Gestão de TI 9 minutos

Erros de gestão que devem ser evitados na área de TI

TIFlux - Erros de gestão que devem ser evitados na área de TI
Ademir Vicente Machado Junior
1 de novembro de 2022

Compartilhe:

Para garantir o sucesso dos profissionais e dos projetos, existem erros de gestão em TI que não podem ser cometidos. Por isso, alavancar um modelo estratégico da área dentro das corporações depende de boas práticas, e é sobre isso que falaremos neste artigo!

O papel cada vez mais estratégico de um departamento de TI — especialmente em tempos de aceleração digital — pode ampliar as consequências de uma decisão equivocada ou de uma falha a toda empresa. 

Então, faça a leitura deste conteúdo e reflita sobre o cenário atual do seu negócio! Confira a lista e as sugestões que a Tiflux selecionou para impulsionar o crescimento de equipes e das organizações como um todo!

11 erros de gestão em TI que devem ser evitados

Não podemos afirmar que existe um modelo ideal para gerir as atividades de um time de TI, e a realidade de cada empresa deve ser particularmente analisada. Porém, algumas técnicas e recomendações sobre o que não deve ser feito podem ajudar.

Vamos a elas!

1 — Fazer um mau planejamento

O êxito nas operações de TI depende do conjunto formado por:

  • processos;
  • tecnologia;
  • pessoas.

Um planejamento que não integre todas essas frentes tende a favorecer situações complicadas no dia a dia, como:

  • sobrecarga de tarefas;
  • gestão ineficaz sem o apoio de ferramentas;
  • desmotivação dos profissionais;
  • ausência de indicadores de performance;
  • dificuldade para visualizar e comprovar resultados à companhia.

Outro ponto a ser considerado em um bom planejamento de TI é a visão integrada sobre os objetivos da organização ou dos clientes a curto, médio e longo prazos. Por isso, a primeira falha é deixar uma boa estruturação de lado e atuar de forma isolada

Se esse é o caso da sua equipe de trabalho, vale a pena rever o planejamento o quanto antes!

2 — Mudar os rumos deliberadamente

A flexibilidade é uma característica desejável à condução de projetos de tecnologia. Mas é preciso ter cuidado: seguir metodologias ágeis e incorporar ações de melhoria contínua não significa mudar tudo o tempo todo.

Trabalhar com evidências, medições e cadência ao implementar alterações nas rotinas pode ser determinante para promover adaptações e se esquivar de circunstâncias caóticas. 

3 — Ignorar novidades

Se algo está dando certo, não quer dizer que não possa ser aprimorado ainda mais. Mesmo porque sabemos o quanto os recursos evoluem rapidamente e como a transformação é uma constante no que diz respeito à tecnologia. 

Por essa razão, outro erro de gestão capaz de atrapalhar uma performance de qualidade no andamento das atividades de TI é deixar de lado opções diferentes que podem impulsionar ainda mais os resultados

Muitas empresas insistem em softwares e métodos obsoletos por conta disso, o que compromete a inovação e as torna ultrapassadas. 

Por outro lado, buscar tecnologias avançadas garante melhores resultados e economia expressiva na parte financeira. O investimento em softwares de gestão de processos e fluxos de TI pode ser um excelente exemplo!

4 — Desconsiderar a segurança da informação

Segundo um relatório da Deloitte, mais de 70% dos tomadores de decisão estão expandindo a capacidade das ferramentas de análise para uso de dados externos. Outros 17% dos gestores entrevistados pretendem fazer isso nos próximos 12 meses. 

O compartilhamento de informações e o uso de soluções com respaldos contra violações de dados, contudo, deve ser o primeiro passo antes de qualquer iniciativa nesse sentido. 

Um dos piores erros de gestão pode ser falhar nisso, pois compromete os negócios do cliente, deixando-os vulneráveis. Os retrabalhos e incômodos da má realização dessas atualizações e da falta de cuidado com a segurança da informação podem acabar com uma empresa.

Uma maneira interessante de exercer a segurança na TI é a prática do Pentest. Com ele, é possível verificar falhas detalhadas de segurança e encontrar soluções para elas. Aposte nesse e em outros métodos para proteger sua operação!

>> Baixe o eBook gratuito da Tiflux e coloque em prática tudo o que a LGPD determina para o segmento de TI!

