Empreendedorismo

Trabalho em Equipe – Os Valores do TiFlux

tiflux
18 de outubro de 2018

Compartilhe:

Em nosso artigo Cultura empresarial – É importante? ressaltamos a importância da cultura empresarial. Continuaremos agora uma série de artigos abordando sobre os valores que prezamos aqui no TiFlux. Desde o início da empresa um valor que seguimos a risca é o trabalho em equipe, que aqui apelidamos de “Vamos”.

Esse valor é a base para um crescimento sustentável do indivíduo, equipe e TiFlux. A palavra “vamos” tem o propósito de construir uma jornada em comunidade e por isso este é o nosso primeiro valor.

Colaboração

Ilustração representando as vantagens do trabalho em equipe

O fator principal do crescimento da nossa empresa foi o fato de que o time é muito colaborativo e uns ajudam os outros sempre. Colaboradores de áreas diferentes se ajudam para que os objetivos sejam alcançados.

Lembremos que na área de TI isso é muito importante. A evolução dos profissionais tem que ser constante e ágil para que se tenha sucesso.

Colaboradores devem ter total liberdade para abordar um gestor ou um colega e solicitar ajuda. O trabalho em equipe é muito incentivado pelos fundadores da empresa que passaram esse valor para o time.

Muitos dos nossos colaboradores entraram na nossa empresa com pouca ou até sem experiência no mercado de TI. Em poucas semanas, entretanto, já estavam executando suas atividades sem dificuldade nenhuma. Isso só é possível porque o trabalho em equipe é realmente posto em prática.

Esse valor enraizado na cultura da nossa empresa faz com que o nosso time cresça e evolua de maneira sustentável e rápida.

Em empresas com muita competição e individualidade entre os seus colaboradores, não se gera uma comunidade com cultura colaborativa. Isso pode atrasar no crescimento da empresa e das pessoas.

Crescimento pessoal e empresarial

Umas das vantagens de se adotar o valor Vamos para a sua empresa é que o time evolui junto com a empresa. Com o tempo, temos uma grande equipe de grandes profissionais, que sabem praticar trabalho em equipe com grandes resultados e agilidade nos serviços.

Outra coisa que é muito comum dentro do TiFlux é que os gestores sempre procuram enxergar o talento de cada indivíduo e delegar tarefas onde eles vão se sobressair fazendo. Há um excelente aproveitamento da equipe com grandes resultados.

Um exemplo de que colaboração é muito importante para uma equipe se chama Michael Jordan. Ele ficou conhecido com dos maiores jogadores de todos os tempos pelas suas jogadas e enterradas em partidas de basquete. Mas analisando suas estatísticas do Dream Team onde ele jogava, ele foi um dos atletas que mais deu assistências para os seus colegas de time, isso é colaboração.

Incentivar a colaboração dentro de sua empresa, além de fazer com que seu time evolua, faz com que os gestores da empresa tenham menos peso nas costas. Em muitas instituições é comum ter pessoas que preferem trabalhar sozinhas ou que não se importam em ajudar o colega com dificuldade. Isso é um grande problema, pois prejudica a equipe toda. Um colaborador com dificuldade e sem suporte acaba se frustrando muito e acaba ficando infeliz no trabalho, gerando prejuízo para a empresa.

O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos

Michael Jordan

Na falta de trabalho em equipe

Um outro problema com empresas com pouca colaboração é que a rotatividade de colaboradores é muito alta. Quando não há comunicação e conexão com o trabalho e a empresa, as pessoas não encontram muitos motivos para permanecerem ali e acabam saindo. A empresa pode perder grandes talentos e ter graves prejuízos com isso, pois o processo de contratação exige tempo, energia e dinheiro. Colaboradores desengajados não produzem o que poderiam, desperdiçando mão de obra.

Por isso é muito importante aplicar o valor Vamos em sua empresa.

Dicas para por na prática

Abaixo deixamos 10 dicas para você que quer implantar o valor “Vamos” em sua empresa, criando um ambiente colaborativo onde uns ajudam os outros a alcançarem grandes resultados:

  1. Dê o exemplo. É necessário que isso comece pelos gestores e fundadores da empresa e também que eles cobrem isso no dia a dia de seus times;
  2. Estimule os mais experientes a ajudarem os colaboradores menos experientes;
  3. Deixe claro para os novos colaboradores e menos experientes que eles têm total liberdade para pedirem ajuda para qualquer membro da equipe;
  4. Procure saber das limitações e dificuldades de todos, para saber como cada membro da sua equipe precisa evoluir e trabalhar em cima disso, delegando alguém mais experiente para que possa o ajudar;
  5. Conheça os talentos de todos de sua equipe, com isso você vai delegar tarefas para os colaboradores que melhor vão executá-la;
  6. Dê voz aos membros de sua equipe e incentive eles a  falar. No trabalho em equipe, você deve ouvir ideias, reclamações e sugestões para melhorar a empresa;
  7. Ofereça e incentive treinamentos. Seus colaboradores vão se sentir valorizados pois você está demonstrando que se importa com as suas carreiras;
  8. Dê preferência ao público interno quando houver vagas em sua empresa. Faça primeiro as entrevistas com os membros de sua equipe que estão interessados, preenchendo a vaga com alguém conhecido e mostrando quão valorizados são os membros da equipe;
  9. Faça eventos para descontrair  e gerar entrosamento na equipe. Isso acaba criando uma parceria dentro da empresa entre a sua equipe;
  10. Peça a sugestão da equipe para tomar decisões referentes a administração da empresa. Eles podem ter ideias que vão agregar muito valor e irão se sentir parte da administração da empresa.

Acompanhe-nos

Acompanhe os novos artigos dessa série. Nós vamos compartilhar os valores de nosso time TiFlux, que podem inspirar sua equipe assim como nos inspiram.

Compartilhe conosco o que você achou deste artigo, tendo qualquer dúvida estamos à disposição.

E que tal receber semanalmente no seu e-mail novidades e dicas sobre TI e as atualizações do blog da TiFlux? Baste preencher o campo abaixo e se inscrever para receber as atualizações semanais!

Desejamos todo sucesso a você e sua equipe. Abraços!

Deixe o seu comentário