TiFlux | Blog
Categorias
Todas as categorias Acesso remoto
Atendimento ao cliente
Atualizações Tiflux
Empreendedorismo
Gestão de chamados
Gestão de equipes
Gestão de projetos
Gestão de serviços
Gestão de TI
Performance de TI
Gestão de vendas
Help Desk
Inteligência artificial
Segurança da informação
Service Desk
Suporte ao cliente
Tecnologia da informação
Uncategorized
Webinar
+ Conteúdos
Materiais
Tudo sobre:
Atendimento ao cliente Whatsapp Business Help Desk Service Desk ITSM Customer Success Gestão de TI
Site Assinar newsletter
Gestão de projetos 7 minutos

O que é um quadro Kanban? Como fazer e usar na prática

TIFlux - <strong>O que é um quadro Kanban? Como fazer e usar na prática</strong>
Ademir Vicente Machado Junior
Por Ademir Vicente Machado Junior
7 de março de 2023

Compartilhe:

LinkedinFacebook

O quadro Kanban é um tipo de metodologia ágil que tem como principal objetivo otimizar tarefas a partir do que já se tem em mãos. Ou seja, não é necessário começar um planejamento do zero para aplicar o método Kanban. Por isso, esse recurso é tão utilizado no gerenciamento de diversos projetos em empresas de todos os segmentos. 

Quer entender melhor como funciona? Continue a leitura e conheça as principais vantagens envolvidas!

O que é um quadro Kanban?

A gestão facilitada de tarefas é um dos focos do quadro Kanban. O método é, portanto, um facilitador da execução de projetos por meio de uma visão criteriosa do todo. Isso significa reunir todas as partes que compõem o seu projeto e, a partir daí, definir um planejamento estratégico para realizá-las no tempo hábil, resultando no trabalho final a ser entregue.

O método Kanban faz parte do grupo de metodologias ágeis como o Scrum, que também é bastante conhecido por gestores e equipes de trabalho nos mais diversos segmentos. A diferença básica do quadro Kanban para o método Scrum é que o primeiro é um processo contínuo, enquanto o segundo tem início e fim bem demarcados.

Isso significa que o Kanban é mais flexível que o método Scrum, motivo pelo qual muitas equipes preferem adotá-lo. Afinal, não existem prazos rigorosos na aplicação do quadro Kanban. 

A ideia é esmiuçar o ciclo de vida de um projeto e, a partir daí, definir as prioridades e atribuir as funções aos responsáveis, atualizando-as e redefinindo os cronogramas sempre que houver necessidade.

Qual é a principal função do quadro Kanban?

O quadro Kanban é um recurso para gerenciar com agilidade demandas amplas e trabalhosas. A principal função dessa metodologia ágil é auxiliar os colaboradores na visualização pormenorizada dos fluxos de trabalho, pois isso facilita a execução do projeto de parte em parte. 

Ou seja, o Kanban põe ordem na “bagunça” para que as equipes não se percam em meio a um excesso de informações desencontradas. Não à toa, o percurso principal do método é estabelecer um quadro com todas as etapas do projeto, o qual deve se basear na execução diária das tarefas. 

Normalmente, as colunas do quadro Kanban se dividem em categorias como “atividades por fazer”, “atividades em andamento” e “atividades feitas”. No entanto, essas categorias podem variar conforme os objetivos e necessidades de cada projeto.

Como e onde o Kanban pode ser aplicado na sua empresa?

O quadro Kanban pode ser aplicado nos mais diversos projetos corporativos. Essa metodologia é muito utilizada em tarefas de equipes de tecnologia da informação, considerando-se que a gestão de atividades desse setor é bastante criteriosa, pois envolve um fluxo amplo e minucioso de dados, como nos serviços de atendimento ao cliente, por exemplo.

Quanto às vantagens do método Kanban, um dos principais benefícios é a visão global das demandas de cada projeto ou setor. Isso ajuda a “dar vida” à execução das tarefas. Afinal, quando as demandas estão organizadas visualmente, fica mais fácil para nossa mente traçar o percurso adequado para realizá-las em tempo hábil.

Outro benefício dessa metodologia ágil é a clareza na distribuição dos fluxos de trabalho entre os responsáveis, o que é muito positivo na gestão de equipes que trabalham em home office, principalmente. Isso porque, com as demandas centralizadas no quadro Kanban, o gestor poderá enxergar com mais clareza o andamento de cada tarefa.

Quais são os tipos de Kanban?

Os tipos de quadro Kanban podem variar bastante, dependendo das necessidades do projeto em questão. Existem basicamente os painéis físicos e digitais. No primeiro caso, os quadros geralmente são divididos em colunas verticais, nas quais os colaboradores sinalizam as tarefas e fluxos de trabalho a partir de notas adesivas que indicam o andamento das demandas.

Já os quadros Kanban digitais são aqueles oferecidos por softwares especializados, os quais disponibilizam diversos tipos de layout para painéis de controle de fluxo de tarefas. 

A maior vantagem dos métodos digitais é que, nesse modelo de quadro Kanban, é possível compartilhar todas as informações sobre os fluxos de trabalho também à distância. Isso é fundamental para manter todos os colaboradores alinhados com o projeto.

Como fazer um quadro de Kanban?

Como vimos, a configuração do quadro Kanban pode variar bastante de acordo com cada tipo de projeto. A maneira mais simples de aplicar esse método é a partir de cinco componentes básicos. São eles:

  1. Marcadores visuais: cartões ou notas adesivas para sinalizar os fluxos de trabalho;
  2. Colunas: delimitações que categorizam cada parte do projeto;
  3. Limite de execução: sinalizadores que indicam o foco do trabalho no momento;
  4. Ponto de compromisso: indicadores que sinalizam as prioridades do projeto;
  5. Ponto de entrega: fim daquele fluxo de trabalho em específico.

Além da agilidade que o método Kanban proporciona à execução dos projetos, outra grande vantagem dessa aplicação é permitir que as equipes trabalhem com o que já têm em mãos. Portanto, não é preciso remanejar todo o fluxo de tarefas anterior para dar início à metodologia Kanban.

Nós podemos ajudar você a gerenciar melhor seus projetos internos a partir de metodologias ágeis. Um exemplo é a organização de fluxos de atendimento a clientes a partir de um sistema digital completo que descomplica o relacionamento com o público!

Faça um teste gratuito e entenda como a plataforma de atendimento da Tiflux otimiza essa tarefa!

TIFlux -

Veja também

TIFlux - Metodologias ágeis: o que é e quais seus benefícios

Metodologias ágeis: o que é e quais seus benefícios

TIFlux - EAP: o que é e como fazer uma Estrutura Analítica do Projeto?

EAP: o que é e como fazer uma Estrutura Analítica do Projeto?

TIFlux - 9 melhores ferramentas e metodologias de gestão de projetos

9 melhores ferramentas e metodologias de gestão de projetos

Quer se tornar um especialista em serviços de atendimento?

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail!

Empresa
Carreiras
Sistema
Funcionalidades Preços API Termos de uso Status do Tiflux
Soluções
Atendimento ao cliente Atendimento interno Gestão de TI
Serviços
Guia de uso Canal de suporte Academia Tiflux
Conteúdos
Blog Materiais
Telefone
+55 (11) 4200-8293
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h
Endereço
Rua Fortaleza, 87 - Saguaçu - 89.221-650 - Joinville - SC
Comercial
[email protected]
Suporte
[email protected]
© 2025 Tiflux, Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Vá para versão mobile