Atendimento ao cliente 6 minutos

Atendimento inclusivo: sua importância e como fazer na prática

TIFlux - Atendimento inclusivo: sua importância e como fazer na prática
Ademir Vicente Machado Junior
29 de maio de 2023

Compartilhe:

O atendimento inclusivo é fundamental para empresas que desejam oferecer uma boa experiência aos clientes e, assim, crescer cada vez mais. Essa inclusão é um grande diferencial competitivo, tendo em vista que muitas organizações não se preocupam com um assunto de extrema necessidade.

Neste artigo, explicamos por que o atendimento inclusivo é importante, dicas de como implementá-lo na sua empresa e quais são as ferramentas e recursos úteis para apoiar o atendimento inclusivo. Confira!

Por que o atendimento inclusivo é importante?

De acordo com o Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem quase 46 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência, o que corresponde a 24% da população.

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, assegura “em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.  Os exemplos de deficiência mais comuns são a auditiva, a visual e a física.

Pessoas com deficiência também fazem parte do público que consome serviços e produtos. Por isso, é de fundamental importância que as empresas saibam implementar um atendimento inclusivo de qualidade. 

Empresas que pensam nesse público, utilizando ações de inclusão e oferecendo uma experiência única e personalizada nos atendimentos, tem ótimos resultados, boa reputação e constante crescimento. O impacto disso é visto no aumento de clientes satisfeitos e fiéis e que se sentem incluídos no mercado.

A acessibilidade para um atendimento inclusivo vai muito além do que apenas aproximar o consumidor dos produtos e serviços. É oferecer uma experiência igualitária para quem estiver dentro da jornada do cliente. 

5 dicas para implementar um atendimento inclusivo

O atendimento inclusivo é importante para que as pessoas com deficiência possam usufruir de seus direitos como clientes. Para implementá-lo, é fundamental ter atenção a alguns fatores. A seguir, listamos as principais dicas para que a sua empresa tenha sucesso na aplicação desse atendimento.

  1. Conheça seu público 

Para oferecer um atendimento de qualidade e bem direcionado, é importante conhecer o público. Por isso, é preciso pesquisar e entender as diferentes necessidades e características das pessoas que serão atendidas. 

Assim, a jornada será bem estruturada, única e personalizada. Além disso, é possível desenvolver fluxos de conversação coerentes e personalizados, que estejam dentro da realidade de cada consumidor.

  1. Treinamento e sensibilização da equipe

Não adianta implementar um atendimento inclusivo se a equipe não está preparada para se comunicar com as pessoas com deficiência. A capacitação dos colaboradores é essencial para saber lidar com a diversidade e promover um ambiente acolhedor e humanizado. 

A atenção, o cuidado e o respeito são  primordiais. Ser empático, entender a dor que seu cliente tem perante a empresa, é fundamental para garantir um bom relacionamento.

  1. Comunicação clara e acessível

Assim como é importante conhecer as características e necessidade do público com deficiência, também é fundamental saber se comunicar de forma clara e acessível. Se utiliza a linguagem simples, evitando jargões, para que os clientes possam entender com facilidade. 

É necessário também fazer adaptações aos diferentes estilos de comunicação. Existem palavras que, quando usadas de forma errada, prejudicam a experiência do atendimento inclusivo. 

  1. Ofereça múltiplos canais de atendimento

Cada pessoa tem demandas e necessidades diferentes para serem solucionadas. Por isso, a empresa precisa disponibilizar diversas opções de atendimento, como por exemplo, telefone, e-mail, chat e redes sociais para atender às preferências individuais. Além disso, os múltiplos canais otimizam o tempo dos clientes e deixam o atendimento mais eficiente.

  1. Feedback contínuo

Oferecer canais de feedback para os clientes é essencial para que eles possam expressar suas experiências e sugerir melhorias. Assim, a empresa consegue estreitar a relação com o seu público, fazendo ações corretivas quando for necessário. Esse é um fator que auxilia a organização a manter um atendimento de qualidade e seus clientes satisfeitos.

Ferramentas e recursos úteis para apoiar o atendimento inclusivo

Sabemos que a tecnologia cada vez mais tem se tornado uma aliada para empresas que desejam oferecer um atendimento eficiente, prático e de qualidade. Para que o atendimento inclusivo seja bem estruturado e os clientes tenham uma experiência única, é importante que a empresa invista em ferramentas e recursos para esse fim. 

Hoje, as organizações têm acesso a ferramentas e recursos específicos para o atendimento inclusivo e que permite oferecer às pessoas com deficiência uma jornada do cliente democrática.

Entre os exemplos de ferramentas e recursos adequados para que a empresa possa implementar um atendimento inclusivo, oferecer a comunicação adequada para o público com deficiências e estar à frente dos concorrentes, podemos citar:

  • Tradutores de conteúdos para libras;
  • Ferramentas para audiodescrição;
  • Plataformas de atendimento para deficientes auditivos;
  • Programa de descrição de imagens;
  • Assistentes virtuais específicos para atendimentos inclusivos.

Gostou deste conteúdo e deseja oferecer um atendimento de excelência? Conheça algumas dicas importantes para aumentar a qualidade da comunicação  com o seu cliente.

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.