Tecnologia da informação

SGBD – O que é e o que você precisa saber

tiflux
27 de maio de 2020

Compartilhe:

Gerenciamento GDBD - Capa do Artigos

Na maioria dos sistemas informatizados é necessário armazenar dados, sendo elas na maioria das vezes informações dos seus usuários que utilizam diariamente o seu sistema. Por exemplo uma rede social, que precisa armazenar os dados dos seus usuários como nome, senha, e-mail e etc.

Se você parar para imaginar por um instante a quantidade de dados que as empresas de tecnologia precisam armazenar diariamente é algo surreal, principalmente nos dias atuais onde tudo é feito por algum aplicativo ou portal via web.

As empresas utilizam softwares que ajudam a fazer o controle do banco de dados, que são chamados de SGBD (Sistemas de Gestão de Base de Dados).

O SGBD são conjuntos de softwares que são usados no gerenciamento de uma base de dados, são programas que ajudam o administrador do banco de dados a organizar, proteger, editar e acessar as informações da empresa armazenadas no banco de dados.

Para que serve

SGBD possui várias funcionalidades que ajudam  no gerenciamento do banco de dados, deixando claro que não são banco de dados, são ferramentas que ajudam na gestão do banco de dados, os SGBD possibilitam o acesso, edição, consulta e inserção de dados no banco. 

As principais funções do SGBD são:

  • Alterar estrutura de campos
  • Eliminar e copiar ficheiros
  • Inserir, remover e criar relações entre tabelas
  • Importar e exportar dados entre bases de dados
  • Criar Chaves externas e primarias
  • Efetuar consultas nas tabelas
  • Criar usuários com permissões de acesso

Essa são as principais funções encontradas nos SGBD mas não são as únicas, além destas existem muitas outras funcionalidades que são os diferenciais em cada SGBD.

Principais SGBDS do mercado mundial 

Existem alguns SGBDS que são muito utilizados desde por grandes corporações, assim como por pequenas startups, muitas destas ferramentas são Open Source(Código Aberto), o que ajuda para que o SGBD seja moldado de acordo com as necessidades do negócio, abaixo vou falar das 5 soluções mais utilizadas no mercado mundial.

MySQL

MySQL

O MySQL é um dos SGBDS mais utilizados no mundo todo, é uma tecnologia Open Source ou seja de código aberto, e isso facilita para os desenvolvedores a desenvolver de acordo com as necessidades da empresa.

Uma das características que levam muitas empresas a escolherem o MySQL como SGBD, é que ele é muito simples e é capaz de ser rodado em diferentes sistemas operacionais.

Oracle Database

Oracle Database

A Oracle é uma das maiores e mais tradicionais empresas de tecnologia do mundo, e possui vários produtos para várias áreas da tecnologia. Um dos seus principais produtos é o SGBD, ele não é Open Source mas desde o seu lançamento ele foi aperfeiçoado para atender as necessidades das empresas.

Existem diversas versões do software e cada uma delas contam com características que são ideias para diferentes modelos de negócios. O SGBD da Oracle é focado em empresas de médio e grande porte.

Microsoft SQL Server

SQL Server

O SQL Server é o SGBD criado pela Microsoft, foi lançado em 1988 como parte do Windows NT, algum tempo depois ele passou a ser comercializado separado como um único produto. 

Desde a sua criação ele esteve em constante desenvolvimento e seu diferencial entre as outras opções no mercado é que existe a possibilidade do desenvolvedor utilizar linguagens de programação como o C#, Basic e .NET, ao inves de só utilizar comandos SQL.

PosgreSQL

PostgreSQL

O PostgreSQL é um banco de dado relacional Open Source, ele foi lançado em 1989 e esta se mantém desde então entre os 5 SGBD mais utilizados do planeta. 

Devido ele ser Open Source ele é muito utilizado por sistemas web que conseguem desenvolver soluções com maior liberdade, e com isso conseguem alcançar um melhor desempenho.

MongoDB

MongoDB

MongoDB foi um dos SGBD que mais cresceu nos últimos anos, esse SGBD une o melhor dos sistemas relacionais e muitas inovações no NoSQL. Esse SGBD possui consultas dinâmicas e também modelos de dados orientados a documentos. 

Assim como o MySQL ele é Open Source, o que permite que as empresas consigam adequar o SGBD as necessidades do seu negócio. 

Esse SGBD utiliza a linguagem de programação JavaScript, que uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo para o desenvolvimento de aplicações Web.

Principais vantagens do sistema

Existem muitas vantagens ao utilizar um SGBD e cada um deles possui suas características, na hora de escolher você precisa analisar o que atenda melhor a sua organização. 

Ao utilizar um SGBD você vai ter muitas vantagens, para o seu Banco de dados e também para a sua organização,  abaixo vamos falar de algumas delas.

A própria segurança: O SGBD permite que o administrador consiga gerenciar de maneira eficiente quem acessa e o que cada usuário tem acesso no banco de dados, com isso consegue minimizar os riscos de usuários maliciosos acessem dados sigilosos.

Controle de redundância: Com um SGBD você pode reduzir drasticamente o redundância, como regra geral a informação no SGBD só aparece uma vez, e isso reduz a redundância e sucessivamente diminui o custo de armazenamento de informações em discos rígidos ou outros dispositivos de armazenamento.

Compartilhamento de dados: Ao utilizar um SGBD você consegue acessar e manipular eles com mais facilidade, a importação de dados também é muito mais simples dependendo muitas vezes de apenas de apenas alguns cliques por isso o compartilhamento de dados acaba sendo mais simples.

Conclusão

Até alguns anos atrás utilizar um SGBD para gerenciar o seu banco de dados era algo opcional hoje é algo primordial, devido às aplicações estarem cada vez mais utilizando dados, é necessário ter um controle maior e mais eficiente e com um SGBD  você vai conseguir isso, com mais facilidade além de muitas outras vantagens.

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.