Empreendedorismo 7 minutos

Gestor de TI: 4 atributos e competências necessárias

TIFlux - Gestor de TI: 4 atributos e competências necessárias
Ademir Vicente Machado Junior
30 de outubro de 2023

Compartilhe:

Um Levantamento da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) mostrou que, entre os anos de 2023 a 2025, a procura por profissionais de TIC tem maior chances de crescimento. Dentre os diversos cargos que estão cada vez mais em evidência no setor, o gestor de TI se destaca entre eles.

Para enfrentar os desafios constantes e as mudanças tecnológicas em evolução, o gestor de TI necessita de um conjunto específico de atributos e competências que vão além do conhecimento técnico. 

Neste artigo, conheça o que faz um gestor de TI e quais as habilidades necessárias para esse profissional se destacar no mercado. Confira!

O que faz um gestor de TI?

Um gestor de TI desempenha uma função multifacetada e desafiadora, envolvendo diversas atividades e rotinas. 

Ele é responsável por garantir que a infraestrutura de TI da organização esteja operando de maneira eficiente e segura. Isso inclui a supervisão de servidores, redes, bancos de dados e sistemas de armazenamento, bem como a implementação de medidas de segurança cibernética para proteger os ativos da empresa contra ameaças. 

Além disso, um gestor de TI deve gerenciar o ciclo de vida dos sistemas de software e hardware, planejando aquisições, atualizações e manutenção. Ele também é importante na resolução de problemas técnicos, garantindo a disponibilidade contínua de sistemas e aplicativos essenciais para as operações do negócio.

Além das responsabilidades técnicas, um gestor de TI também tem outras funções, como:

  • Desenvolvimento e execução de estratégias de TI;
  • Gestão de equipes;
  • Alocação de recursos;
  • Controle de orçamento;
  • Acompanhamento de tendências tecnológicas;
  • Identificação de oportunidades.

4 habilidades necessárias para um gestor de TI

Para alcançar a excelência como gestor de TI, é essencial possuir habilidades que vão além da capacidade técnica. Gestores são líderes e, por isso, precisam capacitar a equipe a atingir o seu potencial máximo, colaborando de forma eficaz com os profissionais. 

Cada vez mais características e habilidades interpessoais e de negócios são exigidas e valorizadas no mercado de trabalho, as softskills. Um bom gestor deve ser capaz de reuni-las para aplicá-las em favor de uma gestão de excelência. 

A seguir, listamos as habilidades necessárias para um gestor de TI de sucesso. Confira: 

  1. Humildade

É comum ouvir de colaboradores que seus chefes ou gestores são ríspidos e pouco compreensivos, com alguns deles incapazes de reconhecer quando estão errados. Culturalmente, a ideia de pedir desculpas ou admitir erros é vista como sinal de fraqueza, uma visão que não está longe da realidade.

A humildade se manifesta através da consciência das limitações, independentemente do nível de conhecimento em determinado assunto. Todos apreciam estar na companhia de pessoas humildes. 

Importante notar que a humildade não deve ser confundida com submissão, pois são conceitos distintos. Um bom líder é capaz de demonstrar humildade enquanto mantém firmeza quando necessário, como ao cobrar resultados de sua equipe, por exemplo.

  1. Autoridade

Todos os gestores têm poder, mas não são todos que possuem autoridade. Poder é a capacidade de fazer com que os colaboradores sigam a vontade do gestor, mesmo que eles não concordem em fazê-lo. Já a autoridade é a habilidade de levar os profissionais a fazerem de boa vontade o que é solicitado ou determinado, por perceberem a importância da ação.

Em gestão de equipe é fundamental que o gestor exerça a autoridade e, principalmente, assuma o papel de responsável pelas ações, já que o cargo de gestão demonstra que a pessoa tem conhecimento e experiência para desempenhar tal função. 

Portanto, a autoridade passa tanto pela habilidade de conduzir as atividades da equipe quanto disponibilizar seu conhecimento em prol do desenvolvimento dos colaboradores, a fim de garantir a excelência dos serviços prestados.

  1. Gestão efetiva do tempo da equipe

Controlar rotinas e gerenciar o tempo de uma equipe não é uma tarefa simples, especialmente para um gestor. Quando existe uma dificuldade em administrar o tempo para realizar as tarefas necessárias, a empresa arrisca perder oportunidades de negócios e clientes. 

O tempo não se limita apenas às horas trabalhadas pela equipe, mas também ao tempo necessário para executar cada atividade. Em muitos casos, a eficácia de uma tarefa pode ser prejudicada se for concluída com atrasos. 

Um gestor competente compreende a importância de gerenciar eficazmente o tempo da equipe para alcançar bons resultados, e sabe quais demandas priorizar para garantir a produtividade e assertividade das ações.

  1. Boa comunicação e escuta ativa

A habilidade de saber ouvir é de fundamental importância para um gestor de TI por diversos motivos. A TI é uma área que exige a colaboração e comunicação eficaz com equipes técnicas, de negócios e outros departamentos. 

Ao escutar atentamente as necessidades e preocupações dessas partes interessadas, o gestor consegue tomar decisões mais assertivas e alinhar os objetivos de TI com os objetivos da organização. 

Além disso, ouvir os membros da equipe promove um ambiente de trabalho mais colaborativo e motivador, incentivando a inovação. Essa habilidade também auxilia na resolução de conflitos, na identificação de problemas e na criação de soluções que atendam às necessidades dos usuários, melhorando assim o desempenho dos colaboradores e a eficiência das operações. 

>> Gostou deste conteúdo? Baixe o nosso ebook e saiba qual é a melhor forma de fazer seu gerenciamento de TI.

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.