Gestão de Serviços

5 motivos para garantir a automação de processos de TI

5 motivos para garantir a automação de processos de TI
abril 30, 2019

Você é um prestador de serviços de TI? Então sabe como pode ser
árduo realizar os fechamentos e faturamentos para os clientes ao fim do mês. Imagine como pode ser pior se muitos desses clientes não entenderem o valor e esforço de sua equipe. Já pensou em automatizar processos de TI? E consequentemente otimizar a gestão dos contratos?


Listamos cinco motivos para mostrar o quanto a automatização de processos em TI pode ser estratégica para seu negócio:

#01: Mostre o valor do seu serviço

O cliente finalmente precisa enxergar o valor dos seus serviços de TI!

Convenhamos, nós técnicos somos muito bons em resolver problemas, mas péssimos em promover e mostrar o valor de nossos serviços. É fundamental procurarmos ferramentas que auxiliem nessa tarefa.

Uma alternativa é investir em um sistema que automatize processos de TI, nos auxiliando com relatórios intuitivos e precisos.

#02: Faça controles precisos e gere relatórios rápidos

O 2º motivo tem a ver com os controles e relatórios paralelos que temos que fazer para entregar aos clientes.

Sua equipe trabalha o mês todo em diversas demandas técnicas, sempre com pró-atividade, calma e muita eficiência. Após um tempo, no entanto, geralmente no fim do mês , surge o temido momento de faturar suas atividades.

Você levanta os valores dos serviços que sua equipe desempenhou e recorre a inúmeros relatórios à parte para saber quanto deve faturar para cada cliente. Sabemos, infelizmente, que esses relatórios dão o maior trabalho para serem feitos e nem sempre são precisos..

Por que não ter uma ferramenta de automatização de processos em TI que crie esses relatórios baseado nos apontamentos do seu pessoal técnico?

Além dos esforços técnicos para resolver problemas, há esforços administrativos Hercúleos para justificar valores tecnicamente já comprovados para clientes.

Esse é um cenário ingrato, mas é a mais pura realidade para a maioria dos prestadores de serviços.

Quando os problemas são apenas apresentar relatórios ou compilar dados, pode parecer fácil de se fazer com poucos clientes. Imagine a mesma situação com grandes bases. Quanto maior for a cartela de clientes, pior será para cumprir pequenas tarefas.

Para piorar, existem mais problemas. O que você faz quando o cliente não concorda com a cobrança apresentada? Isso é uma roubada que nos traz ao 3º motivo para usar um sistema para automatizar os processos de TI.

#03: Transparência e rentabilidade

Por que não dar poder ao cliente de revisar cada atendimento ao fim do mesmo, em vez de simplesmente chegar com a “surpresa” no fim do mês?

Um bom software de automação de processos de TI lhe auxiliará a entregar um fluxo de revisão para que o cliente possa checar os atendimentos antes mesmo do fechamento do mês.

Logo,  o cliente conseguirá controlar o próprio consumo, o que gera mais confiança nos atendimentos realizados. Transparência é base para geração de confiança =D

#04: Otimize a operação e garanta o lucro

O 4º motivo é bastante nobre: como você garante contratos rentáveis?

Que o lucro é importante para uma empresa, isso ninguém discute. Mas muitas pessoas parecem ter um certo pudor de dizer que almejam lucro, como se isso fosse algo ruim, até um pecado. Mas vale lembrar que a saúde financeira das empresas depende do lucro e não tê-lo seria o mesmo que estar morrendo.

Portanto, negociações e contratos rentáveis são algo que deve ser buscado em todo empreendimento. Aliás, não queremos matar nenhuma empresa, não é mesmo? =D

Ter um bom sistema de automação de processos de TI  vai auxiliar sua empresa a extrair melhores informações e insights. Tudo para que você possa otimizar a operação e até a enxergar os contratos que precisam ser revisados.

Quer se aprofundar mais no tema? Veja nosso artigo Garantido Contratos Rentáveis para sua empresa.

#05: Gestão de Contratos

Nem toda empresa possui necessidades iguais. É muito comum nos depararmos com clientes com necessidades específicas e muitas vezes essas necessidades podem ser traduzidas em contratos diferentes e com formas de precificação diferente.

Então, como entregar aos clientes contratos de serviços de TI com valorizações e dinâmicas de precificação alinhadas às necessidades de cada empresa?

Ter um bom sistema de automação de processos de TI que possa gerenciar isso para você é essencial. Afinal a ausência de gestão de contratos pode representar, em primeira instância, uma falta de lucratividade para sua empresa e em última instância que você não vai poder vender para esse cliente. =(

Gerenciar contratos livres com valor fixo pode parecer fácil, mas tente gerenciar contratos com limite de horas, contratos que tenham valores de horas diferenciadas por especialidade ou por horário de atendimento, contratos com limites de atendimentos ou ainda valorizações extras, custos com deslocamentos e etc.

Sem falar dos  clientes que podem necessitar de contratos híbridos, misturando parte de serviços como sendo fixo e outra parte variável.

Fazer isso no papel é fácil, redigir contrato não será um problema. Mas sabemos que fazer nossas equipes realizarem os atendimentos e no final compilar os relatórios de fechamento para o faturamento não serão uma atividade muito tranquila.

Nessa hora, você vai perceber o valor de um software de automação de processos de TI pode fazer você. Vai entender que um sistema que possa gerenciar esses tipos de contrato pode representar um diferencial competitivo para sua empresa frente aos seus concorrentes.

Bônus! Você já conhece o TiFlux?

O TiFlux nasceu com o propósito de auxiliar os prestadores de serviços a conquistarem resultados sensacionais.

Os resultados não se limitam apenas aos resultados técnicos, mas apresenta também os financeiros.

Nossa solução gerencia todos os tipos de serviços necessários para você,  prestador de serviços:

  • Você faz serviços avulsos para os cliente?
  • Quando você vai no cliente fisicamente, precisa cobrar pelo deslocamento?
  • Custos com alimentação, pedágio e outras despesas extras é uma dor de cabeça para gerência?
  • Possui contratos recorrentes com seus clientes?
  • Possui algum contrato baseado no consumo de horas?
  • Você precisa enviar um relatório de fatura toda vez que mandar sua cobrança ao cliente?
  • Cansou de ficar horas e horas, alternando entre planilhas e sistemas para saber quanto faturar, para quem e para montar relatórios para os clientes?

Saiba que o TiFlux faz tudo isso e muito mais. Então, o que está esperando? Chega de perder tempo com atividades improdutivas e venha junto com o TiFlux conquistar resultados sensacionais.