorar os serviços ou produto, você fortalece o relacionamento profissional e prova que a opinião dele é importante.

Uma medida tão simples, mas que pode mudar o rumo de grandes empresas. como foi o caso de McDonalds. A rede norte-americana, pela primeira vez em 50 anos da sua existência apresentou uma queda nas vendas. Uma das atitudes que a empresa tomou para voltar a crescer foi ouvir os seus consumidores. Foi aí que descobriram que os clientes achavam a organização ultrapassada. A partir daí mudaram de atitudes, como deixar os processos mais rápidos para atender às demandas, modificaram o cardápio e as receitas baseados na opinião dos consumidores.

Com essas mudanças a rede voltou a crescer e teve uma alta de 5% nas vendas globais.

Ou seja, ouvir os consumidores foi crucial para o aumento das vendas e crescimento da empresa.

Mas não adianta apenas ouvir os clientes, você tem que tomar atitudes baseadas  nestas opiniões e o mesmo vale para os seus colaboradores.

Veja algumas dicas do que você pode aplicar com seus colaboradores e clientes e garantir os resultados positivos ao adotar essas atitudes.

  • Converse mais com seus clientes e colaboradores, pare para ouvi-los;
  • Quando estiver ouvindo, foque no que está ouvindo e não no que você vai responder. Nem sempre você precisa responder algo de imediato, às vezes apenas escutar atentamente é o que seu interlocutor precisa;
  • Deixe claro que para seus clientes e colaboradores que você respeita suas opiniões e encoraje-os a falarem mais. Não faça censuras no que exporem, mesmo que você não concorde. Tente entender o motivo de a pessoa estar expondo isso. Pois nem todo mundo consegue expressar de uma maneira clara o que deseja e fala apenas o que está sentido;
  • Quando receber sugestões ou críticas faça uma análise e tome atitudes baseadas nesses feedbacks;
  • Seja prático para resolver os problemas dos seus clientes, e sempre tente melhorar o tempo de solução.