Segurança da informação

8 tipos de Malware e como enfrentá-los

tiflux
20 de janeiro de 2020

Compartilhe:

Você pode até não imaginar, mas existem muitas armadilhas na internet. Como por exemplo o Phishing, Malware, Vírus e Ransomware que são apenas alguns tipos e que podem causar muitos danos, até mesmo financeiros. Mas, o que vamos dar ênfase hoje, é sobre os diferentes tipos de Malware.

Resumidamente, qualquer aplicativo que acessa informações do sistema ou, de documentos alocados no disco rígido, sem a permissão do administrador ou usuário, é considerado um Malware. Isso envolve vírus, trojans, worms, rootkits e vários outros programas maliciosos. 

Para entender melhor o que é e quais são os tipos, continue lendo o conteúdo com a gente.

Entendendo o que é o MALWARE

O termo Malware vem do inglês, que é a maneira comprimida para a expressão “malicious software” (software malicioso). E isso entende-se que qualquer tipo de software é capaz de infectar um sistema secretamente.

O que é MALWARE?

Ou seja, sem o consentimento do usuário, esse software poderá causar grandes danos, modificações e até mesmo roubo de informações pessoais ou da empresa, levando até o bloqueamento do acesso do usuário.  

E além disso, é muito comum que qualquer tipo de software da categoria das “pragas” virtuais seja nomeado de vírus, não é mesmo? E o vírus é apenas uma das categorias deste tipo de programa. Por conta disso, que o Malware é o termo mais adequado quando é feito esse comentário de maneira mais generalizada.

Não existe software que são 100% seguros, com isso, os Malwares podem atacar diferentes tipos de plataformas (Windows, Android, Linux, iOS, OS X e outras). 

Como os Malwares agem?

As diversas maneiras de ação dos Malwares variam de acordo com o tipo de vírus. De modo geral, eles podem limpar as informações contidas no disco rígido, desconectar a internet, paralisar o computador ou até mesmo espalhar o vírus para outros equipamentos.

Muitas vezes, mesmo depois que o equipamento é infectado por um Malware, ele não apresenta os indicativos do problema.. O vírus fica dentro do programa, danificando de diversas formas até transformar a máquina em algo inútil. 

No próximo tópicos, vamos abordar quais são os tipos de Malware. Confira!

Quais são os tipos de Malware

Nesse sentido, o Malware se divide em algumas subcategorias, que são:

QUAIS SÃO OS TIPOS DE MALWARE

Vírus

É um tipo de Malware que afeta outros arquivos, alterando o conteúdo que há dentro do computador, passando ter códigos maliciosos.  

Cavalo de Troia

O cavalo de troia é outro tipo de malware e não são um problema apenas para computadores desktops e notebooks. Eles podem também afetar dispositivos móveis. De maneira geral, é um vírus de computador que vem anexado a um programa que aparenta ser original, mas na verdade, é uma versão falsificada, carregada com malware. 

Ransomware

É outro tipo de Malware que “rouba” algum dado sigiloso do usuário ou bloqueia o celular da vítima e, eventualmente, cobra pelo “resgate” dessas informações ou desbloqueio do aparelho. 

Worm

Neste caso, ao invés de afetar outros arquivos, este tipo de Malware tende a se espalhar para outros dispositivos, através de e-mail e mensagens via app de mensagens, por exemplo. O Worm existe há mais tempo do que o vírus e, o e-mail acabou colocando na moda ali por volta dos anos 90, por quase uma década, chegando como os anexos de mensagens.

Era muito comum abrir um e-mail com imagem e logo, toda a empresa estava infectada em questão de minutos. Para resumir, o que torna esse tipo de Malware tão destruidor, é que ele tem uma capacidade rápida de se espalhar sem nenhum tipo de ação do usuário. Já ao contrário dos vírus, exigem que a pessoa que está navegando, ao menos, inicie algo. 

Backdoor

O backdoor permite que um hacker tome conta do computador de maneira remota e execute as ações, como o download de outros Malwares, o envio de dados do usuário e spams, além de ataques de negação de serviço (Denial of Service). 

Spyware

Spyware é o mais usado por pessoas que desejam verificar as atividades de computador de seus amigos ou familiares. Os programas de Adware e spyware são geralmente os mais fáceis de remover, porque não são tão agressivos diante de outros tipos de Malware.

Adware

O Adware tenta direcionar o usuário em alguma publicidade na internet indesejada e, devidamente mal-intencionada. Um programa comum de Adware pode encaminhar as pesquisas do navegador do usuário para páginas da web parecidas com outras promoções de produtos relacionadas a ele.

Malware sem arquivo (Fireless)

O Malware sem arquivo não é uma categoria diferente desses tipos citados acima. O Malware tradicional é capaz de infectar novos sistemas usando o conjunto de arquivos.

O Malware sem arquivo que hoje inclui mais de 50% de todo o malware  não utiliza diretamente os arquivos ou o sistema de arquivos. Ou seja, ele acaba explorando mais e se propagando na memória, usando outros objetos do sistema operacional “sem arquivo”, como por exemplo, as chaves de registro, APIs ou tarefas agendadas.

Como remover um Malware

A melhor maneira de enfrentar e se livrar de vez de um Malware, é utilizar uma ferramenta de remoção de malware, encontrada em qualquer bom software antivírus.

O Avast Free Antivirus e antimalware podem eliminar qualquer Malware de seus aparelhos de maneira eficiente e rápida. Além de tudo, é bem mais do que uma simples ferramenta que remoção de Malware, serve também para proteger em tempo

Mas, ele é mais que uma ferramenta de remoção de Malware. Também serve como uma proteção em tempo real contra todos os ataques.

Para ficar por dentro de conteúdos como este, acesse nosso blog clicando aqui

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.