Gestão de TI 7 minutos

Gestão de dados em TI: por que e como fazer de forma estratégica

TIFlux - Gestão de dados em TI: por que e como fazer de forma estratégica
Ademir Vicente Machado Junior
30 de agosto de 2022

Compartilhe:

A gestão de dados em TI é o ponto de partida para tomada de decisão e indispensável para manter um negócio em destaque! Portanto, se a sua empresa coleta e armazena informações, mas não desenvolve nenhuma ação a partir disso, é hora de mudar.

Conceitos como Big Data, Data Driven e Business Intelligence são cada vez mais comuns e visados pelo mundo corporativo. Contar com inteligência, segurança e inovação é o caminho para satisfazer o público e orientar a gestão de demandas de TI com base em evidências. 

Descubra como alavancar seus resultados e amadurecer a visão analítica da sua operação conectando dados, metas e experiência do cliente com a leitura deste artigo!

Qual a importância de uma gestão de dados estratégica?

Os dados podem trazer as respostas e insights que a sua organização procura para aprimorar processos, ferramentas e aptidão técnica com alto nível de acerto. Essa é a principal importância desse tipo de prática. 

Imagine um quebra-cabeças: uma peça, por si só, não repassa uma mensagem. O conjunto, porém, forma uma imagem. 

A tendência é a mesma com os dados e sua gestão. Quando isolados, não querem dizer muita coisa. Mas, reunidos, representam o conhecimento sobre seu público, sua equipe e sobre todas as atividades executadas no dia a dia. 

Uma pesquisa da KPMG publicada em 2021 indica que as empresas ainda precisam evoluir muito para alcançarem todas as oportunidades que a gestão de dados pode proporcionar:

  • 75% dos executivos entrevistados acreditam na eficácia dos dados para mudanças radicais em seus modelos de negócios;
  • 57% não têm uma estratégia de dados estabelecida;
  • somente 11% deles priorizam o uso de dados. 

Como fazer uma gestão de dados estratégica em TI?

A tecnologia é um fator chave para permitir que dados sejam geridos com eficiência. O tempo em que gestores se dedicavam a interpretar informações manualmente, configurando e preenchendo planilhas já passou.

O dinamismo e a competitividade exigem precisão e rapidez. Sem contar que, ao atribuir essa tarefa às máquinas, os profissionais podem ter mais tempo e energia para propor e executar planos de ação. 

Para isso, é preciso buscar soluções seguras e capazes de identificar informações relevantes às operações. Um levantamento da PwC apontou que o orçamento cibernético das empresas com esse fim aumentou até 10% em 2022 para 36% das corporações avaliadas. 

No próximo, você vai descobrir por que esses números tendem a seguir em alta!

5 motivos para investir em um sistema de gerenciamento e gestão de dados em TI

Recursos tecnológicos favorecem o gerenciamento de dados — isto é, a organização segura e estruturada — e a gestão deles — com ferramentas e opções de análise. 

Confira os principais argumentos que justificam o valor da tecnologia para o uso de dados de acordo com o que nossos especialistas seguem comprovando entre as empresas que adquirem um Service Desk como o sistema Tiflux. 

1 – Conhecimento aprofundado sobre os clientes

Existem dois tipos de fundamentos sobre o público indispensáveis para o sucesso de uma operação de TI:

  • perfil dos contratantes;
  • informações sobre os atendimentos prestados. 

Uma base de dados qualificada permite interpretações reais sobre quem a sua equipe atende. Isso viabiliza um tratamento personalizado, o que qualifica a experiência do cliente e eleva os resultados de satisfação. 

Por outro lado, outros detalhes que um sistema como o Tiflux consegue reunir são primordiais para compreender a rentabilidade das operações, como:

  • criação de campos personalizados para coleta de informações;
  • categorização de tickets;
  • horas dedicadas a cada cliente;
  • deslocamentos realizados. 

Esse é o primeiro ganho que uma ferramenta completa pode oportunizar!

2 – Rastreabilidade dos atendimentos garantida

Complementando o que abordamos acima, a rastreabilidade é outro critério fundamental para a gestão de dados sobre o histórico de serviços executados pelo time de TI. As funcionalidades que contribuem para isso são:

  • catálogo de serviços;
  • gestão de tickets;
  • comunicação interna e externa (arquivamento de conversas entre os técnicos e com o cliente);
  • apontamentos da equipe dentro do sistema, documentando as demandas realizadas para cada ticket.

Assim, o atendimento ao cliente pode ser melhorado continuamente, considerando fatos condizentes às verdadeiras necessidades do público, da área e da empresa.

3 – Relatórios e dashboards centralizados

O gerenciamento e a gestão de dados exigem parâmetros e regularidade. Trazer isso para um contexto de múltiplos canais e grandes volumes de informação sem o uso de tecnologias pode descredibilizar suas análises. 

Um sistema especializado não só é capaz de superar o desafio e de entregar dados consistentes, como também executa tudo isso com agilidade, disponibilizando dashboards em tempo real.  

4 – Segurança

Lidar com dados pede atenção com regulamentações e medidas severas de proteção contra violações. As diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) devem ser cumpridas à risca.

Por essa razão, investir em uma tecnologia com esse pré-requisito é uma forma de oferecer confiabilidade e manter o uso correto das informações dos clientes e do negócio.

5 – API para integração com outros sistemas

O fato de possuir API aberta faz com que uma solução de TI possa ser conectada a outros softwares da corporação. Isso favorece a comunicação entre diferentes departamentos e enriquece a base de dados

É possível, ainda, elevar a gestão de dados à máxima potência. O sistema Tiflux, por exemplo, pode ser facilmente integrado a programas como o Microsoft Power BI, aprofundando as análises de negócios da empresa.

Faça um teste gratuito com a Tiflux

Agora que você já sabe todos os pretextos envolvidos na gestão estratégica de dados em TI, que tal dar o primeiro passo para a excelência dos seus serviços? 

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.