Gestão de TI

Manutenção Preventiva em TI

tiflux
8 de janeiro de 2019

Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar do velho ditado “Prevenir é melhor do que remediar”. Não podemos negar que essa frase é muito sábia. A melhor maneira de evitar dores de cabeça no futuro é se prevenindo no presente. Isso vale tanto no trabalho ou na sua vida pessoal. Acontece que muitas empresas dão pouca atenção para a manutenção preventiva e tendo dores de cabeça regulares, sem perceberem que a prevenção pode evitá-las.

Um exemplo comum é de prestadores de serviços de TI. Os desprevenidos acabam só atendendo os clientes quando são chamados(quando algo já deu errado). Essa atitude acaba gerando infortúnios, atrasos e muitos clientes insatisfeitos por ficarem esperando o atendimento para que seja resolvido.

Por isso muito prestadores de serviços de TI estão embarcando no modelo de negócio chamado Serviços Gerenciados. Caso você não conheça esse modelo sugiro que leia este artigo chamado Serviços Gerenciados MSP.

Este modelo tem como foco a prevenção de riscos. Ele ajuda a equipe a agir antes que aconteça algo com o cliente, diferente do modelo tradicional que espera por problemas.

Fazer com que sua empresa tenha uma rotina preventiva não é algo difícil, mas um hábito. Você terá que estar sempre monitorando os recursos e executando atividades preventivas em sua empresa.

Quando se tem um rotina de manutenção preventiva você acaba tendo muitos ganhos, abaixo vou citar os principais que são:

Economia

Quando se tem um problema e este problema se arrasta para ser resolvido ele acaba ficando caro para resolvê lo. Por isso a manutenção preventiva tem como ganho a economia, pois você foca em fazer ações que vão evitar que problemas venham acontecer no futuro. Você vai encontrar falhas em estágios iniciais e mais simples de serem resolvidas e com isso gastando menos.

Outro ponto de economia, é que ao evitar um problema, você poderá fazê-lo no melhor horário, ou seja, evitando pagar horas extras ou até ter muito stress.

Por fim, gera também economia ao cliente que evitará de ficar parado.

Segurança

Quando não se tem o hábito de fazer manutenção preventiva um sistema pode passar um bom tempo com brechas que podem ser perigosas, sendo de fácil acesso para hackers.

Um ataque de hackers pode acabar afetando a imagem da empresa e gerar um grande prejuízo financeiro.

Cultura e Manutenção Preventiva

Você pode criar uma cultura de prevenção na sua empresa sem ter que gastar muito, somente com atividades, abaixo vamos dar algumas dicas;

  • Faça uma planilha para cada cliente e preencha com todos os serviços prestados para cada cliente, e verifique os problemas que mais acontecem em cada cliente, com isso você vai poder se preparar e trabalhar em cima de cada problema para que não venha acontecer novamente, isso é melhor feito em um sistema de gestão de catálogo de serviços. Caso você não tenha um sistema de gestão de catálogo de serviços, você pode fazer em uma planilha, mas seria pouco produtivo se sua demanda for alta.
  • Procure saber qual é raiz de cada problema recorrente, a dica acima ajuda você a analisar isso.
  • Agende atividades de manutenção preventiva com recorrência. Ela é muito importante para evitar incidentes e você vai diminuir muitos os incidentes com ela.
  • Faça auditorias de segurança, backup e qualidade em seus clientes, pois auditorias são muitos importantes para evitar futuras dores de cabeça. Alguns dos objetivos de uma auditoria são:
    • Identificar falhas nos processos;
    • Prevenir problemas e prejuízos;
    • Criar estabilidade e eficiência nas rotinas de trabalho.\

Gestão de Service Desk

Ter ferramentas a disposição para ser preventivo é muito importante, principalmente nos dias atuais onde a competitividade do mercado é muito alta e todos estão sempre buscando evoluir e se aperfeiçoar e também buscando novas ferramentas  para sempre estar na frente.

O TIflux é uma ferramenta completa de Service Desk que pode ajudar seu time a alcançar resultados sensacionais.

Veja abaixo como o TiFlux pode lhe ajudar lhe ajudar alcançar grandes resultados e estar na frente da concorrência e ter uma cultura preventiva evitando dores de cabeça no futuro.

Agente Remoto no TiFlux

Dentro do Tiflux você conta com o agente remoto que, além do acesso remoto, vai lhe trazer informações quase que em tempo real dos computadores onde esse agente foi instalado, informações de hardware, software e sistema de cada máquina. Além de poder verificar os processos que estão rodando na máquina em tempo real e poder finalizá los.

Caso queira conhecer mais sobre o Acesso Remoto do TiFlux sugiro que leia esse artigo que fala sobre o Acesso Remoto do Tiflux.

Agente Remoto para leitura de inventário no TiFlux

Atividades Agendadas

No TiFlux você vai ter a disposição o atividades agendadas que vai lhe ajudar a agendar atividades recorrentes, poder com período diário, semanal, mensal e anual. Essa ferramenta vai lhe ajudar a criar um rotina para fazer manutenção preventiva e de auditoria nos seus clientes.

Agendamento de atividades recorrentes no TiFlux

Monitoramento Avançado-Gatilhos

Os gatilhos de monitoramento avançado são um pacote adicional de ferramentas para atendimento aos clientes de maneira preventiva. Com eles você pode personalizar notificações e aberturas de chamados com base no monitoramento contínuo de equipamentos de clientes:

  • % de Processador;
  • % de uso de Disco;
  • MB livres de Memória;
  • S.M.A.R.T. de Disco;
  • Outros gatilhos em desenvolvimento.
Gatilhos de Monitoramento para Manutenção Preventiva de Ativos no TiFlix

Relatório de Tickets por Catálogo de Serviço

Dentro do TiFlux um relatório que vai lhe ajudar a analisar quais são os problemas que mais ocorrem em cada cliente.Caso você tenha interesse em saber mais sobre catálogo de serviços dentro do TI sugiro que faça a leitura do nosso artigo sobre Catálogo de Serviços, clique aqui para ler.

Tickets por Catálogo de Serviço

Em tickets por catálogo de serviço você vai poder visualizar o número de tickets abertos por catálogo, por área do catálogo e por um item específico.

Você vai poder filtrar a busca pelos seguintes itens:

Catálogos de Serviços: Você pode definir de quais catálogos de serviços você quer visualizar os tickets.

Área de conhecimento: Você pode definir a área de conhecimento dentro do catálogo que selecionou.

Item (Específico para PDF):  Você ainda pode ver os tickets de um item em específico.

Cliente: Você pode escolher desde 1 cliente até vários para visualizar os tickets por catálogo de serviço.

Relatório de Catálogo de Serviços no TiFlux

Estas são só algumas das ferramentas que o TiFlux disponibiliza, caso você queira testar sem compromisso e só clicar aqui.

O que você fará?

Se você quiser evitar dores de cabeça no futuro você deve iniciar uma rotina para fazer manutenções preventivas. Além de evitar dores de cabeça, ela vai economizar e aumentar o lucro da sua empresa.

Venha conquistar resultados sensacionais, venha para o TiFlux. Se precisar de ajuda para iniciar essa jornada é só entrar em contato pois será um prazer lhe ajudar.

Vamos lhe guiar dentro do TiFlux e mostrar como você vai conseguir criar uma rotina preventiva dentro de sua empresa com a ajuda da nossa solução de uma maneira simples e muito eficiente.

O que você achou deste artigo? Compartilhe conosco, tendo qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe o seu comentário