Acesso remoto 5 minutos

Acesso remoto Linux: conheça as melhores ferramentas

TIFlux - Acesso remoto Linux: conheça as melhores ferramentas
Ademir Vicente Machado Junior
26 de julho de 2022

Compartilhe:

Resolver problemas à distância exige o cumprimento de protocolos  e segurança. Ou seja: sua empresa precisa da ferramenta certa de acesso remoto ao Linux para assegurar esses pré-requisitos aos clientes que utilizam esse sistema operacional. 

Neste artigo da Tiflux, você vai compreender a melhor maneira de resolver chamados à distância neste que é um dos principais sistemas operacionais em uso no mundo. Conforme dados do reporte anual da Fundação Linux:

  • 100% dos maiores supercomputadores do mundo utilizam Linux;
  • 96% de 1 milhão dos principais servidores mundiais rodam em Linux;
  • é o sistema operacional que garante a execução de 90% da infraestrutura global em nuvem.

Essa é uma amostra de que o Linux permanece como um dos maiores exemplos de open source (software desenvolvido de forma descentralizada e colaborativa) do mundo, não é mesmo? 

Então, confira nos tópicos a seguir como acessá-lo remotamente de forma prática e segura!

Como fazer acesso remoto no Linux?

Conectar-se a equipamentos de clientes para prestar assistência à distância pode parecer algo simples, mas é preciso ter atenção para que o procedimento seja feito em segurança. O grande desafio é fornecer acesso aos recursos de TI com legitimidade.  

É necessário pensar em como executar isso em escala, prezando pela confiança no atendimento ao público com processos bem controlados. 

Portanto, a resposta sobre como fazer acesso remoto no Linux é recorrer a ferramentas e protocolos indicados para essa prática.

Qual a melhor ferramenta de acesso remoto para Linux?

Para definir a opção ideal de operacionalizar um atendimento remotamente no Linux, considere todos os aspectos envolvidos em um serviço de TI prestado com excelência. Somente assim a sua empresa conseguirá chegar a uma decisão consistente. 

Pense nas seguintes questões:

  1. De que maneira é possível realizar acessos continuamente com produtividade e velocidade?
  2. Qual é a ferramenta que pode viabilizar um agente remoto não só ao Linux, mas também a outros sistemas operacionais?
  3. A solução em vista oferece condições para estabelecer padrões e análises sobre esse formato de atendimento?
  4. O que pode, ao mesmo tempo, facilitar o trabalho dos técnicos da equipe e favorecer uma experiência incrível ao seu público? Afinal, lembre-se de que a satisfação do cliente deve ser o principal objetivo da estratégia da sua empresa.

Esses são alguns exemplos de perguntas a serem feitas ao analisar suas possibilidades. Para situações pontuais, vale recorrer a formas mais simples, como:

  • protocolo X11;
  • VNC (Virtual Networking Computer);
  • TeamViewer;
  • entre outros.

Porém, para operações que buscam um nível mais elevado de organização dos fluxos de atendimento, é preciso ir além. 

Foque em escolher uma solução completa, capaz de centralizar todos os recursos para a gestão de demandas da sua equipe de TI. O sistema Tiflux foi desenvolvido com este propósito e pode ser uma ótima aquisição!

>> Saiba como a Globaltera otimizou os processos de TI e passou a oferecer uma experiência impecável de atendimento ao cliente com o sistema Tiflux! 

Quais as vantagens de utilizar o Tiflux?

A fim de demonstrar por que o seu negócio precisa de uma tecnologia robusta de Help Desk e Service Desk, listamos abaixo os benefícios que o sistema Tiflux proporciona quando o assunto é acesso remoto.

Agente remoto para Linux e outros sistemas operacionais

O agente remoto da Tiflux possui uma série de configurações para se adaptar às especificações de cada cliente. Você pode fazer isso em diferentes níveis, como:

  • Geral, detalhando as mesmas diretrizes para qualquer acesso;
  • Por cliente, com modelos orientados a cada contrato atendido;
  • Por grupo de equipamentos;
  • Por recursos determinados a um único equipamento.

O sistema permite ainda três tipos de modalidade para realizar o acesso:

  • Solicitar permissão e receber aprovação caso ninguém esteja conectado;
  • Solicitar permissão e não obter aprovação caso não haja alguém conectado;
  • Assumir o controle silenciosamente. 

Independentemente do sistema operacional utilizado, as alternativas de configuração são as mesmas e o cliente pode contar com um atalho para acionar o agente remoto via área de trabalho

Monitoramento avançado

Uma vez instalado, o agente remoto Tiflux consegue monitorar a máquina em tempo real. Isso significa que informações referentes ao uso de disco, uso do processador e de qualquer outro elemento de hardware ou software podem ser acompanhados ativamente. 

Assim, o sistema pode operar a partir da definição de alertas para uma atuação proativa da equipe técnica, prevenindo eventuais problemas

Troca de mensagens e arquivos

A comunicação entre agentes e clientes é muito mais fácil via sistema Tiflux. O agente remoto disponibiliza um chat integrado para que esse contato seja feito sempre que necessário. 

Outro destaque é a possibilidade de envio de arquivos por meio do acesso remoto, sendo essa uma opção que pode, ou não, ser ativada. 

Inventário

Uma funcionalidade opcional oferecida pelo agente Tiflux é a visualização das informações referentes ao inventário do cliente

Dessa forma, quando permitido, os agentes conseguem obter rapidamente detalhes de hardware, software, sistemas e licenças utilizadas pelo usuário atendido. 

Faça um teste gratuito

Os itens que listamos nos tópicos acima são apenas uma parte do que o sistema Tiflux tem a oferecer. 

Para comprovar os benefícios do acesso remoto Linux e explorar todas as demais funcionalidades de uma solução de Service Desk que é referência no mercado, você pode experimentá-la sem custos na sua empresa!

>> Conheça o sistema Tiflux, solicite um teste gratuito e conquiste mais produtividade e qualidade para suas operações de TI!

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.