O Sudo é um comando utilizado no Sistema Operacional Linux, para que usuários comuns tenham privilégios de outro usuário e que consigam executar tarefas específicas dentro do sistema.
Com o Sudo, o usuário executa essas tarefas com segurança, de uma maneira que o super usuário ou, se preferir, administrador consegue controlar.
O comando Sudo foi desenvolvido nos anos 80 por Bob Coggeshall e Cliff Spencer e, a versão atual é mantida pelo Todd C. Miller.
Os terminais de comando
Basicamente, terminal é um programa que usamos para gerenciar recursos mais avançados do sistema. É geralmente uma tela preta, sem botões e sem elementos gráficos, na qual você interage digitando linhas de comandos.
Como você deve imaginar, existem vários comandos que já vem por padrão em cada sistema operacional. Esses comandos executam tarefas distintas e resolvem diferentes tipos de problemas, muitos dos quais são relevantes para programadores.
Funcionamento e Uso do Sudo
Para utilizar um Sudo, o super usuário precisa ir em arquivo/etc/sudoers e definir quais usuários vão poder executar, quais computadores eles poderão fazer e, quais comando poderão ser executados através dele.
Essa é uma tarefa delicada em termos de segurança, por isso, a edição direta deste arquivo é um procedimento não recomendado.
Prompt de Comando Windows
O Prompt de Comando do Windows é onde o usuário consegue gerenciar recursos mais avançados do sistema. Muitos usuários não conhecem e nunca acessaram essa funcionalidade do Windows, devido ser algo mais técnico, onde geralmente profissionais de TI e usuários com conhecimento mais avançado, acabam utilizando essa funcionalidade para acessar recursos mais avançados do sistema.
Para acessar o prompt de comando do Windows, basta abrir o menu Iniciar e pesquisar por Executar e, após abri-lo, digitar CMD, clicar no Ok ou apertar Enter. Após isso, o Prompt de Comando irá abrir.
Comandos do Prompt de Comando do Windows
A maior parte dos comandos do Prompt do Windows, é para ajudar o usuário a fazer manutenções no sistema. Profissionais de TI utilizam muito para fazer atividades mais complexas no sistema operacional, mas, você pode utilizar muitos comandos para ajudar na operação do dia a dia. Segue abaixo alguns comandos básicos:
Comando taskkill
Esse comando é usado para fechar aplicativos a força como é feito quando se utiliza o gerenciador de tarefas. Basta colocar alguns parâmetros e o nome do programa que deseja fechar, e então apertar Enter que a aplicação será finalizada.
Comando systeminfo
O comando systeminfo é um dos comandos mais populares. Ao digitar esse comando Prompt, ele vai trazer detalhes sobre o seu Windows — inclusive a data que o sistema operacional foi instalado.
Comando shutdown
Caso você precise desligar o Windows e, por algum motivo, você está sem acesso a interface gráfica, poderá utilizar o comando shutdown -s-t 0 que você consegue isso sem precisar instalar nada.
Se quiser, pode até mesmo programar o desligamento substituindo o “0″ do comando pela quantidade de segundos. Por exemplo, para desligar após 3 horas coloque 10800 segundos, equivalentes a 180 minutos. Se preferir reiniciar seu PC,troque a opção “-s” pelo “-r”. Para cancelar o comando de desligamento enquanto o tempo de espera está em execução, execute o comando “shutdown -a”.
Leia também
Terminal Linux
Umas das funcionalidades mais conhecidas do Linux é o seu Terminal, por conta disso, muitos usuários iniciantes tem um certo receio quando começam a utilizar o Linux, achando que deve ser muito complicado usá-lo, pois estão acostumados a utilizarem interfaces gráficas nos sistemas operacionais mais conhecidos, como Windows e Mac.
Saber operar o terminal do Linux é crucial para quem pretende utilizar o sistema operacional Linux e se tornar um profissional de TI. Usar linhas de comandos é algo bastante comum entre os profissionais em redes e desenvolvedores de software, por isso, saber comandos do terminal do Linux é um diferencial.
Comandos Linux
Os comandos ou linhas de comandos, são as instruções que o usuário escreve no terminal do Linux que chegam até o Kernel e se comunica com o Hardware. Abaixo vamos deixar alguns exemplos de comandos básico utilizados no Linux:
Comando CD
O comando CD é um dos mais utilizados no dia a dia dos usuários do Linux. Esse comando permite chegar um diretório rapidamente apenas digitando o endereço do destino.
Comando LS
Quando o usuário digita o comando LS na linha de comando do terminal o Linux exibe uma lista de arquivos que estão armazenados no diretório em que o usuário estiver navegando no momento em que digita o comando.
Comando PWD
Ao digitar o comando PWD, o Linux irá lhe informar o diretório que você se encontra no momento.
Uma informação importante sobre o Linux, é que ele é case sensitive, isso significa que ao digitar comandos no terminal, você deve se atentar a caracteres minúsculos, maiúsculos e espaços.
Deixe o seu comentário