Gestão de TI

Gestão de equipe de TI: 7 treinamentos e dicas para o sucesso

Ademir Vicente Machado Junior
28 de março de 2023

Compartilhe:

Os negócios de TI estão conquistando cada vez mais espaço no mercado. Por conta da grande demanda de serviços dessa área, muitas pessoas estão buscando trabalhar com isso. Aqueles que possuem empresas precisam estar preparados para receber e treinar essas pessoas. Você sabe como fazer uma boa gestão de equipe de TI?

Alinhar o seu time de profissionais à cultura organizacional da empresa é o primeiro passo para um treinamento adequado. Pensando nisso, preparamos este conteúdo que explica quais são as melhores metodologias para utilizar nesse setor, trazendo também 11 dicas para uma gestão de sucesso!

Gestão de equipe de TI: conheça os melhores treinamentos e metodologias

Para começar, é importante que profissionais de suporte de TI que almejam crescimento possam contribuir de diversas maneiras com suas equipes.

Algumas metodologias são muito utilizadas para fazer a gestão de equipe de TI, otimizando serviços e permitindo que os colaboradores entendam melhor como conduzir os processos internos.

Vamos aos principais treinamentos que podem ser realizados pelos profissionais desse setor, novos ou experientes.

ITIL

O ITIL é uma biblioteca de boas práticas para prestação de serviços de TI. A partir delas, as equipes de TI podem se inspirar para estruturar filas de atendimento, controle de prazos, times técnicos e outros detalhes dos serviços.

Nós possuímos aqui em nosso blog alguns artigos falando sobre ITIL. Se você tem interesse por esse assunto, pode ler sobre como implantar ITIL e Dicas de ITIL para sua empresa.

O ITIL possui 5 publicações, cada uma tratando de uma área diferente dos serviços:

  • Estratégia de Serviço;
  • Desenho de Serviço;
  • Transição de Serviço;
  • Operação de Serviço;
  • Melhoria Contínua de Serviço.

Os 5 podem ser encontrados e adquiridos em um pack pelo site da Amazon.

COBIT

O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technologies) é um treinamento sobre implantação de modelos de governança de TI. É um treinamento para que, junto dos gestores, as equipes trabalhem na definição e implantação de processos necessários para cumprir suas metas.

Após mais de 20 anos de construção com base nas melhores práticas de governança, o COBIT se constitui em 5 princípios:

  • Satisfazer as necessidades dos stakeholders;
  • Aprofundar os conhecimentos sobre a empresa;
  • Aplicar um framework único e integrado;
  • Promover à equipe uma visão ampla dos negócios;
  • Separar a governança da gestão para trabalhá-las com maior foco.

É possível se especializar em COBIT através de cursos online, como os oferecidos pela Trainning.

PMP

O Project Management Professional (PMP) é um certificado promovido pelo

Project Management Institute (PMI). Ele é direcionado para aprofundar os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de projetos dentro de empresas de todos os tamanhos.

Para estudar essa área de projetos, a própria PMI realizou a publicação do PMBOK. Nele os profissionais da área podem compreender melhor sobre como trabalhar com excelência seus projetos. Após seus estudos é possível recorrer ao certificado na página da própria PMI.

Também é possível encontrar cursos para se especializar antes de aplicar-se ao certificado, como esse da DPG Projetos

Lean IT

O Lean IT é uma metodologia focada na entrega de valor ao cliente final. Ela é baseada nos processos Lean de produção da empresa japonesa Toyota.

Conhecendo os processos da empresa a equipe pode trabalhar com o Jidoka (automação) e o Kaizen (melhorias contínuas). Ambos são partes da metodologia, movida por um plano estratégico/missão da empresa (Hoshin Kami).

Assim, o Lean IT visa limpar as rotinas de tudo aquilo que atrasa, impede ou não colabora com a entrega de valor ao cliente final.

Sobre a atuação da Lean na gestão de equipe de TI, podemos dizer que ela:

  • Aproxima as pessoas de TI com as responsáveis pelos negócios da empresa;
  • Quebra os silos que dificultam as entregas de valor aos clientes;
  • Modifica a forma como os colaboradores executam suas tarefas no dia a dia;
  • Faz com que os colaboradores pensem sempre sob a perspectiva do cliente;
  • Muda a maneira como todas as pessoas da organização entendem e resolvem os problemas;
  • Estabelece uma efetiva mudança cultural.

CompTIA Security+

Esse certificado é bem amplo para os profissionais de TI. A partir dele o profissional pode assegurar que sabe manter a segurança, confidencialidade e disponibilidade dos dados sigilosos da empresa.

O treinamento que gera esse certificado é indicado para qualquer um que já tenha certa experiência com segurança da informação. Ele qualifica a pessoa para atender os requisitos gerais dessa área. Sendo um curso neutro em questão de ambientação, ele permite que o aluno, posteriormente, aplique os seus conhecimentos adquiridos em qualquer ambiente de TI.

Scrum

O método Scrum é um framework para fazer a gestão de projetos complexos. Essa metodologia funciona com um conjunto de valores, objetivos e práticas que fundamentam as estratégias da sua instituição. Ou seja, o Scrum organiza o planejamento interno conforme as necessidades de cada empresa, otimizando a condução dos projetos.

Kanban

O método Kanban se assemelha ao Scrum. A principal diferença é que o Kanban se baseia no uso de quadros de trabalho e cartões para demarcar o andamento das tarefas, bem como o cronograma em questão e os prazos envolvidos. Isso facilita muito o dia a dia das empresas, dando mais fluidez aos projetos e possibilitando uma visão mais clara do todo.

