Tiflux

Soft Skills: O que São e 14 Exemplos de Habilidades Essenciais

Provavelmente você conhece dois profissionais de nível técnico semelhante, mas que apenas um deles conseguiu uma posição de destaque no mercado. É bem provável que isso tenha acontecido devido às soft skills, as habilidades interpessoais que podem definir o caminho do colaborador na empresa.

Essas competências comportamentais várias vezes já fazem parte da personalidade do funcionário, mas também podem ser adquiridas ou mesmo trabalhadas para se tornarem diferenciais ainda mais impactantes. 

Nesse artigo você vai saber o que são soft skills e conhecer alguns exemplos que podem literalmente mudar o seu rumo profissional.

O que são Soft Skills?

O termo em inglês já é bastante conhecido e se refere às habilidades comportamentais e de personalidade, que tornam os profissionais flexíveis e adaptáveis.

Ou seja, são qualidades relacionadas à forma de se relacionar com outras pessoas, se comportar no ambiente de trabalho, reagir a determinadas situações, trabalhar em equipe e até a gerenciar seu tempo, por exemplo. 

Elas são complementares e tão importantes quanto as hard skills – que, por sua vez, são as habilidades técnicas adquiridas através de formação acadêmica, cursos, treinamentos, experiências profissionais etc. 

Ao contrário das hard skills, as soft skills não são mensuráveis, mas também podem ser adquiridas e aperfeiçoadas para auxiliar o profissional a conquistar a posição que deseja. 

Para um gestor, por exemplo, as habilidades interpessoais podem ser diferentes das necessárias para um líder, mas em ambas as posições elas são fundamentalmente importantes.

A Importância das Soft Skills no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é um reflexo das mudanças da sociedade, estando em constante evolução. E hoje há um consenso de que, para ser completo, o profissional deve estar além do conhecimento e experiência técnicos específicos: ele precisa ter habilidades comportamentais e interpessoais que moldam a capacidade de relacionamento, colaboração e liderança.

Por isso, os gestores de RH cada vez mais buscam profissionais com estas características, promovendo ambientes de trabalho mais positivos e com pessoas mais capazes de lidar com desafios interpessoais. 

Imaginem, por exemplo, um profissional de TI que sabe tudo sobre determinado software, mas não consegue gerir seu tempo para entregar soluções para um cliente de forma ágil, tem dificuldade para trabalhar em equipe ou não tem empatia para compreender a dor do consumidor.

Esse colaborador pode ter hard skills sólidas, mas precisa desenvolver suas soft skills, essenciais no atendimento ao cliente, por exemplo.

14 Exemplos Essenciais de Soft Skills

Traços de personalidade, atributos pessoais, habilidades de comunicação. São muitas as que podem ser desenvolvidas, mas quais são as soft skills mais valorizadas para os recrutadores?

A seguir você vai conhecer as 14 competências comportamentais mais importantes hoje para o mercado de trabalho:

1- Inteligência emocional (IE)

A inteligência emocional é a boa administração das emoções, sejam elas no âmbito pessoal ou durante as rotinas profissionais. 

Um levantamento do PageGroup, mostra que a IE é a soft skill mais valorizada no Brasil com 42,9%, seguida pelo trabalho em equipe (38,4%) e a comunicação assertiva (31,1%).

Essa capacidade de lidar bem com suas próprias emoções, usando essa energia a seu favor, ajuda a lidar com imprevistos, situações extremas, ambientes de trabalho desafiadores, problemas na equipe etc.

2 – Trabalho em equipe

Segunda soft skill mais valorizada no mercado brasileiro, o trabalho em equipe é essencial independentemente do cargo ou setor, garantindo mais eficiência e otimização de tempo e recursos e incentivando a criatividade.

Além disso, quando a equipe está alinhada, o padrão de produtividade e qualidade aumenta, beneficiando os funcionários individualmente e a empresa como um todo. 

3 – Comunicação assertiva 

É a capacidade de passar informações de forma clara, respeitosa e objetiva. Pode envolver outras soft skills, como a linguagem corporal, que deve estar em consonância com a comunicação verbal. 

A comunicação assertiva é especialmente importante nas áreas de atendimento ao cliente, suporte, vendas e marketing, mas também para evitar ruídos na comunicação interna. E é essencial para cargos de chefia e lideranças.

[Imagem ilustrativa para Soft Skill Comunicação Assertiva]

4 – Resiliência

É a capacidade de adaptação às mudanças, especialmente diante de desafios, forte pressão e situações críticas. Este tipo de colaborador é valioso para empresas que apostam em inovações e estão sempre buscando se adaptar aos novos tempos, agregando tecnologias emergentes

A resiliência também oferece maior flexibilidade para o colaborador no atendimento ao cliente, lidando melhor com cobranças e transições.

5 – Gerenciamento de tempo

Além da importância de saber lidar com tarefas mais urgentes e importantes, conseguir organizar e planejar a rotina para obter mais produtividade e eficiência é uma soft skill bastante valorizada.

Os profissionais que sabem dividir o tempo da melhor forma possível e têm controle sobre suas tarefas costumam ser mais focados e cometer menos erros. 

6 – Solução de problemas

Considerados proativos e criativos, os colaboradores que têm facilidade em resolver problemas costumam se adequar com mais facilidade a uma cultura de inovação.

