Gestão de TI

O que é uma TI transparente?

tiflux
21 de março de 2019

Compartilhe:

A Governança de TI são as ações orientadas a transparência e administração de riscos. Nesse sentido nós vemos que cada vez mais o mercado está evoluindo para uma melhor governança de modo que entreguemos mais transparência aos clientes da TI.

É muito comum os leigos de TI, nos dirigir aos nossos departamentos e áreas como uma caixinha preta de difícil compreensão.

A transparência em TI é discutida na mídia e entre gestores de TI do mundo todo. Ele se aplica tanto em relação ao cliente quanto aos custos e a administração de riscos das empresas. O que está incluso dentro desse tema na hora de trabalhar com nossos clientes e parceiros?

Transparência com o cliente

No que se refere a transparência da sua organização, os principais problemas resultantes da falta dela no mercado são:

  • Falta de um parâmetro claro para poder comparar o valor/hora dos diversos especialistas e profissionais de TI;
  • Organizações que não tem como comprovar os serviços que foram executados;
  • Falta de fiscalização do contrato ou contratos complexos(com dúvidas sobre contratos? Veja como redigir um bom contrato).

Evitar esse tipo de falha é essencial para a empresa ter bom engajamento de clientes e melhores fluxos de atendimentos. Caso contrário isso levará o cliente a ter um outro grande problema:

Gastos em TI

O planejamento de custos com tecnologia da informação pode exigir investimentos altos e contínuos se não for bem planejada. Frequentemente surgem custos “inexplicáveis”, normalmente decorrentes do mal planejamento e falta de transparência. Isso complica o entendimento dos benefícios do investimento na área de TI para o gestor.

Podemos afirmar que prestadoras de serviços sem transparência com os seus custos em TI não conseguem se planejar antecipadamente. Elas geram mais custos que os acordados por conta das emergências. Sua imagem fica se torna a de uma empresa reativa, que apenas “apaga incêndios”, mas não ajuda no crescimento dos clientes.

Mas adquirir a transparência não é algo tão simples. Até mesmo internamente é necessário ter organização suficiente para se compreender os próprios serviços e métricas. Por causa disso iremos dar um conselhos pertinente:

Plataformas e gestão de solicitações

Uma plataforma de gestão de serviços é ideal para o controle das atividades que estão sendo ou serão executadas. Ao centralizar processos e solicitações da organização com catálogos de serviços em uma única plataforma, gerenciar as demandas de serviços se torna simples. Também se torna mais fácil buscar informações de atendimento e ter uma noção geral dos custos.

Não só as atividades do dia-a-dia mas também a correta gestão dos projetos, sua gestão de custos e retornos financeiros para a organização se fazem necessários.

Terceirização exige transparência

A terceirização de serviços em TI só traz bons resultados se existir transparência de ambas as partes, principalmente nos números. Muitas vezes empresas com equipe interna não fazem ideia de quantos chamados a TI atende. É importante saber isso, além do nível de satisfação das demais áreas em relação a área de TI. Informações que demonstrem o valor da TI para a empresa são essenciais para ela não ser prejudicada.

É fundamental para isso haver relatórios que demonstram esses dados. Reuniões periódicas para discutir com a alta gestão sobre o caminhos serão tomados em relação à TI também adjudam. Tudo isso deve ser feito com base em informações reais da rotina de TI. Com elas fica muito mais fácil saber quais as decisões que melhor contribuem para alcançar os objetivos da empresa.

Fazer gestão de TI não é magia. Não precisa sair comprando sua varinha mágica =D

Existem metodologias e formas corretas de implantar uma gestão aprimorada. Você já ouviu falar de ITIL?

Com uma metodologia de gestão, será fácil você construir seus indicadores de performance. Eles trarão maior clareza e transparência aos clientes acerca de como estão caminhando as coisas.

O que você achou deste artigo? Compartilhe com a gente =D

Temos muitos artigos em nosso blog que poderão lhe ajudar em sua jornada na busca por conhecido. Dê uma olhada com carinho.

Se tiver qualquer dúvida, estamos à disposição para lhe ajudar.

 

Deixe o seu comentário