Conforme o tempo passa, novas possibilidades ajudam a melhorar ainda mais a performance e otimização nos processos de negócios.
O cluster empresarial é um modelo de organização entre empresas que teve sua origem na Tecnologia da Informação e que passou a ser aplicado por corporações de diversos segmentos.
Para você entender melhor o que é cluster e quais seus benefícios para a gestão, preparamos este conteúdo. Confira com a gente!
O que é cluster empresarial?
Cluster é um termo em inglês. A tradução significa “aglomerar” ou “aglomeração”, e pode ser aplicada em várias situações.
No caso da computação, esse termo determina uma arquitetura de sistema. Ela torna possível combinar vários computadores para trabalharem de maneira simultânea. É como se unissem dois ou mais computadores e eles fossem apenas um.
Esse tipo de sistema começou a ser utilizado em 1960, na IBM. O principal objetivo foi aumentar a eficiência dos processadores dos computadores.
Não se trata apenas de aglomerar, mas sim de propor uma forma de coordenação de atividades que sejam desempenhadas de maneira coordenada entre os participantes.
E foi assim que esse formato inspirou o mundo corporativo, quando se estabeleceram os clusters empresariais.
Da Tecnologia da Informação para o mundo corporativo
As empresas começaram a entender que trabalhar com relações de parceria pode ser mais promissor do que se desenvolverem de forma isolada. Foi a partir desse momento que a clusterização passou a ser vista como uma possibilidade para unir corporações.
Em um mesmo espaço geográfico, ou de maneira virtual, diversos setores e segmentos podem ser agrupados para:
- aumentar a produtividade;
- dividir despesas;
- formar novos negócios;
- fortalecer o cluster;
- estabelecer metas e obter ganhos mútuos.
Um cluster empresarial, portanto, significa uma concentração de empresas em um mesmo local. Michael Porter, professor e teórico da Harvard Business Review, foi quem concebeu o conceito em 1995, definindo-o como:
“O agrupamento de empresas e instituições que se relacionam entre si, pertencentes a um mesmo setor ou segmento de mercado, que se encontram próximas geograficamente e são colaborativas a fim de se tornarem mais competitivas.”
Qual é o objetivo de um cluster de empresas?
Clusterizar tem a finalidade de fortalecer um grupo de elementos que possua algo em comum. Isso vale para servidores, sistemas ou mesmo para uma seleção de empresas que passem a trabalhar em conjunto.
- Primeiro, esse modelo ajuda no aumento da produtividade dos negócios que constituem o cluster.
- Segundo, permite um grande avanço da tecnologia para o fortalecimento da capacidade de inovação.
- Por último, incentiva a constituição de novas empresas ou soluções dentro do cluster, ampliando os negócios envolvidos.
Dessa maneira, o setor chave adquire grandeza dentro do seu mercado, para poder competir com concorrentes mais fortes.
>> Acesse agora o eBook gratuito com 8 processos para fazer sua gestão completa de TI!
Qual a diferença entre cluster empresarial e cluster industrial?
Um cluster industrial geralmente possui unidades pré-determinadas a constituírem relações do tipo fornecedor, produtor e distribuidor. São relações mais padronizadas.
Os empreendimentos se aglomeram por serem interdependentes, ou seja, por possuírem canais de distribuição, matéria-prima, ou mão-de-obra em comum.
No caso do cluster empresarial, as possibilidades são diversificadas. Vários negócios podem atuar em conjunto por buscarem complementaridade de serviços, por exemplo.
Vamos à prática: o sistema Tiflux possui uma API aberta, e pode se conectar a outras soluções de uma companhia para agregar outros serviços em um mesmo ambiente. Essas soluções, por sua vez, pertencem a outras empresas.
O WhatsApp é um desses casos. Com a integração do sistema ao WhatsApp Business, o Tiflux pode diversificar os canais de atendimento ao cliente e melhorar os serviços oferecidos a partir dessa relação.
O mesmo acontece com a Splashtop, que foi incorporado ao nosso sistema para viabilizar a funcionalidade que permite o acesso remoto via streaming em tempo real durante trabalhos de suporte.
É claro que estamos nos referindo a uma forma mais simplória de clusterização, pois a relação entre as empresas não necessariamente precisa acontecer em um mesmo espaço geográfico.
Falamos sobre essa especificidade do sistema Tiflux justamente para demonstrar o quanto o agrupamento de serviços pode ocorrer de formas flexíveis. O importante é colocar em prática um mindset com esse tipo de disponibilidade para o mercado.
Quais são os tipos de cluster empresarial?
Existem duas classificações possíveis para clusters empresariais. São os seguintes:
- Cluster empresarial horizontal: é caracterizado pelo compartilhamento de recursos utilizados em comum acordo entre as corporações integrantes.
- Cluster empresarial vertical: quando as organizações estabelecem uma certa hierarquia, com divisões de trabalho e relações entre si.
Exemplos de clusters empresariais no Brasil
Os parques tecnológicos são uma excelente forma de ilustrar como a clusterização de empresas funciona na prática. No Brasil, essa é uma configuração que reúne principalmente startups.
Segundo um panorama realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o número de negócios desse segmento só cresce. O País conta com mais de 14 mil startups distribuídas em 78 clusters.
Algumas delas são:
- Startup SC (Santa Catarina);
- Rapadura Valley (Ceará);
- Red Foot (Paraná);
- Brasília (Distrito Federal);
- Manguezal (Pernambuco).
No caso do segmento de startups, esses conglomerados também são chamados de comunidades ou parques tecnológicos.
Quais os benefícios de um cluster de empresas?
Entre as diversas vantagens do cluster, estão:
- facilidade de acesso a fornecedores;
- captação de mão-de-obra especializada;
- desenvolvimento acelerado dos negócios;
- condições para inovação;
- diferenciais competitivos.
- otimização de custos.
Em resumo, podemos dizer que atuar com a mentalidade de cluster empresarial encurta muitos caminhos. Voltando ao exemplo da Tiflux, as integrações que oferecemos são uma maneira de melhorar a qualidade do sistema com agilidade.
Em vez de criarmos uma nova solução que funcione como o WhatsApp Corporativo ou como a Splashtop, é muito melhor optarmos pelo uso dessas ferramentas que são referência dentro do que cada uma se propõe a oferecer.
Isso nos fornece mais tempo para nos dedicarmos ao desenvolvimento de atualizações e aprimoramentos do nosso sistema.
Vamos falar também sobre modelos organizacionais?
Tanto quanto entendermos as possibilidades do que acontece no ambiente externo, é fundamental compreendermos quais são as maneiras de organizar os processos internamente em busca de excelência e eficiência operacional.
>> Por isso, faça agora o download gratuito do guia completo sobre Centro de Serviços Compartilhados e impulsione a performance da sua gestão de TI!
Deixe o seu comentário