É uma soft skill que dá mais consistência a uma equipe de atendimento, por exemplo, facilitando a correção imediata de problemas ou mesmo entendendo a necessidade de ter um tempo para pesquisar e encontrar uma solução escalável e de longo prazo.

[Imagem ilustrativa para Soft Skill solução de problemas]

7 – Ética de trabalho

A ética no trabalho envolve determinados aspectos – como responsabilidade, compromisso, respeito aos colegas, pontualidade etc – que para muitas pessoas precisam ser aprendidos. 

Essa é uma habilidade que cria uma competitividade saudável, ainda que desafiadora. Geralmente os colaboradores que têm ética de trabalho são pessoas confiáveis e disciplinadas, sendo frequentemente considerados para novas oportunidades.

8 – Empatia

Da formação de uma equipe coesa, ainda que competitiva, ao relacionamento com líderes e comandados, a empatia é uma das soft skills mais valorizadas no mercado.

A capacidade de se colocar no lugar do outro e entender seus problemas e necessidades é vital no atendimento ao cliente, possibilitando a criação de uma conexão com o consumidor. 

9 – Vontade de aprender

Saber aprender com os próprios erros e estar sempre disposto a aprender mais é uma importante habilidade comportamental de quem não se sente desencorajado mesmo diante de um fracasso.

Geralmente são pessoas dispostas a correr riscos, investem em aperfeiçoamento contínuo, pensando a longo prazo. 

10 – Pensamento criativo

São os profissionais com pensamento criativo que buscam melhorias e inovações. Afinal, são geralmente as soluções inesperadas e desbravadoras que levam a empresa a reinventar sua história, gerando um divisor de águas que impulsiona o crescimento.

É a criatividade que traz ideias disruptivas a um negócio, indo além do jeito óbvio de fazer as coisas.

11 – Gestão de conflitos

Quem sabe fazer uma boa gestão de conflitos geralmente se torna uma liderança na empresa, conseguindo melhorar a performance das equipes e alavancar resultados.

Mas é também uma soft skill que demanda outras habilidades, como a empatia, a humildade e a objetividade para ter um posicionamento ao mesmo tempo, justo e de firme na condução de eventos adversos. 

[Imagem ilustrativa para Soft Skill gestão de conflitos]

12 – Pensamento crítico

Essa soft skill significa conseguir processar e organizar fatos e informações de forma isenta, tendo uma visão ampla de um problema para criar e definir soluções eficazes.

Essa habilidade também faz parte da resolução de conflitos, fazendo com que o pensamento claro consiga compreender a natureza do evento e decidir sobre a melhor ação a ser tomada.

13 – Facilidade de negociação

Muito necessária para as lideranças, o poder ou facilidade de negociação é essencial para qualquer área, mas em especial para os setores de vendas e atendimento ao cliente/suporte de uma empresa.

Ela também deve estar integrada a outras habilidades, como a empatia, a resolução de conflitos e a comunicação assertiva.

14 – Liderança

A maioria das soft skills acima é essencial para a liderança, enquanto ela mesma já é, em si, uma habilidade. Afinal, um bom líder sabe cultivar e manter relacionamentos, ser exemplo, ouvir, inspirar, motivar etc.

Um bom conjunto de soft skills conseguem construir uma cultura organizacional forte, com times bem preparados e focados em alcançar objetivos escalar resultados.

Como Desenvolver e Aprimorar suas Soft Skills

Um levantamento feito pelo LinkedIn em 2019 mostrou que para 89% dos profissionais de RH entrevistados, a falta de habilidades comportamentais são a principal causa de contratações malsucedidas. 

Mas você pode desenvolver e aprimorar suas soft skils. Para isso, o primeiro passo é reconhecer quais delas você já tem e quais precisa adquirir. 

Faça uma autoanálise, pensando quais são seus traços de personalidade, seus pontos altos e fracos. Aprenda a praticar o autoconhecimento. Peça feedback para parentes, amigos e colegas de trabalho. 

Alinhe suas expectativas, procurando descobrir quais as soft skills mais valorizadas para o cargo ou função que você pretende alcançar.

Invista em treinamentos, pratique a escuta ativa, arrisque-se em novos projetos para o desenvolvimento prático de soft skills. Tenha disciplina e continue estudando, sempre.

Integrando Soft Skills no Dia a Dia Profissional

Agora que você já sabe o que são as soft skills, já pode começar treinando suas habilidades na integração com seus colegas de trabalho. Procure uma comunicação clara e empática, atitudes colaborativas e a gerir seu tempo de forma eficiente

Ouça ativamente colegas e clientes, demonstrando empatia e construindo relacionamentos mais fortes. Isso também o ajudará a resolver conflitos mais facilmente e encontrar as melhores soluções, sabendo ouvir e dar feedbacks construtivos.

Com isso você aumenta suas chances de promoção, afinal os líderes procuram profissionais que saibam trabalhar bem em equipe e gerenciar relacionamentos.

Por outro lado, você estará ajudando a melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho e oferecer um suporte ao cliente que gere valor para a empresa, melhorando a sua imagem no mercado.

Aproveite as facilidades da automação de processos para melhorar suas soft skills no atendimento ao cliente, criando soluções e ofertas personalizadas.

A Tiflux é uma plataforma completa, que automatiza os processos para o time ter mais tempo e foco na resolução dos eventos mais delicados. 

Venha fazer um teste grátis e aproveite todos os benefícios do sistema de atendimento ao cliente mais completo do mercado!

Sair da versão mobile