TiFlux | Blog
Categorias
Todas as categorias Acesso remoto
Atendimento ao cliente
Atualizações Tiflux
Empreendedorismo
Gestão de chamados
Gestão de equipes
Gestão de projetos
Gestão de serviços
Gestão de TI
Performance de TI
Gestão de vendas
Help Desk
Inteligência artificial
Segurança da informação
Service Desk
Suporte ao cliente
Tecnologia da informação
Uncategorized
Webinar
+ Conteúdos
Materiais
Tudo sobre:
Atendimento ao cliente Whatsapp Business Help Desk Service Desk ITSM Customer Success Gestão de TI
Site Assinar newsletter
Tecnologia da informação

Conheça os atalhos Linux para Equipes de TI

Ademir Vicente Machado Junior
Por Ademir Vicente Machado Junior
15 de janeiro de 2020

Compartilhe:

LinkedinFacebook

O Linux é um sistema operacional gratuito e de código aberto, que significa que pode ser modificado e distribuído por qualquer um. Esse sistema operacional é um pouco diferente do Windows e, os atalhos Linux são diferentes dos atalhos do Windows.

Muitas empresas estão migrando para o Linux devido ele não possuir um custo com licenças como os outros sistemas operacionais que existem por aí e, um exemplo disso,  é o governo da Coreia do Sul que começou a migrar para o Linux e assim, está abandonando o Windows, que é o sistema operacional utilizado pelo governo.

As versões mais populares do Linux são o Debian, Linux Mint, Ubuntu e fedora, todos possuem os mesmos atalhos Linux.

Mesmo o Linux sendo um sistema operacional gratuito, ele ainda é pouco utilizado por computadores domésticos. No ranking de sistemas operacionais mais utilizados no mundo todo, o Linux se encontra no terceiro e, o segundo lugar, fica com o macOS, da Apple.

E o primeiro lugar fica com o Windows, da Microsoft, mas em compensação em servidores de empresas, o Linux é muito mais utilizado. Isso se deve pela facilidade em personalizar o sistema operacional, por isso, é muito importante que profissionais de TI dominem esse SO. 

Uma coisa que qualquer usuário do Linux precisa saber — principalmente profissionais de TI — são os atalhos Linux para executar funcionalidades. Portanto, facilita e agiliza o uso no dia-a-dia, porque os comandos são diferentes do que os de outros sistemas operacionais. 

Abaixo vou deixar uma lista com os principais atalhos Linux e também outros nem tão conhecidos. Confira!

Atalhos Básicos

Conheça os atalhos Linux
  • Abrir o Terminal: O terminal é uma funcionalidade equivalente ao Executar do Windows, é nele que os usuários do Linux executam comandos, atualizam o sistema e conseguem instalar aplicativos também, o atalho Linux para abrir o terminal é o seguinte Ctrl+Alt+T. 
  • Alternar Aplicativos: Para ficar alternando os aplicativos abertos sem ter que utilizar o mouse você, pode utilizar o comando Super+Tab ou o Alt+Tab e assim, conseguirá ver todos os aplicativos que estão abertos e ainda, ficar circulando entre eles e selecionar a aplicação que desejar utilizar.
  • Bloquear a Tela: Para bloquear a tela do computador com usuário e senha, basta apertar Super+L ou Ctrl+Alt+L.
  • Minimizar as janelas abertas: Para minimizar todas as janelas abertas de uma só vez, você precisa apertar Super+D ou Ctrl+Alt+D. Já para maximizar essas janelas novamente, é só apertar o mesmo comando que utilizou para minimizar.
  • Fechar todas as janelas de um determinado aplicativo: Para fechar todas as janelas de um aplicativo, como por exemplo, o navegador, basta abrir a aplicação e selecionar a janela com o mouse e apertar Ctrl+Q ou Ctrl+W.
  • Fazer Logoff (Encerrar a sessão): Para fazer o logoff do sistema o atalho Linux utilizado é o Ctrl+Alt+Del.