5 — Não definir indicadores e metas

Para gerir, é preciso medir. Essa é uma atribuição básica para que as decisões acompanhem as reais necessidades de uma equipe ou de um negócio. Portanto, desprezar números relacionados às atividades é um deslize que pode desqualificar seriamente as entregas da área.

Os indicadores de TI devem ser norteadores rumo aos objetivos pretendidos pelo departamento e pela empresa, assim como o atingimento ou não das metas, contemplando informações sobre:

  • performance da equipe;
  • qualidade dos atendimentos prestados;
  • satisfação dos clientes. 

6 — Agir somente sob demanda

Faz parte dos atributos de um bom Service Desk a visão estratégica e um trabalho preventivo em vez de basear-se somente na resolução de problemas. 

Nesse sentido, ter um time de TI que trabalhe atendendo incidentes sem propor medidas para impedi-los ou reduzi-los elimina qualquer chance de conquistar diferenciais e de destacar as entregas realizadas. 

Essa é mais uma falha que não deve fazer parte da condução das atividades de TI. 

Tomar iniciativas preditivas e otimizar as rotinas corporativas deve fazer parte dos planos de uma gestão de excelência da área. Lembre-se disso!

7 — Desviar o foco do usuário e de suas necessidades

O que julgamos ser relevante nem sempre condiz com o que realmente pode ser útil para o departamento, para a organização ou para os clientes. Mais uma vez, os dados aparecem neste artigo como protagonistas de uma gestão bem desempenhada. 

Adotar mecanismos desalinhados ao usuário e não seguir parâmetros que favoreçam uma boa experiência do cliente com base em relatórios e histórico das interações pode desgastar esse relacionamento, além de desperdiçar tempo e energia dos profissionais. 

8 — Não seguir critérios de recrutamento e seleção

A formação da equipe é uma parcela significativa rumo ao sucesso das operações. Contratar os talentos certos é uma questão de reunir traços de perfil, habilidades técnicas e aderência à cultura organizacional
Sem esse cuidado, é provável que equívocos nos processos seletivos sejam cometidos, gerando reflexos desfavoráveis no clima organizacional e até mesmo na relação com os clientes.

9 — Falhar na priorização

A fluidez dos atendimentos em um suporte técnico é um fator que exerce influência sobre a efetividade dos profissionais e sobre a qualidade percebida pelo cliente

Desse modo, não recorrer a regras de complexidade para priorizar as demandas é mais um erro de gestão em TI que não pode ser cometido. O escalonamento dos chamados pode ajudar muito nesse sentido, seguindo o método N1, N2, N3

Isso funciona muito bem para organizar estruturas completas, independentemente do porte da operação, dividindo e distribuindo os serviços entre Help Desk e Service Desk

10 — Desmerecer o uso de ferramentas

Quais são as tecnologias que apoiam o seu time? O segmento de TI está diretamente ligado à inovação, e contar com ferramentas em uma operação é imprescindível para ampliar oportunidades nesse sentido. 

Hoje, recursos de virtualização, computação em nuvem e processamento de dados são básicos para que empresas e clientes abram espaço para seu desenvolvimento. Procurar soluções que reúnam funcionalidades relacionadas a esse escopo é extremamente recomendável. 

Sendo assim, comece escolhendo um bom e completo sistema para gestão de TI e não desprestigie o potencial de evolução e a economia que essa decisão pode trazer. 

11 — Não dedicar tempo ao desenvolvimento dos profissionais

Você sabia que, de acordo com um estudo realizado pela McKinsey, praticamente metade dos gerentes de áreas de suporte relatam um aumento na saída de funcionários das empresas nos últimos 12 meses?

Entre os motivos mais citados para isso, estão:

  • ofertas melhores de trabalho na concorrência;
  • esgotamento e insatisfação;
  • falta de oportunidades de avanço profissional.

As rotinas intensas não podem ser um impeditivo para desenvolver equipes, e mais uma vez podemos pensar aqui no quanto a escolha das ferramentas certas aliadas a processos bem estabelecidos são fatores que ajudam gestores a não falhar neste ponto.

Afinal, são mecanismos que permitem uma boa administração do tempo e fornecem a estrutura necessária para o trabalho. 

Agora, para fechar esta leitura com chave de ouro, tenha uma visão completa sobre como gerir equipes de TI com mais um conteúdo gratuito da Tiflux!

>> Confira 8 processos com tudo o que você precisa para fazer sua gestão completa de TI! 

Deixe o seu comentário

Array

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.