Tecnologia da informação

Vantagens de utilizar o SSD

tiflux
9 de abril de 2019

Compartilhe:

Até pouco tempo atrás muitas pessoas não sabiam o que era um SSD. Agora já é comum comprarmos notebooks ou pcs e ao mesmo tempo já adquirirmos ele junto para instalar. Ele é desejado, principalmente, por usuários que utilizam seu computador para tarefas mais pesadas ou para jogos.

Os Solid-State Driven são ferramentas para armazenamento e leitura de dados, evolução dos discos rígidos que a maioria das pessoas está acostumada a utilizar.

Um dos fatores que fez com que os usuários passassem a usar o SSD foi seu desempenho. Apesar dos HDs terem melhorado sua capacidade de armazenamento, a velocidade não evoluiu igualmente. Por isso o mas novo é mais atraente para quem busca alta performance. Nele, além dos preços por gigabyte estarem baixando e a capacidade de armazenamento aumentando, a velocidade de transferências de arquivos está ficando cada vez mais rápido.

As vantagens do SSD

Existem muitas vantagens ao se utilizar o SSD e eu vamos citar algumas dela abaixo:

Economia de bateria de notebooks

É normal que os notebooks percam o desempenho da bateria conforme forem passando os anos. Isso se deve aos softwares pesados e também ao HD ter partes mecânicas, consumindo mais energia que o comum. O SSD acaba ajudando na sua economia por não ter partes mecânicas, sendo mais eficiente nesse quesito.

Durabilidade

Um  ponto negativo do HD, já mencionado acima, é as partes mecânicas. Ele é mais frágil do que um SSD. Nestes encontramos melhor durabilidade. Ainda que bem cuidados, os HDs ainda tem muitas chances de ter problemas e perda de dados.

Barulho

Por não ter partes mecânicas se movimentando, O SSD acaba sendo silencioso. Ele não possui sons de processamento dos discos girando como o do HD convencional. Para dispositivos portáteis isso é essencial em muitos casos.

Velocidade

Um SSD, em alguns casos acaba sendo até 100 vezes mais rápido que um HD para acessar arquivos armazenados nele. Com ele os softwares conseguem rodar sem lentidão, além do sistema operacional iniciar em menor tempo do que se estivesse somente com um HD.

Execução de multi tarefas

Como mencionado, o SSD aumenta o desempenho dos computador e facilita a execução de multitarefas. Por exemplo: executar um software, abrir o navegador e escutar músicas, tudo isso sem sentir lentidão alguma. Por isso as empresas estão cada vez mais adotando a utilização dele nas máquinas dos seus colaboradores.

Preços baixos

Até alguns anos atrás o grande ponto negativo do SSD era o preço alto, mas isso já não é mais uma realidade. Agora é possível pagar cerca de R$1,00 por giga, e esse valor diminui conforme aparecem mais lançamentos.

Estas são algumas das vantagens de se instalar um SSD em sua máquina. Para quem não quer ficar esperando e busca desempenho é essencial o seu uso. Mas mesmo para quem não é tão essencial, vale o investimento. O preço está cada vez mais atraente; e convenhamos, um computador/notebook rápido não faz mal a ninguém.

O que você achou deste artigo? Compartilhe conosco, tendo qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe o seu comentário