Para se tornar um bom gestor de TI são necessários conhecimentos que vão além da técnica e tecnologia. Gestores são lideres e necessitam entender como trabalhar com pessoas e conseguir fazer delas a melhor versão de si mesmas. Por onde começar?
Quais são as qualidades e competências necessárias em um gestor de TI para que ele consiga gerir sua equipe com excelência e auxiliar todos os profissionais a crescerem junto com a empresa?
Cada vez mais características e habilidades interpessoais e de negócio são exigidas e valorizadas no mercado de trabalho, as softskills. Liderança, trabalho em equipe, mentoring, foco nos objetivos, análise de riscos, gestão de custos, escopo, negociação, persuasão, identificar e gerenciar partes interessadas, tudo isso e mais um pouco.
Um bom gestor deve ser capaz de reunir essas qualidades para aplicar em favor de uma melhor gestão.
Humildade
É comum escutarmos de colaboradores que o seu chefe/gestor é grosso e incompreensível. Alguns até não reconhecem quando estão errados. É cultural pensar que pedir desculpas e ou admitir erros seria um sinal de fraqueza. Nada muito longe da realidade.
A humildade é caracterizada pela consciência de nossas limitações, assim como também um comportamento mesmo quando sabemos muito sobre algo. Todos nós gostamos de estar na presença de pessoas humildes.
Não confunda humildade com submissão, são duas coisas bem distintas. Um bom líder saberá ser humilde mas ao mesmo tempo firme quando necessitar cobrar algo de sua equipe.
Autoridade
Todos os gestores têm poder mas nem todos possuem autoridade.
Poder é a capacidade de obrigar, por sua posição ou força, os outros a obedecerem à sua vontade, mesmo que eles preferissem não fazê-lo.
Autoridade é a habilidade de levar os outros a fazerem de boa vontade o que é solicitado ou determinado.
Em gestão de equipes é importante que na maior parte do tempo exerçamos autoridade. Isso não quer dizer que as vezes não tenhamos que exercer nosso poder de líderes, mas só as vezes.
Uma gestão baseada apenas no poder é tóxica ao ambiente e insustentável. Afinal, quem faz o que não quer o tempo todo uma hora se frustra. Pessoas frustradas tendem a fazer de tudo para serem demitidas ou se demitem.
Um bom líder saberá dosar quando se deve usar a autoridade e quando será usado o poder.
Gestão Efetiva do tempo de sua equipe
Controlar rotinas não é fácil. Gerir o tempo de uma equipe muito menos, ainda mais como gestor responsável por outras pessoas. Se não conseguirmos gerir o tempo para fazer o que é necessário, facilmente perdemos oportunidades de negócio e clientes. Aprenda como gerir o tempo de sua equipe e melhorar seus resultados!
O tempo é um recurso extremamente escasso, não é só a questão de horas trabalhadas de sua equipe, mas também o tempo para executar uma atividade, às vezes determinada atividade tem sua eficácia reduzida se for concluída com atrasos.
Um bom gestor sabe gerenciar o tempo da sua equipe e atingir melhores resultados.
Ajude sua equipe nessa tarefa, as vezes eles precisam de um coaching e é nossa responsabilidade como gestores dar esse apoio.
Aprenda a Ouvir
Você já reparou como as pessoas têm dificuldade para ouvir? A maioria tenta convencer o outro das suas ideias e convicções, como se fosse dona da verdade.
Muitas pessoas ouvem o que a outra está falando já está pensando numa resposta, não dando atenção ao que seu interlocutor está falando.
Pessoas que não sabem ouvir têm dificuldade para liderar a equipe. Elas tomam decisões equivocadas por não terem ouvido outras opiniões e ponderações que levariam a uma decisão mais correta, perdem chances de promoções porque são vistas como arrogantes e não conseguem a admiração das pessoas. Por isso é extremamente importante que desenvolvamos a capacidade de ouvir. Na hora que você começar a escutar seus liderados poderá extrair muitas ideias boas e, principalmente, fará eles se sentirem bem.
Além Gestor de TI – Líder
Muitas vezes a gente já sabe a resposta de onde devemos melhorar, apenas não temos essa resposta na nossa consciência, mas sim no nosso subconsiente.
Por isso é importante a gente refletir sobre algumas questões:
- Tenho escutado as pessoas com atenção?
- Minhas ações servem como exemplo?
- Tenho respeitado a todos?
- Sou otimista ou pessimista?
- Cumpro com os meus compromissos?
- Tenho sido honesto com todos?
Identifique em qual(is) ponto(s) temos deixado a desejar. É importante que ao reconhecê-los possamos executar a melhoria o quanto antes.
Não existe receita, o mais importante é reconhecer se você é líder porque gosta de pessoas ou porque gosta do cargo.
Deixe o seu comentário