Gestão de TI 7 minutos

Automação de processos de TI: vantagens e como fazer

TIFlux - Automação de processos de TI: vantagens e como fazer
Ademir Vicente Machado Junior
26 de junho de 2023

Compartilhe:

A automação de processos de TI é um meio de implementar a tecnologia em trabalhos complexos e que demandam tempo, substituindo as tarefas manuais por softwares eficientes

Assim, a empresa consegue otimizar suas atividades e melhorar a produtividade, mantendo os profissionais focados em processos que exigem maior atenção.

Neste artigo, explicamos as vantagens da automação de processos de TI e quais são as etapas para a implementação de forma precisa na sua empresa. Confira!

3 vantagens da automação de processos

Implementar a automação de processos de TI tem como benefício o aumento da eficiência e da produtividade do negócio. Além disso, ainda oferece outras inúmeras vantagens para quem investe. A seguir, listamos as 3 principais.

  1. Diminuição de erros

Tarefas repetitivas e que demandam tempo podem, muitas vezes, estar suscetíveis a erros quando executadas de forma manual. Com a automação é possível reduzir essas falhas, pois as atividades passam a ser padronizadas e os dados e informações disponíveis com maior precisão.

  1. Redução de gastos

Outra diminuição que a implementação da automação favorece é a de custos, tendo em vista que as chances de retrabalhos são menores. Além disso, os colaboradores conseguem agilizar as tarefas, principalmente as mais demoradas e complexas, produzindo mais e em menos tempo.

  1. Integração de dados

A integração de dados é outra vantagem que permite que todas as áreas da empresa possam ter acesso a informações precisas e seguras e, com isso, os colaboradores conseguem manter uma comunicação mais alinhada. Essa centralização de dados também é essencial para que os gestores possam monitorar o desempenho da equipe de forma mais assertiva.

6 etapas para implementar a automação de processos de TI

Levantamento realizado pela Bain & Company aponta que, a cada quatro executivos, três irão aumentar seus investimentos em automação. Isso mostra como a automação de processos é uma vantagem competitiva e maior qualidade para o negócio. 

Mas para implementar a automação de processos de TI de forma correta é importante seguir algumas etapas. A seguir, listamos as 6 principais. Confira!

1. Análise e mapeamento dos processos atuais

Para conseguir implementar a automação e obter sucesso, é essencial que os gestores façam um mapeamento preciso de todos os processos atuais da empresa. Assim, é possível avaliar se as atividades estão alinhadas com os objetivos do negócio, além de identificar falhas e corrigi-las antes da implementação. 

No geral, analisar e mapear os processos atuais da organização auxilia em questões como:

  • Entender quais são os principais indicadores estratégicos;
  • Facilitar a padronização dos processos;
  • Ter cada etapa dos processos documentada;
  • Entender os processos de forma ampla.

2. Identificação de oportunidades de automação

Com o mapeamento estruturado, é possível identificar oportunidades de automação para  o negócio. Com a análise de cada atividade executada atualmente, os gestores conseguem definir quais são os processos que requerem a implementação da automação para aumentar a produtividade e eficiência do negócio.

3. Seleção da ferramenta de automação adequada

Não basta apenas implementar a automação de processos, é preciso saber quais são as ferramentas adequadas e que atenda as necessidades do negócio. Com o mapeamento das atividades, fica mais fácil definir quais soluções tecnológicas são ideais para elevar a performance da empresa.

4. Configuração e personalização da ferramenta

É importante escolher uma ferramenta que possa ser configurada e personalizada de acordo com as necessidades e objetivos da organização. A personalização auxilia na otimização das atividades e no melhor desempenho da equipe. Entre as vantagens de utilizar uma ferramenta assim, podemos citar:

  • Maior agilidade;
  • Gestão mais certeira;
  • Melhorias contínuas nos processos.

5. Testes e validação da automação

Ao implementar a automação é importante fazer testes e validações para avaliar se tudo está de acordo com os propósitos do negócio e se os processos estão sendo executados conforme o esperado. Isso é fundamental para que o desenvolvimento das atividades tenha bons resultados.

6. Implantação e monitoramento contínuo

Após a implementação, é essencial que os gestores façam o monitoramento contínuo do desempenho de cada processo. Essa é uma ação fundamental para identificar gargalos com rapidez e fazer as ações corretivas. Por isso, é necessário definir indicadores de desempenho estratégicos para auxiliar nesse controle.

>> Gostou deste conteúdo e deseja reduzir custos em TI sem prejudicar os processos da área? Baixe o nosso guia e saiba como otimizar o orçamento do seu negócio.

Deixe o seu comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.