Atendimento ao cliente 6 minutos

Chatbot de atendimento: conheça os diferenciais da Tiflux

TIFlux - Chatbot de atendimento: conheça os diferenciais da Tiflux
Ademir Vicente Machado Junior
22 de fevereiro de 2022

Compartilhe:

Tecnologias têm o potencial de alavancar resultados corporativos quando utilizadas com um bom planejamento e equilíbrio. Com o chatbot de atendimento, não é diferente. Pensando nisso, a Tiflux desenvolveu diferenciais para ampliar as vantagens dessa funcionalidade!

Dados de uma pesquisa de 2021 realizada pela Opinion Box apontam que 31% das empresas promovem conversas via robôs. Os clientes também foram entrevistados: entre os 59% que já tiveram esse tipo de experiência, 40% deles aprovaram. 

Se o seu negócio ainda não adotou essa solução, ou não alcançou os resultados esperados, confira neste artigo o que é possível conquistar com o sistema Tiflux!

Quando o chatbot de atendimento da Tiflux é indicado?

Na Era do Cliente, é essencial identificar oportunidades de como melhorar seu atendimento. O público espera agilidade, informações consistentes e eficiência quando contrata um serviço. É nesse momento que as automações são bem-vindas, e o chatbot da Tiflux tem muito a ajudar!

Esse tipo de ferramenta pode ser um dilema para as empresas: os clientes nem sempre consideram positivas as comunicações robotizadas. 

Por esse motivo, preste atenção ao escolher uma tecnologia para sua operação. Algumas limitações ou sistemas muito básicos mais atrapalham do que ajudam. 

Então, saiba por que o chatbot de atendimento da Tiflux é uma excelente opção!

Quais são os diferenciais do chatbot de atendimento da Tiflux?

O chatbot da Tiflux tem sua base em práticas focadas na oferta de uma boa experiência para o cliente (Customer Experience). Para entender quais são os pontos de destaque, é preciso saber como aplicá-lo em conjunto com os demais recursos do software.

Podemos dizer que a característica principal é a flexibilidade para criação de variados fluxos de chatbot. É possível programar uma ampla gama de perguntas e respostas, que podem ou não ser aceitas, oferecendo ao cliente várias opções de navegação durante o atendimento. 

Diante disso, relacionamos algumas situações para exemplificar como você pode aproveitar ao máximo a nossa solução!

>> Aproveite para fazer um teste grátis e explore todos os recursos do sistema Tiflux

Chatbot + base de conhecimento

Combinar o chatbot com uma base de conhecimento bem estruturada favorece o autoatendimento e proporciona rapidez às resoluções de baixa complexidade. Conforme o tipo de dúvida do usuário, você pode recomendar o acesso a algum dos seus conteúdos. 

Isso depende, claro, da maturidade das informações da empresa sobre as ocorrências mais frequentes. Mapear as operações de atendimento é fundamental para chegar a esse ponto!

Aqui vai um exemplo:


Chatbot: Olá! Você está em contato com nossa equipe de especialistas. Qual seu nome? 

Cliente: Oi, sou o Fábio.

Chatbot: Certo, Fábio. Como podemos te ajudar?

Cliente: Não sei como criar fluxos de chatbot no sistema de vocês.Preciso de ajuda.

Chatbot: Seu problema está resolvido! Temos um artigo super completo que explica como fazer isso na prática: “Configurando o chatbot – Tiflux”. Se tiver mais alguma dúvida, estaremos à disposição!


Assim como no caso acima, várias outras dúvidas pontuais podem ser resolvidas com esse tipo de indicação! 

Filtro de triagem

Outra possibilidade viabilizada pelo chatbot de atendimento é apoiar a divisão das filas de atendimento. Quando a empresa trabalha com grupos distintos de atendentes, independente do critério de separação das equipes, automatizar o primeiro contato é uma ótima opção!

O robô pode direcionar o ticket ao fluxo adequado, acionando o técnico especializado na área solicitada. 

Por exemplo:


[Mensagem automatizada]

Olá, tudo bem? Você está em contato com a Tiflux, e, para te atender mais rápido, queremos saber qual é o melhor departamento para solucionar seu problema:

1 – Comercial

2 – Financeiro

3 – Suporte

4 – Recursos Humanos


Integração com WhatsApp Business

O WhatsApp Corporativo tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas para estabelecer comunicação com as empresas. 

Além de todos os dados disponibilizados pelo próprio aplicativo, a Tiflux oportuniza integrá-lo ao sistema de atendimento via chat. Mandar mensagens automáticas é apenas um dos recursos, uma vez que os atendentes também poderão enviar conversas aos colegas, alterar departamentos e ter acompanhamento total do que é tratado com o cliente. 

Boas práticas do atendimento via bot

A Tiflux recomenda um formato híbrido para manter bons níveis de satisfação na relação entre marca e cliente. Por isso, pense no chatbot como uma complementaridade às ações da sua equipe.

Bots devem ser vistos como um artifício para agregar facilidade e rapidez aos fluxos, e não como a via principal para solução dos chamados. 

Combinando chatbot a respostas humanizadas

Basta usar a criatividade para fazer valer todas as vantagens que um chatbot de atendimento como o da Tiflux podem trazer à sua gestão de TI!  

Uma dica, porém, é indispensável: nunca deixe de fora a opção de um atendimento humanizado. Para satisfazer o cliente, permita que ele tenha consciência de que está em contato com um atendimento automático, e ofereça sempre a escolha de conversar com um atendente. 

A Customer Contact Week Digital (CCW) divulgou em seu site um estudo mostrando que 81% dos consumidores confiam mais em um ser humano do que em um bot para resolver seus problemas. 

53% dos clientes, por sua vez, sentem-se mais confortáveis quando conseguem solucionar sozinhos o que precisam.

Os dados transparecem a adaptação do público frente à digitalização acentuada dos processos. Quanto mais esse tipo de interação for aperfeiçoado — inclusive com a inclusão avançada de Inteligência Artificial nas configurações —, a aceitação tende a aumentar.

Conte com nossos especialistas para implementar as soluções certas na sua empresa!

>> Fale agora com o time da Tiflux e conquiste a excelência do seu atendimento ao cliente! 

Deixe o seu comentário