Atalhos Avançados utilizado dentro do Terminal

  • Comando Man: O comando man é um dos comandos mais importantes do Linux, ele carrega a página de manual (man page), que mostra as definições de cada ferramenta, como também descrições detalhadas de parâmetros do software e também exemplos de uso. O para utilizar no atalho Linux o comando man, basta abrir o terminal e digitar man, e o nome da funcionalidade ou comando que deseja visualizar as informações. Caso você digitar man ls e apertar enter, vai aparecer as instruções referente a esse comando ls que é da listagem de arquivos do diretório.
  • Comando ls: Para listar todos os arquivos existentes no diretório, o atalho Linux utilizado é o ls, esse comando se for executado sem parâmetros, lista todo o conteúdo do diretório em que você está, sendo possível indicar o caminho para visualizar. Por exemplo, ls/user/bin, que vai listar todos os arquivos existentes na pasta bin.
  • Comando More: Caso você queira ler arquivos de textos, utilize o atalho Linux More, e digite o comando more, e o caminho onde o arquivo está inserido, como em more/home/user/doc/review.txt. Todo o conteúdo do arquivo vai ser exibido no terminal Linux. Para ir adiante e avançar para a próxima página, é só pressionar a barra de espaço. Já, para voltar, é só apertar a tecla “B” e para sair do arquivo, aperte “Q”.
  • Comando df: Para conferir o espaço total e também quantos GB disponíveis possui em cada partição do sistema, é só escrever o seguinte no terminal df -h e apertar enter o -h quer dizer human-readable que significa legível para humanos.
  • Comando Clear: O comando clear tem como função limpar o terminal Linux, após digitar vários comandos, o terminal já está todo bagunçado e cheio de palavras. Agora, é só digitar o atalho Linux clear e apertar enter, que o terminal vai ficar limpo como se nunca tivesse sido usado.
  • Comando grep: Esse atalho Linux é muito utilizado por pessoas que trabalham com muitos arquivos de textos e precisam fazer busca por palavras específicas, por exemplo se você quiser buscar a palavra computador em um texto utilizando, o comando grep é só digitar o seguinte comando grep computador arquivo.txt.
  • Comando Sudo: No Linux por razões de segurança, o sistema operacional trabalha com permissões de usuários e, por com disso, determinados arquivos ou até mesmo comandos são só permitidos para o próprio administrador (root). O comando Sudo ajuda o usuário para que não tenha que ficar trocando de conta a todo instante, e assim, ele garante a credencial de usuário administrador temporariamente mediante a informação de uma senha. Para executar o atalho Linux Sudo, é só digitar no terminal sudo ls/root e depois que você informar a senha do seu usuário o comando será executado normalmente.

Os atalhos de teclado para usar o Linux são o básico que qualquer técnico que trabalhe com esse sistema operacional precisa conhecer. Existem muitos outros comandos, pois o Linux é um sistema bem completo e que não fica atrás de outros sistemas operacionais pagos.

Curtiu nosso conteúdo ou ficou alguma dúvida, comente aqui pra gente! =)

[e-book] Qual o preço ideal para seus serviços? | Acesse aqui | TiFlux
TIFlux -

Veja também

TIFlux - DevOps: o que é, o que faz e quando contratar?

DevOps: o que é, o que faz e quando contratar?

TIFlux - Inovação Disruptiva: Transforme Sua Empresa com Estratégias Inovadoras

Inovação Disruptiva: Transforme Sua Empresa com Estratégias Inovadoras

TIFlux - Proteja suas informações com uma VPN: entenda como funciona e por que é importante

Proteja suas informações com uma VPN: entenda como funciona e por que é importante

Quer se tornar um especialista em serviços de atendimento?

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail!

Empresa
Carreiras
Sistema
Funcionalidades Preços API Termos de uso Status do Tiflux
Soluções
Atendimento ao cliente Atendimento interno Gestão de TI
Serviços
Guia de uso Canal de suporte Academia Tiflux
Conteúdos
Blog Materiais
Telefone
+55 (11) 4200-8293
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 13h às 18h
Endereço
Rua Fortaleza, 87 - Saguaçu - 89.221-650 - Joinville - SC
Comercial
[email protected]
Suporte
[email protected]
© 2025 Tiflux, Todos os direitos reservados.
Política de privacidade
Gerenciar o consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Vá para versão mobile