Gestão de TI 7 minutos

Inventário de software: conheça os diferenciais do Tiflux

TIFlux - Inventário de software: conheça os diferenciais do Tiflux
Ademir Vicente Machado Junior
21 de dezembro de 2023

Compartilhe:

Ao trabalhar no setor de TI, os profissionais lidam diariamente com computadores que contêm arquivos, documentos, fotos, vídeos e aplicativos instalados. Gerir tudo isso com um inventário de software torna as atividades e rotinas mais organizadas e eficientes. 

Através do inventário de software é possível catalogar e documentar todos os programas presentes em uma rede ou em sistemas individuais, mantendo um controle abrangente sobre os aplicativos instalados nos dispositivos da organização.

Neste artigo, explicamos sobre a  importância de gerenciar o inventário de software, as 5 funcionalidades do sistema Tiflux para fazer uma gestão precisa e as principais vantagens de investir nesse software. Confira!

A importância de gerenciar o inventário de software

Quando é feito o inventário de software de uma empresa, é necessário listar tudo que está instalado. Através dessa listagem, é possível tomar decisões estratégicas e assertivas com relação ao que contém nas máquinas, tornando possível identificar:

  • Computadores com espaço insuficiente;
  • Máquinas ocupadas por sistemas não utilizados;
  • Sistemas maliciosos ou com vírus;
  • Atualizações de cada aplicativo;
  • Estado do antivírus instalado.

O inventário de software fornece detalhes abrangentes, incluindo versões específicas, datas de instalação, usuários vinculados e o status das licenças correspondentes. Essa organização facilita a rápida identificação de ativos do sistema, possibilitando um gerenciamento eficaz dos recursos da organização.

Além disso, o inventário desempenha um papel importante na conformidade legal, assegurando que a utilização de software esteja alinhada com as licenças adquiridas. Essa prática simplifica processos internos e previne possíveis penalidades legais.

>> E-book: Conheça a TI preventiva e a TI reativa e saiba qual a melhor forma de fazer o seu gerenciamento.

5 funcionalidades do Tiflux para gerenciar o inventário de software

O Tiflux permite a realização de inventário de TI com recursos especializados e uma abordagem estruturada para identificar, rastrear e administrar detalhes essenciais. Suas funcionalidades são precisas, facilitando a gestão dos ativos e contribuindo para a otimização dos recursos. A seguir, listamos cada uma delas. Confira!

1. Agente inteligente

O Tiflux oferece para as organizações o agente inteligente, um sistema de inventário de TI que coleta dados sobre software e hardware para monitoramento técnico. Ele é disponibilizado em versões para Linux, Windows e MAC, sendo exclusivo para cada cliente. 

Além de facilitar o inventário, o agente inteligente oferece funcionalidades como a abertura de chamados pelos consumidores e um chat em tempo real com os atendentes disponíveis no sistema.

2. Leitura automática de recurso

Uma vez instalado, o agente desempenha uma função ampla, coletando informações sobre os processos em execução no recurso, além de fornecer monitoramento detalhado da capacidade e do processamento

Esse procedimento simplifica a integração do agente e fornece uma melhor visão das operações em andamento, contribuindo para um controle eficaz e uma gestão otimizada dos recursos.

3. Inventário de Software

A listagem de softwares no sistema proporciona uma análise abrangente, incluindo informações sobre os aplicativos instalados, seus fornecedores e as versões implementadas. A presença e os detalhes relacionados ao antivírus são destacados na visão geral do software para inventário de TI, que oferece uma síntese dos principais dados.

4. Cadastro de licenças

Os usuários realizam o cadastro manual das licenças presentes no recurso, proporcionando um controle sobre as datas de expiração. Essa prática permite um gerenciamento proativo, possibilitando a visualização e o monitoramento dos prazos de validade. 

Esse processo de registro reforça a precisão na documentação das licenças e oferece uma abordagem transparente, facilitando a identificação e acompanhamento das expirações para uma administração mais assertiva dos ativos de software.

5. Relatórios

O recurso para inventário de TI do Tiflux oferece relatórios detalhados e painéis sempre atualizados. Ao contar com dashboards em tempo real, os gestores podem compreender de maneira prática e ágil o cenário nas áreas, facilitando a implementação de ações corretivas a qualquer instante. 

Com relatórios gerados automaticamente, assegura-se que as informações estejam alinhadas com as atividades realizadas. Assim, é possível identificar gargalos com agilidade e tomar decisões mais assertivas. 

Gestão completa de inventário de software com o Tiflux

O Tiflux oferece uma gestão completa do inventário de software, proporcionando a extração rápida e eficiente de todos os dados. Assim, as empresas conseguem otimizar o trabalho, evitar falhas e beneficiar a gestão de equipamentos em toda a organização. 

O Agente Inteligente do Tiflux registra em tempo real qualquer alteração de hardware ou instalação de software, garantindo informações precisas para a equipe. O registro simplificado de outros itens do inventário, seja por cadastro manual com menus acessíveis ou upload de arquivos, lista automaticamente novos equipamentos no painel. 

A busca de informações é facilitada e a exportação de relatórios detalhados e atualizados diretamente da plataforma permite uma visão abrangente sobre o status do inventário, proporcionando praticidade ao gerenciamento. 

Além disso, a solução da Tiflux oferece inúmeras outras funcionalidades e vantagens para uma gestão de TI de alto nível, como:

  • Campos personalizados;
  • Dados sempre atualizados;
  • Monitoramento de ativos;
  • Cadastro automático de ativos de TI;
  • Ferramentas intuitivas para cadastro manual;
  • Segurança das informações.

>> Gostou deste conteúdo e deseja fazer um inventário de software eficiente e assertivo? Fale com um de nossos especialistas e conheça o sistema Tiflux.

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.