Gestão de TI 7 minutos

O que é Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?

Ademir Vicente Machado Junior
28 de fevereiro de 2023

Compartilhe:

Nas últimas décadas, surgiram vários avanços tecnológicos que vêm transformando os moldes de trabalho em instituições dos mais diversos segmentos. O conceito de tecnologia da informação e comunicação(TIC) dialoga com esse contexto, reunindo o que há de mais inovador em termos de gestão e operação para facilitar a vida de gestores e colaboradores nas empresas. 

Continue a leitura e veja como se adaptar a esse cenário!

O que é TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação)?

O conceito de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é bastante amplo. Em linhas gerais, podemos dizer que essa prática abrange as tecnologias mais modernas que servem como mediadoras nos processos de comunicação das empresas.

Trata-se, portanto, de uma mescla de recursos de hardware, software e telecomunicações potencializados pela internet para melhorar os fluxos de comunicação nas instituições, refletindo também na qualidade dos serviços prestados.

Exemplos de TIC

Os exemplos mais comuns de TIC podem ser especificados como:

  • Industriais: soluções de automação para acelerar processos nas indústrias;
  • Comerciais: ferramentas para favorecer uma gestão mais estratégica;
  • Financeiras: sistemas inteligentes como os utilizados em fintechs para lidar com o Big Data.

Quais são as TICs que podem ser utilizadas para empresas? 

Algumas das TICs mais utilizadas em empresas de todos os portes e segmentos incluem as ferramentas que proporcionam armazenamento em nuvem, segurança de dados, monitoramento de redes sociais e gestão de produtividade.

A armazenagem em nuvem, por exemplo, se tornou algo essencial do ponto de vista da segurança de dados nas empresas. Assim, evita a perda de informações importantes e o vazamento de dados sensíveis.

As ferramentas de monitoramento das redes sociais, por sua vez, permitem uma conectividade maior com os clientes, estreitando o relacionamento para garantir experiências de atendimento cada vez mais satisfatórias.

Já os softwares de gestão são muito utilizados para controlar melhor os processos internos, avaliando a performance das equipes e gerando insights valiosos para a tomada de decisões mais estratégicas.

Como implementar a tecnologia da informação e comunicação nas empresas

Fazer parte do cenário da transformação digital exige contar com soluções que operam com tecnologia de ponta, as quais podem ser disponibilizadas por fornecedores especializados. O sucesso da implementação da tecnologia da informação e comunicação nas empresas depende dessas parcerias inteligentes.

Afinal, estamos falando de um cenário de tendências muito específicas, que demandam conhecimento aprofundado e profissionais altamente capacitados para oferecer o suporte necessário e manter os sistemas sempre atualizados.

Importante destacar também que essa implementação traz vantagens em diversos níveis, não só para os gestores e os colaboradores da empresa. O público-alvo do negócio também sai ganhando. Isso porque, com os fluxos de trabalho mais inteligentes e organizados, os serviços prestados ganham doses extras de eficiência e qualidade.

Quais são os benefícios da tecnologia de informação e comunicação?

Agora que você já sabe para que serve a tecnologia da informação e comunicação, vamos aos benefícios da implementação das TICs nas empresas.

Máxima conectividade 

As TICs permitem que as empresas integrem uma série de ferramentas para favorecer a conectividade interna e, também, o fluxo de contato com os clientes. Graças aos avanços tecnológicos, é possível, por exemplo, utilizar vários recursos de atendimento remoto, como redes sociais e mecanismos de videoconferência.

Redução de custos operacionais 

Com a diminuição das distâncias e o estreitamento dos laços entre a empresa e os clientes, os custos operacionais ficam mais equilibrados. 

Isso é fundamental para manter o controle orçamentário da empresa e redirecionar os recursos financeiros para outras demandas prioritárias, como o foco na qualidade dos produtos.

Estímulo à produtividade

Os fluxos instantâneos de comunicação e a melhoria no relacionamento com os clientes são estímulos extras à produtividade da sua equipe. A motivação também entra nesse contexto. Afinal, equipes mais produtivas ficam também mais motivadas para bater metas promissoras.

Alto nível de satisfação dos clientes

Um dos maiores ganhos da tecnologia da informação e comunicação está relacionado à experiência dos consumidores. Hoje em dia, com as distâncias mais curtas e com a interatividade em alta, o nível de satisfação aumenta, pois o cliente sabe que terá o suporte adequado de forma rápida e com várias possibilidades de contato a qualquer momento

Tendências da Tecnologia da Informação e Comunicação

Ao longo do conteúdo, falamos sobre o que é tecnologia da informação e comunicação e quais os recursos já consolidados nesse cenário. Agora falaremos de outras tendências que vieram para ficar no contexto da transformação digital para empresas.

A tendência mais abrangente nesse sentido é a Inteligência Artificial (IA), que nada mais é do que o uso de recursos tecnológicos que favorecem os fluxos de trabalho sem demandar intervenção humana. Um exemplo são os canais de atendimento omnichannel das empresas, como o contato por chatbots ou WhatsApp Business.

Os mecanismos de Experiência Total (TX) também são destaque nesse contexto, pois consideram a jornada do cliente como foco de atenção principal das empresas. A intenção é alinhar experiência do cliente, experiência do colaborador e experiência do usuário para proporcionar interações positivas a todos os envolvidos.

A internet de comportamentos – Internet of Behaviors (IOB) – é outra tendência avançada da tecnologia da informação e comunicação. O objetivo central é promover um trabalho acurado com a inteligência de dados para otimizar planejamentos estratégicos e proporcionar um atendimento cada vez mais alinhado com as necessidades de diferentes perfis de clientes.

Esses recursos e mecanismos inteligentes são indispensáveis para implementar a cultura da transformação digital nas empresas, sobretudo com relação ao cultivo de um relacionamento mais aprofundado com os clientes.

As plataformas que descomplicam o atendimento online, por exemplo, são decisivas nesse processo, aliando produtividade para as equipes, satisfação para o consumidor e credibilidade para as marcas.

Quer saber mais a respeito? Conheça o sistema de atendimento ao cliente da Tiflux e faça um teste gratuito para entender como funciona!

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.