Tecnologia da informação

Tipos de Porta e Protocolo FTP

tiflux
28 de fevereiro de 2020

Compartilhe:

O FTP (File Transfer Protocol), que em português significa “Protocolo de Transferência de Arquivos”, é um dos métodos mais conhecidas para transferir arquivos de um computador para outro e, é uma forma rápida e versátil.

Esse protocolo é basicamente um tipo de conexão que permite que dois computadores conectados à internet troquem arquivos entre eles, com isso, um usuário pode transferir arquivos de qualquer formato para outra máquina ou até mesmo armazená-los em um servidor FTP. Dessa maneira, esse arquivo fica sempre disponível para o usuário acessar quando desejar.

O termo FTP pode ser referente ao protocolo ou quanto ao programa que implementa ele. A transferência de arquivos em redes de computadores geralmente envolve acesso a sistemas de arquivos remotos com a mesma interface utilizada nos arquivos locais. 

Ele surgiu na década de 1970, em plena Guerra Fria, e naquele momento os computadores estavam em evolução constante, quando assim, começou a surgir as primeiras redes e ligações entre computadores.

Essa tecnologia foi desenvolvida na época, pelo estudante Abhay Bhushan, que era um estudante de engenharia elétrica no MIT (Massachussets Institute of Technology), que é uma das universidades mais conceituadas do mundo.

Inicialmente, o FTP apareceu com a proposta de criar um fluxo para efetuar uma transferência de arquivos segura entre os computadores e servidores da ARPANET Network Control Program, que foi o precursor da internet como conhecemos hoje. 

Ao longos dos anos, houve muitas mudanças no FTP e ele continuou sendo aprimorado com muitas revisões e melhorias nos códigos, isso tudo foi aumentando conforme foi chegando os computadores domésticos. 

Conforme foi aumentando a demanda por recursos focados em armazenamento e troca de arquivos pela internet, a consolidação do FTP como o método mais eficiente e popular para o compartilhamento de arquivos pela rede foi muito rápida.

Para que serve o FTP?

Por mais que o computador tenha espaço em disco suficiente para armazenar todos os arquivos, é sempre bom armazenar em outro lugar para não afetar o desempenho da máquina.

O FTP é alternativa para armazenar conteúdos fora do disco e, ainda assim, ter fácil acesso a esses conteúdos,além de facilitar o acesso de várias pessoas ao mesmo arquivo. Como é muito comum que várias pessoas trabalhem no mesmo projeto e precisem acessar o mesmo arquivo, o FTP é uma solução dinâmica para armazenamento de dados, onde permite que várias pessoas com acesso possam entrar nos mesmos arquivos com facilidade.

Ele serve exatamente para fazer essa ponte de comunicação entre esses usuários, por meio de seus computadores conectados a internet, os pcs se comunicam através de um servidor online, que é onde ficam armazenados os arquivos que poderão ser acessados pelos usuários através de seus computadores.

Tipos de Porta FTP 

A diferença do FTP para outras aplicações cliente-servidor, é que ele estabelece duas conexões entre um cliente e um servidor. A primeira conexão é utilizada para a transferência de dados e, a outra, é usada para os comandos de respostas. Devido  essa separação de conexões, o FTP tem uma alta eficiência.

E  outra característica do FTP, é que ele sempre utiliza dois números de portas, a porta 21, que é utilizada para o controle da conexão e, a porta 20, que é usada para a transferência de dados. 

Acesso nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos como este.

Deixe o seu comentário