Tecnologia da informação 8 minutos

Tipos de porta e protocolo FTP: como funciona? Qual o melhor?

TIFlux - Tipos de porta e protocolo FTP: como funciona? Qual o melhor?
Ademir Vicente Machado Junior
18 de outubro de 2022

Compartilhe:

O protocolo FTP corresponde à expressão em inglês “File Transfer Protocol”, que pode ser traduzida como “Protocolo de Transferência de Arquivos”. Trata-se de um modelo que não depende de um hardware para promover o tráfego de arquivos.

Ou seja, um conjunto de procedimentos compõem o protocolo que determina essa prática, gerando uma conexão entre um dispositivo e um servidor. 

Com isso, o usuário pode enviar arquivos de qualquer formato para outra máquina, ou até mesmo armazená-los em um servidor FTP. Os arquivos ficam disponíveis para acesso sempre que preciso. 

Neste artigo, você vai entender melhor como essa ferramenta funciona, sua finalidade, seus benefícios, quais são seus tipos e como optar pelo formato ideal. 

Boa leitura!

Como o protocolo FTP funciona?

Basicamente, podemos dizer que o protocolo conecta duas máquinas, sendo que uma faz o papel do cliente, a outra do servidor, com dois vínculos TCP diferentes. 

Cada uma delas opera conforme descrição abaixo:

Cliente (canal de comandos)Servidor (canal de dados)
É o computador que solicita conexão para ter acesso ao conteúdo hospedado no servidor;Utiliza um programa para se conectar ao servidor e faz login com usuário e senha;Depois de ser autorizado, passa a fazer download ou upload de arquivos.Computador com ambiente virtual que hospeda os dados e arquivos;Possui programas com a função de analisar e liberar a conexão de computadores externos;Autoriza o compartilhamento dos arquivos com o cliente que está fazendo a solicitação.

Os dois equipamentos precisam ter conexão com a internet ou com uma rede intranet para que o protocolo funcione, e existem dois modos de comando, o ativo e o passivo.

A diferença entre eles está na liberdade de interação entre cliente e servidor, uma vez que:

  • no modo ativo, apesar de o cliente estabelecer o canal de comandos, é o servidor que define o canal de dados que será utilizado;
  • no modo passivo, o cliente consegue determinar ambos os canais de comunicação.  

Geralmente, o modo passivo é utilizado quando o servidor é impedido de abrir o canal de dados, especialmente por bloqueios provenientes de Firewalls ou roteadores. Essa alternância de modos é feita pelo controle de portas, que entenderemos melhor no próximo tópico.

Protocolo FTP: uma tecnologia que já soma 50 anos

Você sabia que o protocolo FTP foi desenvolvido durante a Guerra Fria? O momento era de constante evolução da Tecnologia da Informação, quando surgiram as primeiras redes e ligações entre computadores.

Foi o estudante Abhay Bhushan, um cientista de computação indiano, que propôs a primeira versão desse modo de transferir arquivos. Ele fazia o curso de engenharia elétrica no MIT (Massachussets Institute of Technology) quando, em 1971, criou o protocolo. 

À época, o fluxo entre computadores e servidores acontecia via ARPANET Network Control Program, a conexão precursora da internet. Ao longo dos anos, os recursos foram aprimorados até chegarem ao estágio que conhecemos e utilizamos hoje. 

>> Baixe o glossário de TI gratuito da Tiflux com mais de 80 termos importantes para todos os profissionais de tecnologia!

Tipos de porta FTP

Duas portas FTP são utilizadas para permitir que dois computadores se conversem dentro de uma rede:

  • Porta 21, destinada a comando e controle;
  • Porta 20, voltada ao transporte de dados.

Por isso, é grande a probabilidade de que problemas de comunicação com o File Transfer Protocol tenham relação com alguma limitação na porta 21. Essa é uma medida de segurança, capaz de evitar invasões ou violação dos arquivos

Para que serve o FTP e quais são as vantagens?

Mesmo depois de tanto tempo, recorrer ao FTP continua sendo um mecanismo útil para diversas operações de TI e para empresas em geral. Um dos motivos que leva a isso é a ampliação do espaço para armazenamento. 

Por mais que o computador tenha espaço em disco suficiente para armazenar todos os arquivos, é sempre bom administrar esse uso para não afetar o desempenho da máquina. O protocolo FTP, portanto, é uma boa alternativa para essa finalidade.

Isso afeta diretamente, e de forma positiva, o gerenciamento dos ativos e serviços de TI. 

Portanto, esse é um recurso interessante para armazenar conteúdos fora do disco e, ainda assim, ter fácil acesso a eles. Ademais, consiste em uma solução dinâmica que permite a disponibilidade de dados e materiais a diversas pessoas diferentes. 

Especialmente no mundo corporativo, é comum que profissionais diferentes precisem acessar os mesmos arquivos, seja em um departamento ou em um projeto em comum. Esse é o modelo que viabiliza isso de forma rápida, segura e eficiente. 

Os benefícios de disponibilizar arquivos via FTP

Implementar o uso de servidores compartilhados pode trazer outras vantagens, como:

Facilidade de gerenciamento

Além do fato de que equipes inteiras podem centralizar materiais importantes em um mesmo lugar, a movimentação e organização de arquivos com o protocolo FTP é muito simples, e todas as ações durante a utilização são frequentemente salvas

Com isso, não há risco de perder as alterações, mesmo com muitas horas de uso ou fechamento do software de conexão com o servidor.

Envio simultâneo de diferentes diretórios com grande volume

É possível enviar diversos arquivos de uma só vez, o que proporciona velocidade para a gestão de TI e aumenta a eficiência das rotinas

Outra característica é a possibilidade de transferir grandes volumes de dados em uma só rede, sem interferir na performance dos equipamentos. 

Segurança

O acesso controlado via login e senha asseguram um bom nível de segurança da informação no controle dos arquivos compartilhados. Já vimos anteriormente neste artigo, também, que a detecção de qualquer ameaça aciona o bloqueio da porta FTP, evitando invasões no servidor.

Há, ainda, a opção de adicionar criptografias aos procedimentos, como SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security). 

Frente a todos os ganhos que esse recurso pode trazer para sua empresa, confira a seguir algumas opções para passar a utilizá-lo.

Qual o melhor protocolo FTP?

A resposta para essa pergunta vai depender do que a sua operação precisa. Quando há necessidade de mexer com arquivos mais robustos, por exemplo, é recomendado o uso de programas de terceiros em vez de aplicativos fornecidos por serviços de hospedagem.

Alguns dos mais conhecidos são:

  • Free FTP;
  • FileZilla;
  • Kasablanca;
  • WinSCP;
  • Cyberduck;
  • Titan FTP Server;
  • VsFTPd;
  • SmartFTP;
  • Pure-FTPd;
  • ProFTPd.

Depois de analisar o cenário da sua corporação, basta pesquisar e instalar o programa que melhor se encaixar ao que você procura.

A gestão de TI depende de recursos e processos

Para obter êxito ao organizar as demandas de TI, recursos como o FTP são fundamentais, mas devem ser complementares a uma estruturação de processos. 

Portanto, para te ajudar a desempenhar essa tarefa com totalidade, separamos mais uma dica de conteúdo da Tiflux para sua leitura! 

>> Faça o download do eBook da Tiflux com 8 processos para fazer sua gestão completa de TI!

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.