Em um mundo em que a maioria das transações comerciais já é digital, os riscos de segurança cibernética são uma realidade diária. E saber identificá-los pode fazer toda a diferença entre o sucesso ou a queda da sua empresa.
Os dados do FortiGuard Labs, laboratório de inteligência e análise de ameaças da Fortinet, mostram que em 2023 o Brasil sofreu mais de 60 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos.
Apesar de estratosférico, esse número significa uma redução de 41,7% de ataques. Mas de acordo com os especialistas, não há o que comemorar com essa diminuição.
Apesar de serem menos ataques em massa, são mais específicos e sofisticados, aumentando a chance de êxito dos criminosos cibernéticos.
E para combater a verdadeira proliferação global de novos tipos e variantes de malwares e ransomware, a conscientização e o treinamento do time em cibersegurança é fundamental.
Leia este artigo até o fim para entender como capacitar sua equipe para melhorar a gestão de vulnerabilidades e construir um verdadeiro muro de proteção de dados empresariais.
Necessidade de conscientização em segurança cibernética
Os riscos de segurança cibernética estão sempre evoluindo e os prejuízos podem até fechar as portas de empresas definitivamente. E a questão é que apenas soluções tecnológicas não bastam para fazer frente às ameaças.
É preciso equipar os usuários com conhecimento para identificar e evitar armadilhas, criando uma cultura de segurança que atinja todos os níveis da organização.
A conscientização em segurança cibernética maximiza a eficácia das ferramentas de segurança de dados. Mas é preciso acompanhar a velocidade com que os cibercriminosos criam novas ameaças. Por isso é preciso que o treinamento em cibersegurança seja contínuo, criando uma barreira preventiva que minimize os riscos internos.
>>> Leia também: Segurança da Informação e LGPD: Guia para gestores de atendimento ao cliente
Benefícios do treinamento em segurança cibernética
Muito longe de ser uma despesa para a empresa, a conscientização sobre os riscos de segurança cibernética e a capacitação da equipe são um investimento estratégico. O nível de proteção da organização é potencializado, aumentando a sustentabilidade e o sucesso dos negócios por causa da redução de riscos.
Conheça alguns dos muitos benefícios que o treinamento em cibersegurança proporciona para sua empresa:
Prevenção proativa de incidentes
Quando seus colaboradores estão devidamente treinados, são capazes de identificar e neutralizar riscos. E ao evitar proativamente que uma ameaça se concretize aumenta o grau de proteção dos dados empresariais.
Melhoria na capacidade de resposta a incidentes
Quanto mais rápida a ação de resposta a um incidente, menores os danos causados. Funcionários treinados para pronta reação reduzem o tempo de ociosidade das operações após um ataque cibernético.
Fortalecimento da cultura de segurança
O treinamento contínuo faz com que a cultura da segurança seja fortalecida entre os funcionários de todos os escalões. Essa atitude acaba permeando todos os aspectos dos negócios, gerando tomadas de decisões mais conscientes, embasadas e eficazes.
Conformidade regulatória
Qualquer empresa que lide com dados precisa garantir a conformidade com a legislação vigente, protegendo as informações da empresa e de clientes contra vazamentos.
A conscientização e o treinamento contínuo da equipe permite que os padrões exigidos sejam mantidos mais facilmente, conquistando maior confiança dos stakeholders e evitando penalidades previstas em lei.
Vantagem competitiva no mercado
Uma empresa que adota uma postura clara e reforça seu compromisso com a segurança da informação aumenta seus diferenciais competitivos em um mercado cada vez mais acirrado.
A preocupação com a cibersegurança melhora a imagem da marca para seu público-alvo e aumenta as oportunidades de novos negócios.
Implementação eficaz de programas de treinamento
Um bom programa de treinamento pode transformar o desempenho da sua equipe quando o assunto é cibersegurança. Além disso, eleva a moral e a satisfação do time, que se sente mais valorizado e importante por colaborar efetivamente para a redução da vulnerabilidade de ataques cibernéticos.
Veja alguns passos importantes para implementar programas de treinamento eficazes.