11 dicas para gerir e desenvolver uma equipe de sucesso

Após falar sobre os materiais que podem ser acessados, vamos falar sobre as pessoas que integram nossas equipes. Quando pensamos em gestão de equipe de TI precisamos ter em mente que várias pessoas podem entrar e sair de nossas empresas. Como indicá-las aos treinamentos? Como motivá-las? Como saber o que é necessário?

Aqui vamos dar algumas dicas gerais para ficar de olho quando estiver em processos de contratação e treinamento de profissionais na sua equipe de TI. Vamos lá!

1. Escolha as pessoas certas

Para que haja um treinamento proveitoso, é necessário que os treinados sejam verdadeiros interessados no assunto tratado. Identifique pessoas que estejam dispostas a crescer, aprender e serem trabalhadas e polidas.

Escolha dentre seus candidatos pessoas que tenham vontade de permanecer na área que está sendo explorada. Descubra os interesses da sua equipe e aqueles que podem ser melhor aproveitados pela sua empresa. Dessa maneira, tanto o profissional quanto toda a equipe podem sair beneficiados pelo treinamento.

2. Saiba o nível dos profissionais

Entenda em que pé está a sua equipe e seu conhecimento. Conhecer os profissionais e saber quem são os mais indicados para determinadas áreas ou serviços é importantíssimo para as lideranças. Além de ajudar na busca de treinamentos para a equipe, isso ajuda a escalonar serviços ou indicar líderes e referências dentro da equipe, por assunto ou área.

3. Separe as áreas de conhecimento

Parece algo muito básico, mas é surpreendente como algumas empresas e pessoas confundem as áreas de atuação dentro da empresa e misturam as coisas. Estruturar a equipe e as atividades do time de suporte ajuda os profissionais, principalmente os novatos, a encontrarem facilmente os fluxos e identificarem as fases de projetos e atendimentos rapidamente.

4. Incentive a comunicação entre as equipes

Uma comunicação clara e fluida entre os departamentos da instituição é fundamental para fazer a gestão de equipe de TI corretamente. Caso contrário, os ruídos podem deixar os feedbacks incompletos, o que muitas vezes leva a falhas operacionais ou atrasos nos prazos. Para não correr esse risco, procure manter sua equipe alinhada, de modo que todos saibam exatamente quais as funções de cada área de atuação.

5. Promova a colaboração

Procure estimular a colaboração criativa entre os membros da sua equipe de TI. Conhecer bem os talentos do seu grupo facilita essa tarefa, pois assim é possível montar times completos, conforme as habilidades específicas de cada um dos membros. Essa força criativa torna o clima organizacional mais alegre e agradável, além de tornar os serviços mais eficientes.

6. Organize os processos internos

A organização interna é imprescindível para que o ritmo de trabalho ganhe fluidez e para que os colaboradores se mantenham produtivos. Como vimos, algumas metodologias de gestão de equipe de TI auxiliam muito nesse contexto, organizando os fluxos operacionais para evitar distrações e falhas entre os colaboradores.

Saiba mais sobre a importância da produtividade para as equipes de TI e veja dicas para elevar a performance do seu grupo!

7. Converse sobre as soft skills

Incentive sua equipe a desenvolver habilidades de interação e conversação para trabalhar com os clientes. Elas são importantíssimas para exercer empatia e conseguir um bom relacionamento de negócios. Através da comunicação se constrói confiança e apreço, que auxiliam muito no reconhecimento da qualidade dos serviços.

Técnicos e profissionais de suporte, principalmente, precisam sempre estar antenados para receberem todo tipo de solicitação. Sua maneira de se comunicar pode extrair às vezes pequenas informações e detalhes que podem ajudar na solução dos problemas do cliente.

8. Integre sua equipe quanto antes

Sempre direcione sua equipe para a integração e partilha entre os colaboradores. O relacionamento entre os membros de uma empresa é importante para o sucesso de cada funcionário e, consequentemente, da instituição.

Cultive entre os funcionários mais novos e os mais experientes o conceito de cooperação e confiança. É importante que os novatos tenham a quem recorrer e que os mais experientes motivem seus colegas a trabalharem duro em busca das metas da empresa. 

9. Reconheça os seus talentos

Reconhecer talentos é algo importantíssimo na gestão de equipe de TI. Dessa forma, o gestor poderá redirecionar esses indivíduos para treinamentos mais específicos, de modo a aprimorar ainda mais suas habilidades. Assim, esse novo talento se tornará um profissional de destaque muito rapidamente, podendo bater metas cada vez mais promissoras.

10. Aposte em ferramentas e soluções adequadas

Disponibilize para o seu grupo as melhores ferramentas e soluções ao longo da rotina de trabalho. Elas são indispensáveis para garantir a qualidade do serviço e a produtividade em alta. Portanto, esteja sempre atento às tendências tecnológicas, aos softwares mais diferenciados do setor e saiba como eles podem ser aplicados na sua instituição, de modo a valorizar as potencialidades da sua equipe.

11. Cultive a cultura do feedback

Promova feedbacks bem fundamentados, pois isso é crucial para que os colaboradores consigam enxergar com clareza os pontos de melhoria. Caso contrário, eles podem se sentir frustrados com o retorno obtido e acabarem desmotivados. Cultivar a cultura do feedback significa também assumir uma boa postura de liderança, estimulando seus colaboradores a darem sempre o melhor possível.

Com essas dicas e treinamentos voltados para o setor de Tecnologia da Informação, será muito mais fácil fazer a gestão de equipe de TI de forma inteligente e bem-sucedida. Isso mantém os colaboradores sempre alinhados e viabiliza uma prestação de serviços de excelência e de alto padrão de qualidade.

Quer saber mais sobre gerenciamento de serviços de TI? Entenda os conceitos envolvidos nessa prática e saiba como aprimorá-la!

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.