Tudo começou em 1994, quando o termo Intranet pela primeira vez foi posto no contexto da administração das empresas. E, apenas dois anos depois, cerca de 50% das empresas de maior economia mundial já haviam desenvolvido suas próprias intranets.
E hoje em dia, tanto a comunicação interna (entre os departamentos), quanto a externa (clientes e fornecedores), é muito importante para muitas empresas. Ela é uma ferramenta que pode ajudar em todos os setores da comunicação, e o melhor de tudo, com baixo custo.
E cada vez mais a Intranet vem dominando não apenas o Brasil, mas também o mundo, de forma ainda mais expressiva. A Intranet possibilita o acesso fácil, rápido e eficaz da informações de todos os âmbitos da empresa.
Além de tudo, implementar essa ferramenta pode trazer diversas vantagens, que vão desde o aumento da produtividade, até a diminuição de todos os custos.
Mas, para entender melhor o que é a Intranet, preparamos um conteúdo explicando o que é, como funciona e suas principais vantagens.
O que é uma Intranet?
A intranet é uma rede de computadores bem parecida com à Internet, porém, é de uso exclusivo de uma determinada empresa, ou seja, somente os computadores da organização podem utilizá-las. É uma ótima tecnologia da informação, porque permite a comunicação entre departamentos com setores diferentes.
Ou seja, as intranets formam em redes corporativas, que tem como objetivo concentrar as informações internas da empresa em um mesmo local. Dessa forma, alguns dados começam a ser acessadas de maneira mais rápida e fácil, mas apenas pelos funcionários autorizados.
Além disso, a Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP/IP, que em outras palavras, significa que é uma rede privada, dentro de uma empresa.
Ela possui praticamente os mesmos padrões da internet, sendo acessível somente para os colaboradores ou até terceiros, que podem ter a autorização para usá-la.
Por fim, o principal objetivo de uma intranet, é o compartilhamento de informações sobre a organização e meios de computação para quem for utilizar. Ainda, a intranet é usada para facilitar o trabalho em equipe.
Diferença entre intranet e internet
Muitas pessoas acham que a internet e a intranet são iguais, mas se engana. Elas possuem redes de computadores que utilizam o protocolo TCP/IP, — como já citamos acima — um protocolo de envio e recebimento de dados. Uma linguagem muito utilizada para que as máquinas possam se comunicar.
A internet é a rede mundial de computadores, pública e, pode ser conectada por qualquer pessoa, só é necessário ter um aparelho com acesso à internet. Já a intranet, é utilizada de maneira restrita, para apenas funcionários da empresa que tem acesso.
Para que serve?
A intranet, mesmo confundida com a internet interna, libera pequenos localizadores de maneira remota, permitindo que pode ser acessada o conteúdo de outros servidores que estejam naquela matriz.
E para evitar que outras pessoas tenham acesso à internet, as empresas utilizam uma maneira chamada Firewall, uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdos maliciosos, mas sem impossibilitar que os dados transitem sem serem interferidos.
Contudo, a intranet tem como objetivo facilitar a troca de informações entre variados setores de uma companhia. Além dela concentrar todo o fluxo de dados, como documentos, notícias da empresa e formulários de solicitações, reduzindo custos e ganhando agilidade.
Quais as vantagens?
As vantagens pelas quais a intranet pode oferecer, além de ser a melhor ferramenta para sua base de conhecimentos e também de processos, são várias. Listamos as principais abaixo, confira:
- Agilidade na troca de informações;
- Possibilidade de integrar todas as áreas e setores da empresa;
- Armazenamento de relatórios e documentos;
- Ambiente criativo e dinâmico;
- Diminuição dos erros operacionais;
- Aumento da produtividade;
- Redução de papel;
- Fácil usabilidade;
- Conecta com outras plataformas;
- Atendimento rápido;
- Diversidade nas publicações de multimídia.
Para entender melhor, confira nosso vídeo falando um pouco mais sobre base de conhecimento:
E para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog, confira semanalmente conteúdos fresquinhos como este.
Deixe o seu comentário