Personalização do conteúdo
Esqueça os treinamentos genéricos, porque o que serve para um, pode não servir para você. Afinal, cada empresa tem suas necessidades específicas, cultura organizacional e políticas internas. Por isso, o conteúdo deve ser adaptado ao perfil corporativo, com foco nas principais demandas e ameaças.
Metodologia interativa
O treinamento deve conquistar a atenção e gerar o engajamento dos colaboradores. Procure criar uma metodologia envolvente, que aumente o interesse pelo assunto e mostre, na prática, o que acontece e o que deve ser feito para evitar.
Simulações e jogos, por exemplo, saem do campo das ideias para a prática, deixando-os mais preparados para lidar com um ataque real.
Avaliação e feedback
O que pode melhorar? Quais as principais dificuldades dos seus funcionários para lidar com as ameaças de segurança da informação? Que pontos deixam mais dúvidas? O que não está funcionando?
As avaliações periódicas são fundamentais para responder essas perguntas e ajustar o treinamento. Além disso, procure ouvir o que seus funcionários têm a dizer para gerar insights que poderão aprimorar o programa de treinamento.
Treinamento contínuo
As ameaças cibernéticas estão evoluindo com uma complexidade e velocidade cada vez maior, e sua equipe precisa acompanhar essa aceleração da forma mais próxima possível.
De acordo com o relatório do FortiGuard Labs de maio de 2024, os cibercriminosos estão aproveitando novas vulnerabilidades da indústria 43% mais rápido do que no primeiro semestre do ano passado.
Por isso, um treinamento único não é eficiente. É preciso que o programa seja contínuo, com atualizações constantes tanto em relação às novas tecnologias de defesa quanto aos riscos emergentes.
Suporte da liderança
Verdadeiros líderes são exemplos para seus colaboradores. E não é diferente quando o assunto são os riscos de segurança cibernética, portanto é fundamental que as lideranças não só apoiem o treinamento, mas se envolvam diretamente com o programa.
Estratégias e ferramentas para gestão de riscos cibernéticos
Para criar estratégias e saber quais as melhores ferramentas para fazer uma gestão de riscos eficiente é preciso identificar, analisar e priorizar os potenciais riscos de forma a manter a resiliência corporativa frente aos ataques.
Veja como fazer:
Mapeamento de riscos
Uma boa estratégia de gestão de riscos em cibersegurança começa com o entendimento claro dos principais riscos e vulnerabilidades.
Dessa forma é possível implementar controles com as ferramentas mais adequadas a cada caso, priorizando recursos e criando abordagens sistemáticas que garantam a efetividade da proteção.
Gerenciamento de vulnerabilidades
O gerenciamento de vulnerabilidades é a identificação, avaliação e correção de falhas de segurança em redes, aplicações e dispositivos para reduzir os riscos de segurança cibernética.
O gerenciamento deve ter cinco fluxos simultâneos de trabalho:
Descoberta: Identificação e verificação dos principais ativos para descobrir vulnerabilidades potenciais e conhecidas.
Categorização e priorização: Deve ser feita de acordo com o risco real e a gravidade de cada risco.
Resolução: Solução através da remediação (resolver), mitigação (limitar as chances de impacto) e aceitação (optar por não lidar com as vulnerabilidades de baixo risco).
Reavaliação: Novas avaliações para assegurar a eficácia da medida sem que tenham sido produzidas novas vulnerabilidades.
Relatório: Monitoramento do desempenho através de métricas.
Soluções de segurança de rede e de dados
Defina um protocolo de níveis de acesso dos usuários para a base de dados e documentos. Programe backups constantes para o caso de uma ameaça bem sucedida apagar ou sequestrar seus arquivos.
Crie protocolos de segurança para que os ataques sejam identificados o mais precocemente possível. Reduza ao máximo as falhas humanas através do treinamento contínuo contra riscos de segurança cibernética.
Invista no treinamento da sua equipe e reforce a cibersegurança da sua empresa
Dar condições de sua equipe identificar os riscos em segurança cibernética é vital para a saúde dos negócios. Mais do que um custo, o treinamento em cibersegurança é um investimento e combate proativo para evitar vazamento de dados e otimizar a proteção aos dados empresariais.
Venha conhecer as soluções para gestão de TI da Tiflux e encontre as ferramentas perfeitas para a sua empresa!
Deixe o seu comentário