Tecnologia da informação

Intranet: entenda o que é e suas principais vantagens

tiflux
14 de fevereiro de 2020

Compartilhe:

Tudo começou em 1994, quando o termo Intranet pela primeira vez foi posto no contexto da administração das empresas.  E, apenas dois anos depois, cerca de 50% das empresas de maior economia mundial já haviam desenvolvido suas próprias intranets.

E hoje em dia, tanto a comunicação interna (entre os departamentos), quanto a externa (clientes e fornecedores), é muito importante para muitas empresas. Ela é uma ferramenta que pode ajudar em todos os setores da comunicação, e o melhor de tudo, com baixo custo.  

E cada vez mais a Intranet vem dominando não apenas o Brasil, mas também o mundo, de forma ainda mais expressiva. A Intranet possibilita o acesso fácil, rápido e eficaz da informações de todos os âmbitos da empresa.

Além de tudo, implementar essa ferramenta pode trazer diversas vantagens, que vão desde o aumento da produtividade, até a diminuição de todos os custos. 

Mas, para entender melhor o que é a Intranet, preparamos um conteúdo explicando o que é, como funciona e suas principais vantagens. 

O que é uma Intranet?

A intranet é uma rede de computadores bem parecida com à Internet, porém, é de uso exclusivo de uma determinada empresa, ou seja, somente os computadores da organização podem utilizá-las. É uma ótima tecnologia da informação, porque permite a comunicação entre departamentos com setores diferentes.  

O que é uma intranet? | TiFlux

Ou seja, as intranets formam em redes corporativas, que tem como objetivo concentrar as informações internas da empresa em um mesmo local. Dessa forma, alguns dados começam a ser acessadas de maneira mais rápida e fácil, mas apenas pelos funcionários autorizados.

Além disso, a Intranet é uma rede baseada em protocolos TCP/IP, que em outras palavras, significa que é uma rede privada, dentro de uma empresa. 

Ela possui praticamente os mesmos padrões da internet, sendo acessível somente para os colaboradores ou até terceiros, que podem ter a autorização para usá-la. 

Por fim, o principal objetivo de uma intranet, é o compartilhamento de informações sobre a organização e meios de computação para quem for utilizar. Ainda, a intranet é usada para facilitar o trabalho em equipe. 

Diferença entre intranet e internet

Muitas pessoas acham que a internet e a intranet são iguais, mas se engana. Elas possuem  redes de computadores que utilizam o protocolo TCP/IP, — como já citamos acima — um protocolo de envio e recebimento de dados. Uma linguagem muito utilizada para que as máquinas possam se comunicar.

A internet é a rede mundial de computadores, pública e, pode ser conectada por qualquer pessoa, só é necessário ter um aparelho com acesso à internet. Já a intranet, é utilizada de maneira restrita, para apenas funcionários da empresa que tem acesso.

Para que serve? 

A intranet, mesmo confundida com a internet interna, libera pequenos localizadores de maneira remota, permitindo que pode ser acessada o conteúdo de outros servidores que estejam naquela matriz.

E para evitar que outras pessoas tenham acesso à internet, as empresas utilizam uma maneira chamada Firewall, uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdos maliciosos, mas sem impossibilitar que os dados transitem sem serem interferidos. 

Contudo, a intranet tem como objetivo facilitar a troca de informações entre variados setores de uma companhia. Além dela concentrar todo o fluxo de dados, como documentos, notícias da empresa e formulários de solicitações, reduzindo custos e ganhando agilidade. 

Quais as vantagens?

As vantagens pelas quais a intranet pode oferecer, além de ser a melhor ferramenta para sua base de conhecimentos e também de processos, são várias. Listamos as principais abaixo, confira: 

  • Agilidade na troca de informações;
  • Possibilidade de integrar todas as áreas e setores da empresa;
  • Armazenamento de relatórios e documentos;
  • Ambiente criativo e dinâmico;
  • Diminuição dos erros operacionais;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de papel;
  • Fácil usabilidade;
  • Conecta com outras plataformas;
  • Atendimento rápido;
  • Diversidade nas publicações de multimídia. 

Para entender melhor, confira nosso vídeo falando um pouco mais sobre base de conhecimento:

E para ficar por dentro de todas as novidades do nosso blog, confira semanalmente conteúdos fresquinhos como este. 

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.